Oscars 2017 – Vinte filmes para ficar de olho (Parte Dois)

Na primeira parte, foram listados filmes baseados em peças de teatro (Fences), musicais (La La Land), biografias (Jackie, Florence Foster Jenkins, Hidden Figures), histórias de guerra (Hacksaw Ridge, Billy Lynn’s Long Halftime Walk), de discriminação (The Birth of a Nation), de ficção científica (Arrival) e faroestes modernos (Hell or High Water).

Por Calvin Cousin

Aqui, as obras contam com grandes nomes no elenco e na direção, elementos que ajudam os longas a serem considerados para Melhor Filme ao longo do ano, mesmo que alguns (como é o caso de Silence) ainda nem tenham sido exibidos.

O critério de seleção dos filmes permanece o mesmo dos citados anteriormente: equipe de produção reconhecível, narrativas interessantes com viés social, turnê pelo circuito de festivais de cinema e boas críticas.

oscar1Lion (sem título oficial no Brasil)
Lançamento no Brasil: Não definido.
Diretor: Garth Davis
Elenco: Dev Patel, Rooney Mara, David Wenham, Nicole Kidman
Sobre o filme: Lion conta a história (baseada em fatos) de um jovem que, aos cinco anos, se perdeu nas ruas de Calcutá e acabou adotado por um casal australiano. Vinte e cinco anos depois, ele busca sua família perdida usando o Google Earth como ferramenta. Histórias reais com desfechos emocionantes são perfeitas “iscas de Oscar”, e a obra de estreia de Garth Davis se encaixa na categoria. Bem recebido no Festival de Toronto (ficou em segundo lugar na competição de favorito do público, atrás de La La Land), o filme tem sido elogiado, sobretudo, pelo roteiro e pela atuação de Nicole Kidman, que interpreta a mãe adotiva do protagonista.

oscar2Loving (sem título oficial no Brasil)
Lançamento no Brasil: Não definido.
Diretor: Jeff Nichols
Elenco: Joel Edgerton, Ruth Negga, Nick Kroll, Michael Shannon
Sobre o filme: Com um time de produtores que inclui Colin Firth, Loving, assim como Lion, é baseado em uma história real: a de Richard e Mildred Loving (Edgerton e Negga, um homem branco e uma mulher negra, respectivamente), um casal que é preso no estado de Virginia em 1958 por violar leis anti-miscigenação. Como outros filmes na lista, Loving aborda a temática do racismo em um passado nem tão distante de maneira sensível e, de acordo com o Rotten Tomatoes, dolorosa. Após ser ovacionado no Festival de Cannes, o filme recebeu boas críticas de veículos como o New York Times, o The Hollywood Reporter e a Vanity Fair, que apontam a obra como possível indicada a Melhor Filme, além de Edgerton e Negga às categorias de Melhor Ator e Atriz.

oscar3Manchester by the Sea (Manchester à Beira-Mar)
Lançamento no Brasil:12 de janeiro de 2017
Diretor:Kenneth Lonergan
Elenco:Casey Affleck, Michelle Williams, Kyle Chandler
Sobre o filme:Lee Chandler (Affleck) é forçado a cuidar de seu sobrinho após a morte do irmão (Chandler). Depois de passar pelos festivais de Sundance, Telluride, Toronto e Nova York, Manchester by the Sea acumulou boas críticas o suficiente para receber 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 91 no Metacritic (pontuação que indica “aclamação universal”). O Gold Derby aponta o filme como o segundo mais provável ao prêmio máximo. Comentários a respeito do longa elogiam, especialmente, a construção dos personagens e a atuação de todo o elenco, algo que deve ser especialmente considerado tendo em vista que cerca de 1/5 da AMPAS é composta por atores.

oscar4Miss Sloane (sem título oficial no Brasil)
Lançamento no Brasil: 2 de fevereiro de 2017
Diretor: John Madden
Elenco: Jessica Chastain, Mark Strong, Gugu Mbatha-Raw
Sobre o filme: Jessica Chastain é Elizabeth Sloane, uma respeitada lobista de Washington reconhecida pela perseverança. O diretor John Madden conseguiu que seu filme Shakespeare Apaixonado vencesse Melhor Filme (ainda que ele próprio tenha perdido Melhor Diretor para Steven Spielberg, responsável, naquele ano, por O Resgate do Soldado Ryan) e Chastain, por sua vez, é cotada para Melhor Atriz, categoria à qual foi indicada anteriormente por A Hora Mais Escura.

oscar5Moonlight (sem título oficial no Brasil)
Lançamento no Brasil: Não definido.
Diretor: Barry Jenkins
Elenco: Trevante Rhodes, André Holland, Naomi Harris, Mahershala Ali
Sobre o filme: É a história de vida de Chiron, jovem de origem humilde que precisa lidar com a mãe (Harris) viciada em crack e com a descoberta de sua homossexualidade. Outro filme que passou por Telluride, Toronto e Nova York, Moonlight tem nota 99 no Metacritic, a terceira maior de todos os tempos. Comparado (positivamente) com Brokeback Mountain e Boyhood, filmes bem recebidos pela Academia, a obra apresenta um retrato transversal de questões de raça e sexualidade, elementos que, quando bem explorados, podem ser reconhecidos pela AMPAS. Além de Melhor Filme e Diretor, Naomi Harris é frequentemente citada para Melhor Atriz Coadjuvante, assim como o trabalho de James Laxton para Melhor Fotografia.

images-2Nocturnal Animals (Animais Noturnos)
Lançamento no Brasil: 29 de dezembro de 2016
Diretor: Tom Ford
Elenco: Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Isla Fisher, Aaron Taylor-Johnson, Armie Hammer, Laura Linney, Michael Sheen
Sobre o filme: Uma narrativa sobre a dona de uma galeria de arte (Adams) que interpreta o livro de seu ex-marido como uma ameaça disfarçada. O filme estreou no Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio do júri, e seguiu para o Festival de Toronto. Tom Ford dirigiu Direito de Amar (2009), que conseguiu uma indicação para Colin Firth na categoria de Melhor Ator e, novamente, sua obra chama a atenção pelo elenco repleto de nomes famosos.

oscar7Passengers (Passageiros)
Lançamento no Brasil: 5 de janeiro de 2017
Diretor: Morten Tyldum
Elenco: Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen, Laurence Fishburne, Andy García
Sobre o filme: Depois do aclamado O Jogo da Imitação, com Benedict Cumberbatch e Keira Knightley, Morten Tyldum dirige Jennifer Lawrence e Chris Pratt como dois passageiros de uma espaçonave que acordaram de sua hibernação noventa anos antes da chegada em seu destino, um distante planeta colônia. O filme misturará romance com ação e ficção científica, gêneros que, embora não sejam os favoritos da Academia, chamam a atenção pelos aspectos técnicos. Vale destacar que Lawrence, com apenas 26 anos, já recebeu indicações por Inverno da Alma, O Lado Bom da Vida, Trapaça e Joy, tendo vencido Melhor Atriz pelo segundo.

268764Silence (sem título oficial no Brasil)
Lançamento no Brasil: Não definido.
Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Andrew Garfield, Adam Driver, Liam Neeson
Sobre o filme:A trama se passa no século XVII e acompanha dois padres jesuítas portugueses em uma viagem até o Japão para encontrarem seu mentor e difundirem o cristianismo. O filme está em desenvolvimento desde 1990 e foi descrito por Scorsese como um de seus projetos mais queridos. O longa é considerado ao Oscar devido ao diretor e aos nomes do elenco, mas, por ora, é uma incógnita, uma vez que ainda não foi exibido.

oscar9Sully (Sully: O Herói do Rio Hudson)
Lançamento no Brasil: 1º de dezembro de 2016
Diretor: Clint Eastwood
Elenco: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney
Sobre o filme: É a história de um piloto (Hanks) que é considerado herói após pousar, em segurança, um avião sobre o rio Hudson. Um filme dirigido por Clint Eastwood, com Tom Hanks no papel principal, que estreou em Telluride e retrata a vida de um herói estadunidense é o tipo de obra que a AMPAS ama. Além das boas críticas (sobretudo para a performance de Hanks), o longa é um sucesso de bilheteria, tendo faturado, até então, mais de 185 milhões de dólares.

oscar1020th Century Women (sem título oficial no Brasil)
Lançamento no Brasil: Não definido.
Diretor: Mike Mills
Elenco: Annette Bening, Greta Gerwig, Elle Fanning
Sobre o filme: Três mulheres que exploram o amor e a liberdade no sul da Califórnia na década de 1970 formam o cerneda obra de Mike Mills, diretor de Toda Forma de Amor (2010), que conseguiu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Christopher Plummer. Da mesma forma, esse filme, que estreou no Festival de Nova York, serve como veículo para Annette Bening, indicada quatro vezes e que pode ter seu nome listado novamente.

Leia também:
Oscars 2017 – Vinte filmes para ficar de olho (Parte Um)

__________

14264149_830693777030502_5101510297978826840_nCalvin Cousin é estudante no sexto semestre de Jornalismo na UFPel. Não acredita em horóscopo, mas é aquariano com Vênus em Peixes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *