Palhaçoterapia levará alegria ao setor da Pediatria do HUSFP em Pelotas


Foto Divulgação

O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) e, em especial, o setor de pediatria, estará mais colorido e animado neste sábado (22) graças a atuação do Projeto Palhaçoterapia.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Realizada por acadêmicos do curso de Medicina atuantes na Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil), a ação usa o riso para ajudar na evolução de quadros clínicos das crianças internadas no Hospital.

As primeiras atividades promovidas pelos acadêmicos já estão ocorrendo e vem sendo bem aceitas pela comunidade do São Francisco. Todos os sábados pela tarde, os pequenos e seus familiares já aguardam a intervenção do grupo, que através de brincadeiras, histórias e pintura em rosto, afasta – mesmo que por alguns momentos – as dores e as dificuldades enfrentadas.

O presidente local da IFMSA Brazil e acadêmico do primeiro ano de Medicina, João Gilberto Wobeto, conta que as crianças internadas na pediatria e seus familiares acolhem os integrantes do grupo de forma afetiva e generosa. “Os familiares das crianças nos agradecem por estarmos ali. Às vezes ficam emotivos devido à música que tocamos e a forma como intercedemos”, conta.

No princípio, a equipe técnica do Hospital estranhava a forma de atuação dos acadêmicos, mas em seguida passaram a entender que as intervenções têm como principal objetivo a melhora da saúde do paciente. “Qualquer coisa que precisamos os enfermeiros estão ali para nos ajudar e é maravilhoso poder contar com essa equipe”, avalia.

Neste ano, as intervenções do grupo ainda irão ocorrer nos dias 05 e 19 de novembro. As atividades serão retomadas em março de 2017.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*