Pelotas recebe exposição “A Ponte do Guaíba”


Pelotas será a próxima cidade a receber a exposição itinerante A Ponte do Guaíba. Entre os dias cinco e 30 de março, a comunidade poderá visitar a mostra, que estará disponível na Sala de Exposição Frederico Trebbi, na Prefeitura Municipal, nas segundas-feiras, das 12h30 às 18h30 e de terças a sextas-feiras, das 8h às 14h

Símbolo da identidade gaúcha, a Ponte do Guaíba foi construída para ligar o Brasil à região Sul do continente. Com o propósito de revelar sua história, suas representações e a tecnologia com a qual foi construída, apresentamos a exposição itinerante, que percorrerá o total de doze cidades do Rio Grande do Sul durante um ano. As cidades de Porto Alegre, Tapes, Guaíba, Camaquã, Santo Ângelo, Santa Maria, Osório, Capão da Canoa e Torres já receberam a exposição.

Esse projeto foi desenvolvido pelo escritório Marcos Carrilho Arquitetos, correalizado pelo SESC-RS, contando com o patrocínio do grupo Triunfo|Concepa por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A curadoria da exposição A Ponte do Guaíba é da arquiteta Beatriz Blay e do museólogo José Luis Hernández Alfonso. A exposição constitui-se de painéis, vídeos, um modelo interativo realizado pelo Atelier de Brinquedos Científicos e Educativos e a escultura A Ponte do Cowíba, da artista Ana Aita, que participou da Cow Parade de Porto Alegre, em 2010.

Os curadores procuraram ser fiéis e ampliar as reflexões contidas no livro A Ponte do Guaíba, publicação lançada na comemoração dos 50 anos de construção da Ponte, em 2008. Essa obra apresenta ensaios de Jorge Furtado, Luiz Antônio Bolcato Custódio, Rualdo Menegat, Flávio Kiefer, Beatriz Blay, Rosélia Araújo Vianna, Alice Dubina Trusz e fotografia de Eduardo Aigner, com coordenação de Maria Cristina Wolff de Carvalho. A publicação foi realizada pelo mesmo escritório que agora concebe a exposição A Ponte do Guaíba.