Pelotas sedia evento de programação voltado para mulheres

Já é habitual em diversas cidades do mundo, mas em Pelotas será a primeira vez que um workshop voltado ao ensino de programação para meninas irá ocorrer.

O Rails Girls terá como sede a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e ocorrerá nos dias 10 e 11 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e estão abertas através do site railsgirls.com/pelotas.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Organizado pela acadêmica do curso de Engenharia de Computação da UCPel, Thayna de Oliveira, o evento foi criado para aproximar mulheres do ambiente da tecnologia da informação, ainda dominado predominantemente por homens. “No Rio Grande do Sul o evento é realizado apenas em Porto Alegre. Pelotas será a primeira cidade do interior a sediar a iniciativa, que já é comum em várias cidades do mundo”, comentou.

Consta na programação dos dois dias do encontro a apresentação da lógica da programação, a escrita e elaboração de códigos, criação de software e programas, assim como o desenvolvimento de aplicativos através do framework livre Ruby on Rails. Para que o compartilhamento de informações ocorra, instrutores ficarão responsáveis por apresentar noções de programação, as possibilidades da computação e as habilidades necessárias para construir ferramentas e concretizar ideias.

O evento tem inscrições gratuitas, mas limitadas a 35 vagas. As inscritas serão selecionadas pela comissão organizadora e não precisam ter conhecimento prévio em programação, apenas conhecimentos básicos de informática. A atividade é voltada para meninas com mais de 16 anos e ocorrerá nos laboratórios de informática no Campus I da UCPel. “Para participar basta ter vontade de conhecer a área”, complementa a acadêmica responsável pelo evento.

As inscrições podem ser feitas através do site http://railsgirls.com/pelotas até o dia 25 de janeiro. Mais informações sobre a iniciativa também estão disponíveis na página do Facebook https://www.facebook.com/railsgirlspelotas/ . O Rails Girls Pelotas tem como patrocinadores a corporação Automattic (conhecida pelo serviço de blog gratuito oferecido no site WordPress.com), o site Globo.com e a SEPRORGS.

Fonte: Núcleo de Comunicação e Relacionamento – UCPel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *