Piquenique Cultural na Praça da Alfândega (Porto) em Pelotas


A Zona do Porto vai ficar mais colorida e alegre dia 25 de março, quando receberá o PIQUENIQUE CULTURAL na Praça da Alfândega – como é popularmente conhecida a Praça Domingues Rodrigues. Será uma tarde de domingo perfeita para um piquenique acompanhado de muitas atividades artísticas e culturais. O evento já passou pela mesma praça em maio do ano passado e retorna agora com a certeza de que tocará novamente o coração da comunidade das redondezas.

Esta será a 12ª edição do evento que vem conquistando cada vez mais admiradores e participantes. Desde outubro de 2010, o PIQUENIQUE CULTURAL vem propondo um novo olhar para os espaços públicos, onde a arte e o contato com a natureza são fundamentais para confraternizações que incentivem a cultura da paz e a consciência ambiental.

O PIQUENIQUE CULTURAL se caracteriza por ser um evento itinerante e aberto à população que acontece em praças e parques. É também um convite para um piquenique, para reuniões de amigos e familiares em locais públicos ao ar livre, um espaço de encontro coletivo para todas as idades, níveis sociais e pensamentos.

Para o próximo domingo estão previstas apresentações musicais de Grupo de Percussão Anjos e Querubins, Rafael Bennett, Banda 3×4, Anjo DB, Bloco da Lata e Banda Dona da Noite; Teatro com Cia. Informal de Artes Cênicas e intervenção do Casal Pic e Nic; dança árabe com Morgan Mahira; Experimentações de desenho com carvão com Janete Flores; Varal de poesias; pintura para crianças; Confraria do Xadrez; mateada, entre outras ativiaddes.

Mais informações e programação completa em www.piqueniquecultural.blogspot.com

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O evento apresenta uma proposta multiartística, pois tem teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais, literatura… Também tem caráter educacional, já que promove palestras, workshops e oficinas… O compromisso com a preservação do meio ambiente é possível através do contato com a natureza promovido durante o PIQUENIQUE CULTURAL.

No PIQUENIQUE CULTURAL todas as atividades são gratuitas. Os artistas e demais participantes são convidados com antecedência para compor a programação. No entanto, há espaço para ações propostas durante o evento.

Não há palco, pois a intenção é aproximar os artistas de seu público. As exposições, palestras, apresentações musicais e demais ações acontecem de forma paralela e simultânea. O público fica livre para participar e apreciar as que mais lhe interessarem. Há atividades culturais e pedagógicas específicas para crianças, orientadas por pessoas competentes.

Além da Praça da Alfândega, o evento já visitou a Praça Cel. Pedro Osório, Parque da Baronesa, Praça Modelo, Praça da Rodoviária, Parque Dom Antonio Zattera e Praça da Cohab II. Visitou 6 bairros de Pelotas e teve uma edição no centro de Capão do Leão. Além disso, é padrinho do Piquenique Popular, em Piratini.

 

O PIQUENIQUE CULTURAL foi Idealizado pelo Teatro do Chapéu Azul, que ainda hoje encabeça a proposta, mas sua realização só é possível através da participação de diversos agentes. Participam ativamente coletivos de artistas, artistas independentes (profissionais e amadores); universitários de todas as áreas (artes, pedagogia, história, biologia,etc…), escoteiros, esportistas, educadores, grupos de defesa de animais, artesãos, culinaristas, associações, ONGs, entre outros.

Entre os principais parceiros estão a Enlaçador de Mundos Produções, ONG Anjos e Querubins, Coisdivó Artes e Afetos, Grupo Olhos de Lata, Instituto Mário Alves, Rádio Com,  entre outros.

Ainda assim, os principais entusiastas do PIQUENIQUE CULTURAL são seus Gestores Aline Maciel e Pedro Silveira. Conforme eles, as motivações principais para insistir em uma atividade deste tipo é a crença na importância de oferecer à população uma opção diferenciada de entretenimento e lazer, que incentive o convívio familiar saudável e a cultura da paz. Salientam também a vontade de oportunizar o acesso público e gratuito a bens culturais, artísticos e educacionais, valorizar praças e parques, promovendo o contato com a natureza e a preservação ambiental, além do interesse em estimular a formação de redes colaborativas de trabalho, troca de saberes e divulgação de ideias.

De qualquer forma, as dificuldades materiais são inúmeras e estão sendo sanadas através da contribuição de empresas e instituições que vem se dispondo a colaborar com a concretização desta ideia. Através da parceria entre o Teatro do Chapéu azul e a Enlaçador de Mundos produções são promovidas festas que destinam renda para a manutenção do evento.

Em março, o evento tem como apoiadores a Coordenadoria de Gestão Ambiental UFPEL, SANEP, Erva-Mate Baturitê,  Plugzone, Autoviação Santa Rosa e Feijoada do Pablito. O principal incentivador é o Instituto Leda Bacci para o Desenvolvimento.

O QUÊ: PIQUENIQUE CULTURAL – 12ª edição
QUANDO: 25 de março, domingo, das 15 às 19h
ONDE: Praça da Alfândega – Porto