Premiada escritora norueguesa participa da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

O desaparecimento das abelhas, pano de fundo importantíssimo da história, é um tema atual, pauta da ONU e de diversas publicações nacionais e internacionais.

A escritora e roteirista norueguesa Maja Lunde vem ao Brasil lançar seu romance Tudo que deixamos para trás (Bienes Historie, Editora Morro Branco, 480 páginas, R$47,90).

Foto Divulgação
Foto Divulgação

A autora participa do painel “A literatura norueguesa de Maja Lunde” no dia 02 de novembro, às 18 horas, na Sala Oeste do Santander Cultural com mediação de Cláudia Laitano, e às 20 horas inicia-se a sessão de autógrafos.

Com uma escrita fluida entre três linhas temporais, Maja Lunde cria um panorama global da humanidade e sua relação com a natureza. Ela relata no romance como o desaparecimento das abelhas pode afetar o mundo todo – especialmente os humanos.

image004Em 1852, William é um deprimido biólogo inglês, que deseja criar um novo tipo de colmeia capaz de trazer reconhecimento para a sua família. Em 2007, George é um apicultor americano que luta para mantar o negócio produtivo e acredita que seu filho pode ser a salvação de sua fazenda. Em uma China futurista (2098), quando todas as abelhas desapareceram, Tao trabalha com polinização manual. Enquanto passa seus dias pendurada em árvores, deseja para seu filho uma educação e vida melhores do que a sua.

Mais do que uma distopia sobre o desaparecimento das abelhas, em que passado, presente e futuro se encontram, Tudo que deixamos para trás é uma história sobre o relacionamento entre pais e filhos e o sacrifício dos progenitores por seus descendentes. Com concreta consciência sobre as influências humanas no meio ambiente, a obra é um importante alerta sobre as nefastas consequências de um pensamento limitado e sem foco no futuro.

Tudo que deixamos para trás recebeu o prêmio de melhor livro de 2015 pela Associação de Livreiros da Noruega (Norwegian Booksellers’ Prize 2015), se tornando a primeira obra de uma autora debutante a receber a honraria.

Maja Lunde é autora e roteirista norueguesa. Nasceu e cresceu em Oslo, onde vive até hoje com seu marido e três filhos pequenos. Possui mestrado em Mídia e Comunicação pela Universidade de Oslo escreveu aclamados livros infanto-juvenis. Maja também escreve roteiros para programas de televisão, incluindo o drama Hjem e a série de humor Side om Side, ambas com grande sucesso de audiência. Tudo o que deixamos para trás é seu primeiro romance e seus direitos já foram vendidos para mais de 25 países.

62ª Feira do Livro de Porto Alegre
Lançamento do livro “Tudo que deixamos para trás” (Editora Morro Branco), da escritora norueguesa Maja Lunde.

Painel A literatura norueguesa de Maja Lunde
Dia 02/11, às 18 horas
Sala Oeste do Santander Cultural – Rua Sete de Setembro, 1028 – Porto Alegre/RS
Mediação de Cláudia Laitano
Tradução simultânea.
Sessão de autógrafos às 20 horas na Praça de Autógrafos

Destaques do Livro
· Vencedor do Prêmio Norwegian Booksellers’ Prize 2015
· Direitos vendidos para mais de 25 países
· Tradução para o português do original
· O desaparecimento das abelhas, pano de fundo importantíssimo da história, é um tema atual, pauta da ONU e de diversas publicações nacionais e internacionais:
Por que salvar as abelhas
Pela primeira vez, abelhas entram para a lista de espécies em extinção

Sobre a editora:
Uma editora formada com foco na promoção de autores e ideias dentro de uma visão global, a Editora Morro Branco preza pela qualidade de seus títulos e criação de novos leitores. Visando a propagação de diferentes perspectivas, a Editora se empenha na difusão de novos conceitos e no efetivo intercâmbio cultural. Investindo em autores iniciantes, experientes e na tradução de obras globais, a Morro Branco trabalha com a perspectiva de um catálogo diversificado, não se atendo a gêneros específicos, mas dando ênfase a obras que compartilhem a cultura da editora.

Fonte: Simone Lersch – Maestra Comunicação e Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *