Produções audiovisuais gaúchas ganham destaques internacionais


Meninos Tristes (Blue Boys) e Hellas Terror concorrem em premiações pelo mundo.

Daniel Castilhos -Foto: José Florêncio
Daniel Castilhos -Foto: José Florêncio

A web série Meninos Tristes, dirigida e escrita por Daniel Castilhos, concorre em mais premiações internacionais. O Sicily Web Fest ocorre na Sicilia, Itália, e acontece de hoje dia 21 de julho até o domingo dia 23.

No sábado, dia 22 de julho, acontece em Tijuana – no México – o Baja Web Fest. Além de concorrer com a web série Meninos Tristes na categoria de melhor Drama, a Hellas Filmes e Escola de Atores TV & Cinema também concorre com outra web série neste festival: Hellas Terror como melhor série de Ação/Suspense/Terror.

No sábado, dia 22 de julho, acontece em Tijuana – no México – o Baja Web Fest. Além de concorrer com a web série Meninos Tristes, na categoria de melhor Drama, a Hellas Filmes e Escola de Atores TV & Cinema também concorre com outra web série criada por Daniel Castilhos neste festival: Hellas Terror como melhor série de Ação/Suspense/Terror.

A web série Hellas Terror também estará concorrendo na categoria de Melhor Web de Terror no Rolda Web Fest, que acontece neste dia 21 de julho em Roldanilo na Colômbia.

Já nos dias 1 e 2 de setembro, Meninos Tristes estará concorrendo no Wendie Web Fest como únicos representantes brasileiros nesta premiação na Alemanha.

Em abril desse ano, Meninos Tristes – que recebe o título internacional de Blue Boys – foi adquirida pelo canal de streaming REVRY, uma plataforma com conteúdo exclusivamente LGBT, além de receber o prêmio de melhor história de curta-metragem no Prêmios Latino, na Espanha, e fazer parte da seleção oficial na categoria drama do Out Web Fest 2017, em Los Angeles (Estados Unidos).

Com uma base sólida de fãs, a web série já passou das 600 mil visualizações no canal do YouTube e esse número tem crescido cada vez mais, com um aumento de cerca de 1 mil visualizações por semana. Meninos Tristes é uma das web séries brasileiras sobre diversidade com mais visualizações em 2016 e, para somar ao sucesso, recebeu seis indicações no Rio WebFest 2016: melhor série brasileira, melhor série drama, melhor série diversidade, melhor ator, melhor roteiro e escolha do público. Em decorrência a esse festival, a série ganhou dois Silver Tickets, que são seleções diretas sem inscrições, para dois festivais internacionais: o Wendie Web Fest, em Hamburgo (Alemanha), e Sicily Web Fest, na Sicília (Itália).

Filmada em Porto Alegre e Viamão, no Rio Grande do Sul, Meninos Tristes é produzida pela Hellas Filmes e Escola de Atores TV & Cinema. A web série aborda sobre o problema da intolerância e como isso pode resultar em prejuízos para a vida dos jovens. Baseado em acontecimentos reais, a história tem como protagonista André (Vinícius Machado, em seu trabalho de estreia), um jovem em busca de autodescoberta, com suas conflitantes relações com sua família e com seus colegas de escola.

Com produção independente, Meninos Tristes está gravando sua segunda temporada e a primeira temporada pode ser assistida no Youtube:

Diretor
Daniel Castilhos é diretor de televisão e cinema, além de produtor e roteirista. Dirigiu e escreveu seu primeiro filme aos 16 anos, usando uma câmera vhs da família e os colegas do curso de teatro da escola, contando uma história baseada nas Crônicas Vampirescas de Anne Rice, que serviu para mostrar sua vocação e desejo de se tornar um diretor profissional. Seguiu várias carreiras até se tornar diretor e roteirista profissional em 2010, quando dirigiu para o programa Garajão UlbraTV o seriado “Lê, Letícia, Beto & Roberto”. Com o sucesso da estreia, Daniel emplacou outros dois seriados no programa: “Fic@ Comigo” e “Gurias”, que foi renovado por 3 temporadas.

Daniel é também, desde 2009, preparador de elenco e diretor da Hellas Filmes Escola de Atores TV & Cinema de Porto Alegre, onde já gravou mais de oitenta curtas com seus alunos. O elenco das séries e filmes são os alunos da escola de atores.

Em 2015 dirigiu e escreveu o curta “I Can See The Mist” que obteve indicação ao prêmio de Melhor Atriz – para Stéphanie Ermel – na edição de setembro de 2016 do 12 Months Film Festival, da Romênia, e indicação a Melhor Filme no 5th Athens International Digital Film Festival, que aconteceu na Grécia em dezembro de 2015.

Sua web série “Hellas Terror”, que conta pequenas histórias de horror, ganhou prêmio de Melhor Web Série no “12 Months Film Festival” da Romênia, terra do Conde Drácula, e foi selecionada para dois festivais: Rolda Web Fest (Colômbia) e Baja Web Fest (México).

No Baja Web Fest, festival mexicano de web séries e novas mídias, Daniel teve as duas séries indicadas em categorias diferentes, Meninos Tristes em Drama e Hellas Terror em Terror/Suspense.

Atualmente Daniel Castilhos grava a segunda temporada de “Meninos Tristes” e vai lançar a web série “Fedra”, releitura da obra “Hipólito” de Eurípedes, e o curta-metragem “O Cárcere”, filme que fala sobre um país fictício dominado por um golpe militar.

Ao longo de sua carreira, já produziu mais de 80 produções audiovisuais.

Fonte: Aline Fiabane

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*