Programa PopUP estreia novo formato na TV Câmara em Pelotas

0
119

Mantenedores

Um programa inovador, diferente e voltado para o público de todas as idades e classes sociais, homens, mulheres, jovens e crianças. O popUP existe desde 2010 e nasceu da vontade de alguns alunos do Curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Começou como um projeto experimental, mas ganhou força e personalidade própria ao longo do tempo.

Era um formato voltado para TV, no começo, mas sem ter um canal concreto para veiculação, migrou para a internet. Por linhas tortas, de tentativa e erro – e aprendizagem – o PopUp achou seu primeiro nicho de audiência, se consolidou e amadureceu na web.

O primeiro acerto foi a escolha do casal de apresentadores, Martha Grill e Marcelo Gafanha. Ela, aluna de Licenciatura em Teatro (UFPel), que com o passar do tempo integrou-se a equipe de produção, e ele, acadêmico de Jornalismo da UCPel que transmitiu o que já havia aprendido de tevê. Em vez de casal telejornal, mais uma espécie de Eduardo & Mônica, interativos, receptivos e afetivos, repartindo experiências e conhecimentos entre si e com a sua audiência.

“A ideia era registrar o que acontecia no universo cultural da cidade”, explica Mateus Gomes, um dos líderes do projeto. “Eu percebia naquele momento que havia muita coisa rolando na cena pelotense, sem que houvesse registro concretos de toda essa movimentação”, diz ele. “É curioso perceber que no mesmo período havia outros projetos, como o próprio e-cult, que tinham essa mesma visão.“

O nome popUP surgiu da ideia de adicionar sempre informações em formato de popups (aqueles anúncios que saltam na tela do computador quando a gente abre determinadas páginas e que interferem diretamente no conteúdo do site). Para Gomes, a identidade do programa que imaginava era semelhante.

Nesse período veio o convite da TV Câmara para veicular o popUP para nova grade de programação que a emissora planejava. Era uma espécie de volta às origens e, agora, com um veículo “concreto” à disposição. O planejamento levou em conta a experiência adquirida para formatar o projeto que vai ao ar neste final de outubro e cujo foco, agora amadurecido o suficiente, é o registro documental.

A equipe cresceu, modificou-se com o passar do tempo, se aperfeiçoou,e passou a agregar colegas de outros cursos, como os de Audiovisual, Animação e Artes visuais. O novo PopUP vai ao ar todas as semanas, pela TV Câmara, a partir do final de outubro/11, até o final do ano.

“Nossa proposta não é factual, pois já existem outros veículos que fazem isso”, compara Gomes. “Queremos dar vez e voz aos talentos da região, fazer com que nosso público se familiarize com eles num formato ágil e dinâmico que, tenho certeza, não vai aborrecer ninguém.”

Hoje na estreia da nova programação da TV Câmara, o primeiro episodio tem como tema, uma visita a “Casa da Alice”. E no blog a ultima matéria realizada pelo grupo antes da nova fase, uma conversa com o pessoal do cine clube 03.

Em Pelotas, a TV Câmara é captada nos canais 16 da NET e 8 da ViaCaboTV, ou pelo endereço eletrônico www.camarapel.rs.gov.br/tv-camara/tv-camara-ao-vivo.

Texto: Maiane Texeira

www.programapopup.blogspot.com

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA