Quartas no Lyceu apresenta O Baile dos Anastácio em Pelotas


Na próxima quarta-feira (21), o projeto Quartas no Lyceu apresenta o espetáculo de teatro de rua para todas as idades “O Baile dos Anastácio” da Cia Oigalê. A apresentação será realizada às 17h30min na Praça Coronel Pedro Osório.

Texto de Luís Alberto de Abreu, este espetáculo é resultado de pesquisa realizada pela Oigalê pelo Pampa Gaúcho, patrocinada pela Petrobras. Esta é uma parábola sobre a devastação ambiental e os jogos de interesses em torno da terra. O espetáculo utiliza como metáfora o casamento arranjado que ignora o desejo da mulher. No baile, onde não faltam comida e bebida, encontram-se personagens históricos e também algumas figuras folclóricas e emblemáticas da região.

O espetáculo estreou em outubro de 2012, já tendo realizado 20 apresentações para mais de 10 mil pessoas.

Sinopse
Uma trupe de fantasmas bufos, em cortejo, vem passando de cidade em cidade para contar a história de um baile que durou trinta dias. O maior e mais fantástico baile que já houve nos pampas, que consumiu uma imensidão de novilhas, toneis de vinho e outras bebidas, dezenas de comas alcoólicas e vinte piás de pais desconhecidos ou coisa que valha. Onde personagens históricos (os últimos ameríndios, Gauchito Gil), figuras folclóricas e emblemáticas (Ivo Rodrigues, Fermina Pedrosa) permeiam este causo repleto de encontros, desencontros, brigas, peleias, falecimentos, danças e namoros de forma divertida, dinâmica e bem humorada.

Ficha Técnica
Dramaturgia – Luis Alberto de Abreu
Direção – Claudi a Sachs
Atuação – Giancarlo Carlomagno, Hamilton Leite, Karine Paz, Mariana Hörlle, Paulo Brasil e Paulo Roberto Farias
Trilha Sonora – Diego Silveira, Mateus Mapa e Simone Rasslan
Figurinos e adereços – Alexandre Magalhães e Silva
Cenografia – Luis Marasca
Auxiliar de cenografia – Lia Rodrigues
Arte Gráfica – Vera Parenza
Coordenação de produção – Giancarlo Carlomagno
Produção – Hamilton Leite, Ilson Fonseca e Vera Parenza
Assessoria de Imprensa – Adriana Lampert

Patrocínio – PETROBRAS

Fonte: Coordenação de Comunicação Social
Universidade Federal de Pelotas