Quarteto Belmonte circula em turnê Sonora Brasil Sesc pelo Rio Grande do Sul


Foto: Guarim de Lorena

Grupo carioca, que foi formado especialmente para o projeto do Sesc, passará por nove cidades de 30/11 a 10/12.

De 30 de novembro a 10 de dezembro, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove a turnê do Quarteto Belmonte, grupo carioca integrante do circuito nacional Sonora Brasil, projeto que tem como proposta despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país.

Haverá um total de nove apresentações gratuitas, iniciando por Porto Alegre, no dia 30 de novembro, às 20h, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665). As cidades de Novo Hamburgo, Montenegro, Camaquã, Pelotas, Alegrete, Santa Rosa, Ibirubá e Passo Fundo também recebem o espetáculo, que faz parte da temática 2013/2014 do Sonora Brasil Sesc “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”.

Foto: Guarim de Lorena

Com sua turnê, o quarteto de cordas traz à tona a força do compositor Edino Krieger, reconhecido pela importância para o desenvolvimento da música no Brasil e que teve reverenciada atuação também como crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que em 2013 chegam a 20ª edição. Nos programas, o grupo apresenta, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram mostradas nas Bienais, como: Ricardo Tacuchian, Murilo Santos, Marisa Resende e Carlos Almada.

O Quarteto Belmonte representa a formação clássica mais utilizada por compositores desde o século 18, o quarteto de cordas, e foi formado especialmente para o projeto a partir da identificação de músicos com larga experiência como concertistas em orquestras e conjuntos de câmera que atuam na cidade do Rio de janeiro. A formação do grupo inclui: Janaína Salles (violoncelo), integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Dhyan Toffolo (viola), integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica, Márcio Sanchez (violino), integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Ubiratã Rodrigues (violino), integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, todos com histórico de experiências internacionais de formação e no campo artístico.

Confira, abaixo, a programação completa da turnê do Quarteto Belmonte pelo RS. Mais informações podem ser obtidas junto às Unidades Sesc das cidades em que haverá a apresentação.

Sobre o Sonora Brasil Sesc – A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. O projeto tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Até dezembro deste ano, serão realizadas 450 apresentações em 128 cidades. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.

O biênio 2013/2014 do Sonora Brasil Sesc tem como temas “Tambores e Batuques” e “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. Neste ano, o Rio Grande do Sul recebe as apresentações dos grupos com a temática “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. Já a temática “Tambores e Batuques” chegará ao Estado, em 2014. Outras informações podem ser obtidas pelo www.sesc.com.br/sonorabrasil.

Agenda:

Sonora Brasil Sesc – Espetáculo Quarteto Belmonte
30/11 a 10/12 – Entrada franca

Porto Alegre
Data: 30 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665)
Entrada franca, mediante retirada antecipada de senhas no SAC Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), de segunda a sexta, das 8h às 19h45.

Novo Hamburgo
Data: 1º de dezembro
Horário: 20h30
Local: Fundação Scheffel (Rua Gen. Daltro Filho, 911 – B. Hamburgo Velho)

Montenegro
Data: 02 de dezembro
Horário: 20h
Local: Teatro Roberto Atayde Cardona (Rua Capitão Cruz, 2150)

Camaquã
Data: 03 de dezembro
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Coliseu (Rua Duque de Caxias, 190)

Pelotas
Data: 04 de dezembro
Horário: 21h
Local: Biblioteca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório,103)

Alegrete
Data: 06 de dezembro
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, s/n)

Santa Rosa
Data: 08 de dezembro
Horário: 20h30
Local: Teatro do Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Ibirubá
Data: 09 de dezembro
Horário: 20h
Local: Casa de Cultura Osvaldo Krames (Rua do Comércio, 773)

Passo Fundo
Data: 10 de dezembro
Horário: 21h
Local: Teatro Sesc (Av. Brasil, 30, 2º andar)

Fonte: Enfato Multicomunicação