Reabertura do Trapiche do Laranjal reúne população


Gabriel Xavier

O principal cartão postal da cidade de Pelotas recebeu na manhã deste sábado, 1º, dezenas de visitantes que comemoravam a reabertura do Trapiche José Marcos Leite Magalhães no Laranjal.

Datado de 1968, sob coordenação do Valverde Praia Clube, o Trapiche do Laranjal tornou-se um dos locais mais visitados da cidade, tanto pela população local, como por turistas. Após mais de 30 anos de uso, a estrutura toda feita em madeira ficou seriamente comprometida pela ação do tempo e das intempéries e teve sua interdição decretada em 2009.

Gabriel Xavier

Segundo o prefeito Adolfo Antonio Fetter, a restauração do Trapiche era uma vontade de todos e sua realização ocorreu pela iniciativa conjunta do Grupo de Apoio ao Trapiche, da Prefeitura e do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas. “A reabertura do Trapiche do Laranjal, hoje, é resultado do esforço das pessoas que amam o Laranjal e das construtoras associadas ao Sinduscon, que aceitaram este desafio e que entregaram à cidade, no ano de seu bicentenário, um grande presente”, declarou Fetter. O Prefeito afirmou ainda que as obras realizadas no Laranjal, como o tratamento de esgoto, a duplicação da avenida Adolfo Fetter, a inclusão da ciclovia e agora a qualificação do calçadão não são ações para benefício, apenas, dos moradores locais, mas para toda a população pelotense que utiliza a praia como seu espaço de lazer.

O presidente do Sinduscon, Jacques Reydams, diz que o projeto original para o novo trapiche contemplava uma plataforma de concreto, porém, para essa obra não foi concedida a autorização dos órgãos competentes. “Realizamos uma obra simples, toda em madeira que irá necessitar tanto do cuidado da população como da manutenção permanente”, afirma.

De acordo com o coordenador do Grupo de Apoio ao Trapiche, Cláudio Fabrício Montanelli, a reabertura deste local resgata a dignidade das pessoas que passaram a vida utilizando o Trapiche. “Esta inauguração prova que basta a união dos setores público, privado e da população para que a cidade mantenha viva suas tradições”, afirma Motanelli.

Obra
Em oito meses de intervenção na plataforma que se encontrava totalmente danificada e, há três anos interditada, foi construída uma nova estrutura. O Trapiche atual mede 530 metros e mantém áreas de contemplação com assentos a cada 75 metros, além de uma casa de 30 metros quadrados para abrigar os visitantes da chuva ou do sol. A partir da inauguração, a estrutura passa a ser responsabilidade novamente do Clube Valverde, com o apoio da Prefeitura, que instalará iluminação e fará a segurança noturna.

Breve histórico
Segundo informações do Grupo de Apoio ao Trapiche, em 1968, foi construída pelo Valverde Praia Clube, uma estação para pesca na Lagoa dos Patos há 500 metros da praia, cujo acesso era através de um barco a remo. E na década de 70 foi construída a passarela de madeira utilizada até 2009.

Com a ressaca de 2001, o trapiche sofreu grande abalo e sua estrutura ficou bastante fragilizada. A partir daí se formou o Grupo, que tentava de maneira singela realizar pequenos reparos, mas que não foram suficientes para manter a segurança dos usuários culminado na interdição solicitada pelo Ministério Público.

Fonte: pelotas.com.br