Recital de Violino com Tiago Ribas no Auditório do Centro de Artes da UFPel


O Conservatório de Música da UFPel convida para o Recital de Violino, com Tiago Ribas, no dia 07 de dezembro.

Este é o segundo recital do violinista Tiago Sabino Ribas em Pelotas. Tiago Ribas é professor no Conservatório de Música da UFPel, onde vem realizando intensa atividade, desde o primeiro semestre letivo de 2010, como professor de violino e prática de orquestra. Atualmente, está concluindo mestrado em Práticas interpretativas no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.

O recital contará com a participação do pianista Taiur Fontana, também mestrando em Práticas Interpretativas no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.

O programa contemplará a música do século XX, com a Sonata para violino e piano, de Claude Debussy, a Sonata n.3 para violino solo (“Ballade”), de Eugene Ysaÿe e a “Suíte em Estilo Antigo”, de Alfred Schnittke.

A sonata para violino e piano, composta em 1917, foi a última obra escrita por Debussy, como parte de um projeto inacabado do compositor, que pretendia deixar como seu testamento musical um ciclo de seis sonatas. Debussy só pôde escrever três sonatas, a Sonata para violoncelo e piano, a Sonata para flauta e harpa e a Sonata para Violino e piano.

A “Ballade”, é a terceira de seis sonatas para violino solo escritas pelo violinista belga Eugene Ysaÿe, em 1923, dedicadas cada uma a um violinista contemporâneo. Esse grupo de sonatas está entre as obras de maior peso no repertório violinístico, por seu virtuosismo e engenhosidade idiomática, unidos a uma sólida inteligência musical, como raras vezes se viu no repertório para violino solo. A “Ballade” foi dedicada ao violinista Georges Enescu.

A “Suíte em estilo antigo”, do compositor russo Alfred Schnitke, foi composta em 1972. Nela, no entanto, o compositor se camufla em um pastiche no melhor do estilo do século XVIII, algo entre o barroco e o “estilo galante”, desmascarando-se apenas eventualmente por meio de algumas piadas musicais bem características de seu estilo sarcástico, herança de Shostakovich, a quem muito admirava.

O recital é às 18h30h, no Auditório do Centro de Artes, situado na rua Cel. Alberto Rosa, 62; com entrada franca, e conta com a sua própria coordenação.

Texto: Ana Lucia Azambuja – @anazambs
Bacharel em Piano/UFPel; Acadêmica do Curso de Música – Licenciatura/UFPel