Sarau BPP destaca Pablo Neruda


Prêmio Nobel de Literatura em 1971 e um dos nomes mais populares da poesia de lingua espanhola, o chileno Pablo Neruda ( 1904-1973) é o autor destacado da edição de setembro do Sarau Poético BPP – projeto da Bibliotheca Publica Pelotense (BPP) que oferece eventos mensais. A quinta edição, marcada para o próximo dia 28, segue o modelo que intercala poesia recitada –  autores de Pelotas e região  – com música e uma fala sobre o autor em destaque. Evento com entrada franca e inicio às 19:30 horas, no salão térreo da Bibliotheca.

Para falar sobre aspectos da vida e obra de Neruda, o convidado é o poeta-letrista Mauricio Raupp Martins. Duda Keiber, Mário Feijó, Valder Valeirão e Victor Hugo Guimarães Rodrigues são os autores convidados para os blocos de poesia recitada.Vicente Botti ( vicentepimentero) completa a lista de convidados e responde pela parte musical do evento do dia 28.

A coordenação do projeto Sarau Poético BPP  é dos ativistas culturais e poetas Daniela Castro, Daniel Moreira e Mara Agripina. A quinta edição do encontro de poesia tem como apoiadores culturais  Labore Engenharia , Revista- SEJA e RadioCom.104.5FM. Academia de Letras e Artes de Porto Alegre , Faculdade de Educação da UFPel e Instituto Estadual de Educação Assis Brasil assinam como  parceiros institucionais do projeto da Bibliotheca, iniciado em maio deste ano.

pablo-nerudaSetembro de 1973
No próximo 23 de setembro se completam 37 anos da morte de Pablo Neruda, poeta maior , símbolo e protagonista de um Chile que viveu um agitado processo  politico até a eleição de um governo socialista ( Salvador Allende, em 1970) que acabou num banho de sangue – o golpe de estado comandado por Augusto Pinochet – 12 dias antes do falecimento do autor, aos 69 anos. Ao longo de meio século, Neruda publicou mais de 30 titulos. Suas memórias – Confesso que vivi – foram publicadas no ano seguinte a sua morte. Diplomata de carreira , teve participação de primeiro plano na vida politica de seu país – inclusive como senador e candidato à presidência da república.

CONTATOS / ORGANIZAÇÃO
Coordenadores do projeto

DANIELA CASTRO – [email protected] (53) 84012771 / 32223180
MARA AGRIPINA – [email protected] (53) 91183446 / 33027111
DANIEL MOREIRA – [email protected] (53)81225810
Contato coordenação – [email protected]
Diretor de Comunicação e de Patrimônio BPP
João Alberto D. Santos (BPP) – [email protected] (53) 92417604

____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.