Festival Satolep Circus em Pelotas


satolep-circus_color-blog2A Satolep Circus surge na cidade de Pelotas/RS trabalhando na perspectiva de organização, desenvolvimento e qualificação da música independente local. Procura estabelecer uma interlocução e articulação com diferentes agentes culturais de maneira a impulsionar a formação de público e profissionalização dos agentes. Também é um dos agentes envolvidos no debate e problematização da importância de uma lei municipal de incentivo a cultura no município.

DESCRIÇÃO DO EVENTO
O Festival Satolep Circus tem como objetivo colocar Pelotas (a maior cidade da Região Sul) na rota nacional dos festivais de música e cultura independentes. Para isso, a programação conta com palestras de formação, intervenções artísticas e apresentações musicais de bandas regionais integrando os agentes culturais do estado através do intercâmbio de idéias e atividades – como os agentes do circuito fora do eixo – que produzem cultura e fomentam a cadeia produtiva da música no Rio Grande do Sul e no Brasil.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

17 de março: Show de lançamento do Festival Satolep Circus, com Wander Wildner, as 20 horas no Teatro Sete de Abril. Wander Wildner lança na mesma oportunidade o DVD As Aventuras de um PunkBrega. Ingressos antecipados a 10 reais no Posto Cidadão Capaz, Stúdio cds e Papuera.

20 de março – Noite Fora do Eixo, na Casa de Joquim, pós 22 horas, com shows das bandas Veludo Branco, de Roraima, Velha Armada e Mascates, de Pelotas. Ingressos a 5 reais no local.

26 de março – Shows com as bandas Vera Loca ( Poa ), Divergência e Vulvalovers, de Pelotas, no João Gilberto Bar, pós 22 horas. Primeiros antecipados a 10 reais no Posto Cidadão Capaz, Stúdio cds e Papuera.

31 de março – Shows com as bandas Bandinha de da dó ( Poa ), Meigos Vulgos e Malvados, Van Zullat, Calavera, pós 22 horas no João Gilberto Bar, antecipados a 8 reais no Posto Cidadão Capaz, Stúdio cds e Papuera.

7 de abril – Discussão sobre a necessidade de a comunidade artística se empoderar e democratizar a Lei Municipal de Incentivo a Cultura, e a importância de continuidade e cooperação em rede das atividades culturais, como a Feira da Música Rs, Festivais e o Circuito Fora do Eixo. As 14 horas no espaço multi-uso do Campus II da UCPEL.

7 de abril – Shows com as bandas Sargento Malagueta, Lolypops, de Porto Alegre, Ventores, de Santa Maria, Canastra Suja e Freak Brotherz, de Pelotas. As 22 horas, no João Gilberto Bar. Antecipados a 8 reais na Stúdio cds, Papuera e Posto Cidadão Capaz.

8 de abril – Shows com as Bandas Superguidis, que estará lançando seu terceiro disco, e The Raves, pós 22 horas no Nova York Irish Pub.

JUSTIFICATIVA
Eventos dessa magnitude exigem uma grande concentração de esforços de diversos agentes envolvidos no processo de realização do evento. A cadeia produtiva da música independente é um dos mercados de cultura em maior expansão na atualidade – devido a diversos fatores, entre eles o colapso na distribuição de material fonográfico que vem em declínio nos últimos anos, segundo estudo apresentado pelo SEBRAE sobre o Mercado Brasileiro de Música independente.

As novas tecnologias de produção musical facilitam o acesso e possibilitam uma maior difusão de conteúdos artísticos na atualidade. Dessa forma, artístas “desconhecidos” da grande mídia conseguem captar um público consideravel em suas apresentações e que consomem seus produtos.

Em todo pais, grandes festivais de música e cultura independente vem consolidando o cenário artístico local e regional, ao mesmo tempo em que ampliam sua forma de atuação na esfera nacional. No Rio Grande do Sul, contamos com dois Festivais de maior expressão: Macondo Circus (Santa Maria) e o Grito do Rock (Porto Alegre). Pelotas, detentora de enorme potencial artístico – tanto na área acadêmica como nas formações espontâneas, necessita entrar nesse circuito de divulgação de sua cultura atual.

Portanto, acreditamos que o Festival Satolep Circus seja uma oportunidade de inserir Pelotas no calendário de atividades da cultura contemporânea nacional.