Série internacionalmente premiada em destaque em Porto Alegre

A Bandeira do Elefante e da Arara, série internacionalmente premiada de Christopher Kastensmidt estará em destaque nas artes visuais da Quarta Cultural.

 A mostra abre dia 07 de fevereiro, mês que traz também um bate-papo sobre literatura com Frank Jorge, dia 28.

Minhocão - Marília Feldhues
Minhocão – Marília Feldhues

A Bandeira do Elefante e da Arara é uma série internacionalmente premiada criada pelo autor Christopher Kastensmidt, que brinda a Quarta Cultural com uma exposição muito diferente: Esta mostra traz obras de sete artistas brasileiros que contribuíram ao desenvolvimento deste mundo multimídia. “Ao longo dos últimos oito anos  tive a honra de trabalhar com uma série de artistas extraordinários, alguns dos principais talentos nacionais na área de arte digital. Os primeiros retratos desde mundo ficcional assumiram a forma de ilustrações para contos, capas de livros e artes conceituais, criadas entre 2009 a 2013. Os artistas que participaram desta fase incluíram Paulo Ítalo, Jay Beard, Carolina Mylius, Leonardo Amora e Federido Piatti. O trabalho deles estabeleceu uma identidade visual inicial para o projeto”, conta o autor da série.

Mula sem cabeça - Gabriel Rubio
Mula sem cabeça – Gabriel Rubio

Os livros de Kastensmidt chegaram nas salas de aulas de dezenas de escolas e contam as aventuras do holandês Gerard van Oost e do iorubano Oludara numa versão fantástica do Brasil Colônia. As histórias alcançaram um público internacional enorme, com versões em sete idiomas: inglês, chinês, espanhol, tcheco, romeno, holandês e português. Chegaram a concorrer prémios literários de porte, como o Nebula (EUA) Realms of Fantasy (EUA), AGES (Brasil) e Argos (Brasil).

O estudioso - Gabriel Rubio
O estudioso – Gabriel Rubio

“Em 2015, Ursula “SulaMoon” Dourada, responsável pela colorização dos quadrinhos, criou uma série de 53 pinturas para ilustrar um jogo de tabuleiro e também guiou a entrada de um novo grupo de artistas no projeto. Com a participação de Cássio, Marcela Medeiros, Ernanda Souza, Rodrigo Camilo, Gabriel Rubio e Guilherme da Cas, o projeto produziu cinquenta novas obras de arte e uma atenção inédita para a série, gerando milhões de visualizações nas redes sociais.  Todos estes trabalhos ajudaram no crescimento do mundo de A Bandeira do Elefante e da Arara, e esta exposição é uma homenagem a este grande time”, complementa Christopher Kastensmidt.

A Quarta Cultural é uma iniciativa do Sicredi em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Todos os eventos do projeto são gratuitos e abertos ao público. As mostras podem ser visitadas em horário comercial, de segundas a sextas-feiras na Av. Assis Brasil, 3940 – térreo.

Quarta Cultural Sicredi – A Bandeira do Elefante e da Arara
Abertura dia 07 de fevereiro de 2018, às 13h
Visitação até 07 de março, de segundas a sextas, das 9h às 18h
Biblioteca do Sicredi – Av. Assis Brasil, 3940 – térreo. Porto Alegre
Entrada franca

Agnen - Marília Feldhues
Agnen – Marília Feldhues

Produção: Liga Produção Cultural
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Apoio: Câmara Rio-Grandense do Livro

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *