Teatro de Bonecos: O Urso com Música na Barriga estreia em Porto Alegre


Foto: Miguel Sisto

A peça encenada pelo Atimonautas – Teatro de Bonecos e dirigida por Arlete Cunha estreia dia 19 de novembro na Cia de Arte e terá apresentações aos sábados e domingos às 16h. O Urso com Música na Barriga, uma história de Erico Verissimo que encanta gerações há mais de 70 anos.

Foto: Miguel Sisto
Foto: Miguel Sisto

O texto de Erico Verissimo, escrito em 1938, não poderia ser mais atual. Trata de temas como intolerância, dificuldade de comunicação e bullyng, assuntos muito discutidos nos dias de hoje. Passados mais de 70 anos, o “diferente” ainda sofre preconceito e é discriminado na sociedade, e a falta de comunicação é cada vez mais percebida em tempos midiáticos. A história de O Urso com Música na Barriga impressiona pela riqueza de seu enredo, pela engraçada peculiaridade de seus personagens e, sobretudo, pela forte mensagem de humanidade que carrega. Montado pela primeira vez por uma companhia de teatro, a peça estreia dia 19 de novembro na Cia de Arte. O projeto, contemplado pelo Fumproarte, inclui ainda apresentações gratuitas para escolas.

Dirigido pela atriz Arlete Cunha e montado pelo grupo Atimonautas, o espetáculo valoriza esse que é um dos mais importantes textos da nossa literatura infantil. A estória do livro é baseada no convívio dos animais do Bosque Perdido e a vida do Pequeno Urso, que é especial por se comunicar de uma forma inusitada, através da música que sai da sua barriga. “Esta característica foi essencial na escolha, pois vivemos momentos de intensos debates nas escolas e na sociedade sobre o preconceito, a discriminação social e o bullying” afirma o ator e manipulador Alberto Vermelho. Com forte apelo poético, inserida no fascinante mundo do teatro de animação a história traz motivos para reflexão sobre esses importantes temas contemporâneos.

Apesar de ser mais reconhecido por sua obra adulta, Verissimo, também se destacou com maestria na literatura infantil. Na sua imaginação mais do que fértil, criou histórias que mesclam os contos de fadas com a contemporaneidade, fazendo conviver personagens humanos com personagens animais e inanimados – ambos com comportamento e características humanas, interagindo em um universo lírico e poético sem igual. A principal produção literária infanto-juvenil de Erico se concentra em onze livros. Alguns pesquisadores afirmam que o autor teve publicada a impressionante soma de 195 mil exemplares entre final dos anos 30 e início dos 40. Segundo a pesquisadora Cristina Maria Rosa (UFPel, 2012) “foi a literatura para crianças produzida intensamente, com tiragens numerosas e em curto espaço de tempo que “apresentou” Verissimo para as famílias gaúchas… O mercado, ávido pelo gênero recém inventado no Brasil – o literário infantil – soube dar o retorno esperado por Erico que, obra a obra, tornou-se um campeão de vendas e consolidou sua influência.”

Foto: Miguel Sisto
Foto: Miguel Sisto

O grupo Atimonautas escolheu usar bonecos de manipulação direta (grandes e pequenos), bonecos de vestir e marotes, num grande esforço para representar as diversas atmosferas da obra de Erico Verissimo. Essas técnicas fazem parte do universo mágico do teatro de animação e, ao interagirem, produzem efeitos que tendem a uma representação do fantástico, mergulhando no ambiente dos contos de fadas. O método de trabalho do grupo foi estabelecido pelo convívio profissional que iniciou em 2005. Através de pesquisas, improvisações e diálogos contínuos, os integrantes, em encontros diários, vão elaborando as cenas e estudando os movimentos dos bonecos até o ponto em que as cenas tomem forma e façam sentido dentro da dramaturgia pretendida. A novidade no processo de concepção do grupo Atimonautas, para a montagem O Urso com Música na Barriga, é a direção de Arlete Cunha, atriz de notável destaque na cena de Porto Alegre. A iluminação também tem importante papel e, portanto, o iluminador Vinícius Lopes assumiu a tarefa de encontrar as nuances certas que contribuirão com os tons coloridos da encenação. A sonoplastia é assinada por Ricardo Pavão, experiente compositor acostumado às necessidades do teatro e recentemente premiado pela trilha da montagem cênica Um dia Assassinaram a Minha Memória.

O próprio nome Atimonautas é sugestivo: átimo (fração de tempo) + Nauta (viajante). Estimulados pelas experiências pessoais do 5º Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre, uma equipe composta de artistas, educadores e técnicos criou o grupo na ânsia de reinventar a ordem mundial. Reinventar ou ao menos tentar mudá-la. O grupo de bonequeiros tem como característica básica a linguagem teatral, mais especificamente a do Teatro de Animação Contemporâneo.

O Urso com Música na Barriga
Estreia dia 19 de novembro, às 16h
Apresentações aos sábados e domingos, 16h – até dia 27
Teatro da Cia de Arte – Rua dos Andradas, 1780
Entrada Franca

Ficha técnica:
Texto: Erico Verissimo
Direção: Arlete Cunha
Assistente de direção: Dedy Ricardo
Atuação/manipulação: Alberto Vermelho, Dênis Moreira, Mairã Alves e Jacqueline Rosa
Narração: Dedy Ricardo
Locução: Alberto Vermelho, Dedy Ricardo, Dênis Moreira, Jacqueline Rosa, Ricardo Pavão e Rafael Cambará
Criação e confecção de bonecos: Ateliê Nunes
Cenários e figurinos: Dênis Moreira
Engenharia eletrônica: Marcelo Patines
Iluminação: Vinícius Lopes
Trilha original: Ricardo Pavão
Instrumentistas: Betânia Demétrio (flauta doce), Ingrid Locks Schmitt (saxofone) e Ricardo Pavão (cordas e percussão)
Gravação de trilha: Mosaico Produtora Cultural
Designer gráfico: Dídi Jucá
Produção Grupo Atimonautas: Alberto Vermelho
Produção: Miguel Sisto Jr.
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten

Agendamentos escolas: com Miguel Sisto / [email protected] / telefone 51 9273.2740
Saiba mais: www.facebook.com/oursocommusicanabarriga

Fonte: Bebê Baumgarten / Ana Karla Severo/ BD Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*