Teatro: Pois é, Vizinha… em Pelotas e Rio Grande


O espetáculo Pois é, Vizinha… chega em grande estilo à maioridade. Há 18 anos em cartaz, a adaptação de Deborah Finocchiaro para o texto “Una Donna Sola”, de Franca Rame e Dario Fo (Prêmio Nobel de literatura 1997), já foi assistida por mais de 200 mil pessoas e vem conquistando platéias de todas as idades de Norte a Sul do Brasil. Esteve na Argentina e participou de reconhecidos festivais e projetos, entre eles o Lâmpada Mágica AES Sul, Palco Giratório SESC e todas as edições da Mostra Porto Verão Alegre. Foram 567 apresentações em 18 anos de estrada. Pois é, Vizinha… tem ainda o mérito de ter sido o primeiro espetáculo gaúcho a virar curta-metragem na primeira edição do “Histórias Curtas” da RBS TV, em 2001.

E é por todo esse sucesso que a Sulgás e o Ministério da Cultura entraram como patrocinadores desta nova turnê, que irá percorrer oito cidades gaúchas começando por Santa Maria, dia 26 de novembro. As demais cidades são Passo Fundo, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre, com ingressos a preços populares R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 para idosos, professores, estudantes e funcionários do comércio da rede SESC.

Pelotas: 07 de dezembro –  20h – Theatro Guarany

Em Pelotas os ingressos estão sendo vendidos na loja feminina Glasting na Rua XV de Novembro,730 ao lado do Diário Popular. O espetáculo conta ainda com o apoio do restaurante Colônia de São Pedro e a produção local da Tablados Produção Cultural.

Paralelamente a circulação do espetáculo, acontecerá a Maratona Teatral – Oficina Integrada de Teatro no dia 08/12 a partir das 9h às 21h na Sala 325 – C, do Campus I da UCPEL, numa parceria com as faculdades de Psicologia e Serviço Social. Os conteúdos das oficinas serão – iluminação, sonorização, produção teatral e interpretação. Serão 20 vagas gratuitas por módulo, totalizando 80 vagas. As oficinas serão ministradas pela equipe do espetáculo: Deborah Finocchiaro – interpretação; Carlos Azevedo – iluminação e sonorização; Karina Borges – produção teatral. As inscrições podem ser feitas no blog da turnê www.poisevizinha.blogspot.com e são gratuitas.

Pois é, Vizinha… conta a história de Maria, uma dona-de-casa trancafiada em casa pelo marido “gauchão” que é obrigada a suportar o cunhado semi-paralítico e tarado, o “voyeur” do prédio vizinho, o tarado do telefone e o apaixonado rapaz que é professor de inglês. Um dia se depara com uma vizinha do prédio em frente e desabafa. Aos poucos, o simples cotidiano revela-se patético.

A linguagem cômica é utilizada como ponte para retratar, com muita atualidade, as situações trágicas e recorrentes do nosso cotidiano como a violência doméstica contra a mulher; a hipocrisia que permeia tantos casamentos; o prazer ou desprazer sexual feminino; a fragilidade dos valores calcados nos bens materiais; a dependência no “outro”; o difícil exercício da liberdade; além do questionamento dos valores consumistas impostos pela mídia em geral.

Em todas as apresentações haverá tradução simultânea do espetáculo para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e acompanhamento a deficientes visuais ou com mobilidade reduzida aos respectivos assentos. Ao final de cada apresentação no interior do Estado, serão feitos debates sobre violência doméstica com a participação da equipe e de um profissional da área indicado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres de cada cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*