Três músicos pelotenses realizam um tributo a Nirvana

Foto: Roberto Dias - Especial DP

Um disco gravado por três jovens de Seattle mudou a história do rock mundial. Kurt Cobain, Krist Novoselic e David Grohl, através de clássicos como Come as you are, Something in the way, Polly, In Bloom e On a plain tornaram-se representantes do movimento grunge, popularizando o rock alternativo. A faixa de abertura, Smells like teen spirit, virou o hino de toda uma geração. O poderoso álbum responsável por essas transformações no universo da música foi Nevermind, lançado em 1991 e que recentemente completou 20 anos. Imersos nesse período de comemorações, três pelotenses realizam nesta sexta-feira (30) o Tributo a Nirvana, a partir das 23h, no Galpão, em Pelotas.

O projeto em homenagem à banda norte-americana teve início no ano passado, aproveitando o aniversário do cultuado disco. Desse ponto de partida, Solano Ferreira (baixo), Stefano Rosa (bateria) e Bruno Rosa (vocal e guitarra) promoveram um show em que tocaram na íntegra o Nevermind. Ainda sem nome, o grupo é composto por integrantes de outras bandas da cidade: os irmãos Stefano e Bruno integram a Farenait e Solano vem da Freak Brotherz e Bullseye.

Nostalgia rock
Pouco mais de um ano depois do primeiro encontro, os rapazes reúnem-se novamente para uma apresentação-tributo – só que, desta vez, com repertório seleto dos quatro trabalhos de estúdio do Nirvana. De sons pesados aos mais pop, sem negar os clássicos e incluindo b-sides, o trio adianta que nas quase duas horas tocarão Lithium, Come as you are, Smells like teen spirit, Heart-shaped box, In bloom, ou seja, “tudo o que a galera está querendo ouvir”, resume Solano.

O espírito da noite é de nostalgia ao “último grande movimento do rock”, afirma Stefano. Os rapazes julgam que o Nirvana contribuiu para reascender a cena punk rock, no sentido de pegar os instrumentos e sair tocando, mesmo com dois ou três acordes, no sentido de expressar ideias e buscar sua própria identidade. Essa atitude influenciou uma série de grupos musicais a partir da década de 1990, inclusive Solano, Bruno e Stefano, que creditam à banda de Kurt Cobain um papel fundamental na formação musical de cada um deles.

Com este projeto paralelo, o trio pretende levar o som do Nirvana para outras cidades e propor também outras montagens, como tocar na íntegra Bleach, In utero e Incesticide ou até mesmo o MTV Unplugged in New York.

Serviço
O quê: Tributo a Nirvana
Quando: nesta sexta-feira (30/11/2012), pós 23h
Onde: Galpão, na rua José do Patrocínio, 8
Ingressos: R$ 8,00 com nome na lista do evento no facebook da Lo-bit. Na hora, R$ 12,00
Realização Lo-bit Produtora e apoio Estúdio A Vapor

Por: Max Cirne
Fonte: diariopopular.com.br