“Noite Branca”, em Pelotas.

”  Tudo acontece na Noite Branca – culturalmente acontece de tudo na noite de Pelotas”

Um evento de proporções que extrapolam a cidade e dialogam com a arte do estado, do país e do mundo, noite a dentro! A partir das 18 horas até bem depois da meia noite – Uma noite de cultura, arte, música e literatura em Pelotas.

Confiram a Programação da Noite Branca!

Todas as mostras ocorrem de 05 a 27 de dezembro.

Fotografia de Gilberto Perin
Fotografia de Gilberto Perin

18h – Abertura da mostra Conexões Infinitas – Fotografias de Gilberto Perin.

A notável exposição do fotógrafo e cineasta que gerou a maior visitação de uma mostra de fotografias em Porto Alegre em 2009. Exposição que gerou convite para o fotógrafo participar de importante mostra em Paris, em novembro de 2009, durante o mês da fotografia na capital francesa.

Onde: Mezzanino do Hotel Jacques Georges Tower (Rua Almirante Barroso, 2069)

19hAbertura das mostras:

Apenas Pintura – Pinturas de Alfredo Aquino;

Uma grande exposição de pintura contemporânea de Alfredo Aquino – óleos sobre tela em grande formato, do artista com individuais realizadas no MASP, MARGS, SESC São Paulo e em museus e centros culturais na França.

Seminal – Esculturas de Gonzaga;

Mostra-recorte da exposição que Pierre Restany (o mais importante crítico de arte contemporânea da Franca no século XX) considerou ser o escultor contemporâneo mais importante do sul do Brasil. O artista ganhou o prêmio de Escultor do Ano com essa mostra, em Porto Alegre.

Aula de Gravura

Gravuras de Angela Pohlmann, Emanoel Araújo, Francis Bacon, Isolde Bosak, Maria Inês Rodrigues, Míriam Tolpolar, Pierre Alechinsky e Karel Appel.
Gravuras selecionadas para a recente mostra que apresenta com as várias técnicas desenvolvidas por artistas célebres nos universo das artes plásticas internacionais e alguns dos mais importantes gravadores do Estado na atualidade. Mostra inédita.

Onde: MALG – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Rua Gal. Osório, 725)

Já no Instituto Simões Lopes Neto… (Rua Dom Pedro II, 810)

Fotografia de Leopoldo Plentz
Fotografia de Leopoldo Plentz

20h – Abertura da mostra Fronteira Sul – Fotografias de Leopoldo Plentz.
Mostra de fotografias em itinerância FNAC (Porto Alegre / São Paulo / Paris) revelando a trajetória do fotógrafo Leopoldo Plentz, pela franja da fronteira … do Brasil com o Uruguai e com a Argentina. Pelotas, Melo, Rio Branco, Tacuarembó e outras cidades são as protagonistas das lentes do fotógrafo-viajante. Projeto premiado com bolsa da Fundação Vitae.

21h– Apresentação e lançamento do livro Os limites do impossível, de Aldyr Garcia Schlee, livro considerado por Sergius Gonzaga (Secretário da Cultura de Porto Alegre – editor, escritor e professor de literatura brasileira) como “o melhor romance de literaagstura brasileira escrito nas duas últimas décadas”.“A partir da idéia estarrecedora de que o nascimento de Carlos Gardel ocorreu em Tacuarembó, no Uruguai, fruto de incesto e estupro, os contos deste livro transitam por algumas versões do espantoso acontecimento. Aqui se imagina e se inventa como tudo terá acontecido – de forma a alcançar uma realidade ficcional que se proponha verdadeira à percepção do leitor. Assim, qualquer semelhança entre os fatos narrados e algo que tenha realmente ocorrido ou deixado de ocorrer não será apenas mera coincidência: será a prova de que a realidade muitas vezes vai além dos recursos da ficção, alimentando-se do improvável e do inacreditável para chegar ao impossível – que nossa fantasia, geralmente, não consegue alcançar ou frequentar.
Haverá coquetel e apresentação de tangos, pelo Prof. José Luis Marasco Cavalheiro Leite – Noite de autógrafos pelo autor.

23h – Apresentação de cinema em DVDs – Gaúchos Canarinhos, direção de Renê Goya Filho (Produção Estação Elétrica) – Realização RBS TV ; e A Ferro e Fogo – Tempo de Solidão, direção de Gilberto Perin, da obra de Josué Guimarães – Realização RBS TV.
Cinema em DVD, premiados e com enorme sucesso junto ao público telespectador gaúcho e nacional. Produções do Núcleo de Especiais da RBS TV.

“Tudo acontece na Noite Branca – culturalmente acontece de tudo na noite de Pelotas”

Igor Simões: 8138-0430
Noite Branca – Produção: ATO Produção Cultural / Realização: ARdoTEmpo

(53) 3227-7399 / (53) 9167-3181
(51) 3315-0183 / (51) 9724-8091