Um detetive particular de Londres em Pelotas


Sherlock Pub - a Baker Street na Três de Maio (Foto: Divulgação)

Misturando os elementos, que são reconhecíveis em qualquer lugar do globo, o Sherlock veio dar em Pelotas, como um pub que troca a rua Baker pela Três de Maio.

Por Calvin Cousin

Pubs estão intrínsecos na cultura britânica como lugares onde as pessoas se reúnem após um dia de trabalho para beber e jogar conversa fora. Igualmente associado à essa cultura está a figura de Sherlock Holmes, detetive particular protagonista das histórias de Sir Arthur Conan Doyle, que reside em Londres na Baker Street, 221B.

Sherlock Pub - a Baker Street na Três de Maio (Foto: Divulgação)
Sherlock Pub – a Baker Street na Três de Maio (Foto: Divulgação)

A atmosfera aconchegante do Sherlock Pub, que está completando um ano de operação, se dá pelo ambiente com bancos de cadeira e couro, a iluminação tênue e uma infinidade de objetos (estatuetas, placas de carros, fotografias) de diversos lugares do mundo que adornam as paredes e estantes do lugar. Originalmente um espaço pequeno que, desde então, foi ampliado, o pub traz apresentações ao vivo que buscam reproduzir os estilos musicais difundidos na Grã-Bretanha, em um palco cujo fundo dispõe o capô de um fusca com a bandeira do Reino Unido. É a cara da terra da rainha.

O espaço foi idealizado através de uma parceria dos amigos Anderson Ferreira e Elinton Souza com o arquiteto Fabiano Veríssimo, com a ideia realizar o sonho de ter um pub temático, que prezasse o atendimento e tivesse identidade própria. “Pegamos referências de outros lugares que visitamos e acreditávamos que faltava alguma coisa. Damos bastante atenção ao cliente, até porque o cliente é nosso amigo.” conta Camila Souza, sócia-proprietária do Sherlock.

A ampliação da casa trouxe o palco, com apresentações de rock de terça a domingo e que nas sextas e sábados conta, geralmente, com alguma banda da região. O pub foi o primeiro estabelecimento de Pelotas a contar com doze torneiras de chope em estilos diferentes, que ficam em alternância, com diversos tipos menos tradicionais de cerveja e produtos de cervejarias da região sul do país. No variado cardápio estão bruschettas, almôndegas e batatas fritas rústicas, além de hambúrgueres e do conhecido prato de peixe com fritas, popular entre os britânicos. Todos os pedidos são batizados como personagens das histórias de Sherlock Holmes, como seu ajudante, o Dr. Watson, que remete às iscas de entrecot, e seu arqui-inimigo, o Dr. Moriarty, que batiza um hambúrguer de costela acompanhado por um “molho misterioso”. De sobremesa, triffle, que mistura brownie com cheesecake e farofa de amêndoas.

O movimento constante levou o pub a realizar eventos de rua, uma vez que sua popularidade não permitiria que se restringissem ao espaço interno. Além do Luar de Baker Street, que foi realizado duas vezes este ano em uma parceria com o Bar da Lua (vizinho do Sherlock), no dia 17 de março foi comemorado o St. Patrick’s Day, padroeiro da Irlanda e feriado no país, com venda de chope e comidas especiais em tons de verde. Com a ideia de realizar um evento por trimestre, no onze de dezembro será celebrado o primeiro aniversário do pub, em frente ao estabelecimento. Para não perder o costume, a celebração será acompanhada de música ao vivo: o DJ Marcelo Vespa abrirá o evento, seguido pela banda Baker Street, formada para a casa, e logo após a banda Dama Etílica e James Joyce. O DJ Micha fica responsável pelo fechamento.

Sherlock Pub
Endereço: Rua Três de Maio, 866
Horário de funcionamento: De terça a quinta das 18h à meia-noite, sexta das 18h à 1h, sábado das 19h à 1h e domingo das 19h à meia-noite.
Contato: (53) 3029-1130

__________

14264149_830693777030502_5101510297978826840_nCalvin Cousin é estudante no sexto semestre de Jornalismo na UFPel. Não acredita em horóscopo, mas é aquariano com Vênus em Peixes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*