Uruguaiana recebe o maior festival de cinema francês do mundo


Até o dia 31 de julho, o público poderá conferir gratuitamente o Festival Varilux de Cinema Francês no Sesc.

A partir desta quinta-feira, 07 de junho, o Sesc Uruguaiana irá receber o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018. Em 2017, o evento foi considerado o maior festival de cinema francês do mundo, atraindo mais de 180 mil pessoas. Nesta edição, os filmes devem percorrer mais de 60 cidades brasileiras. No município gaúcho, serão reproduzidos 15 longas-metragens até 31 de julho, com entrada franca. As sessões ocorrem às 19h, no Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984). Mais informações estão disponíveis no telefone (55) 3412-2482 ou no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana/.

Um dos destaques da programação é o filme “O Amante Duplo“, de François Ozon. Na trama, uma frágil jovem se apaixona por sua psicoterapeuta, estabelece um intenso relacionamento, mas é surpreendida com camadas de personalidade que fazem da relação algo muito particular e complexo. Outra obra que se destaca é “Carnívoras“, de Jérémie e Yannick Renier. Na história, Mona é uma aspirante à atriz que, frustrada por seus insucessos, precisa morar com Sam, sua irmã mais nova e uma atriz já consolidada. Empregada como assistente da caçula, Mona se vê tentada a assumir a persona de sua irmã, em cena e no cotidiano, quando ela adoece. Confira a programação completa no site http://variluxcinefrances.com/2018/cidade/uruguaiana-rs.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Festival Varilux de Cinema Francês 2018 – Uruguaiana
Entrada franca
Horário: 19h
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)

07 de junho
O Amante Duplo
Direção: François Ozon
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Drama – 1h47
Sinopse: Chloé, uma jovem frágil, se apaixona por seu psicoterapeuta. Alguns meses depois, eles vão morar juntos, mas ela descobre que seu amante lhe escondeu um outro lado de sua identidade.

12 de junho
Carnívoras
Direção: Jérémie e Yannick Renier
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Comédia dramática – 1h38
Sinopse: Mona sempre sonhou em ser atriz. Ao sair do Conservatório, ambiciona um futuro brilhante pela frente, mas é Sam, sua irmã mais nova, que logo se torna uma atriz famosa. Sem recursos, Mona é obrigada a morar com Sam, que, fragilizada por uma filmagem difícil, propõe que Mona se torne sua assistente. Aos poucos, Sam vai negligenciando seus papéis de atriz, de esposa e de mãe e acaba se perdendo. Mona acredita que deve se apossar dos papéis que Sam abandona.

14 de junho
Custódia
Direção: Xavier Legrand
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Drama/Suspense – 1h33
Sinopse: O casal Besson se divorcia. Para proteger o filho de um pai que ela acusa de violências, Miriam exige a guarda exclusiva. A juíza encarregada do caso decide pela guarda compartilhada, pois considera o pai desrespeitado. Refém entre seus pais, Julien vai fazer de tudo para impedir que o pior aconteça.

19 de junho
De Carona Para o Amor
Direção: Franck Dubosc
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Comédia – 1h47
Sinopse: Jocelyn, bem-sucedido homem de negócios, é um sedutor e mentiroso inveterado. Apesar de cansado de si mesmo, acaba seduzindo uma jovem bonita, fingindo ser deficiente, até o dia em que ela lhe apresenta sua irmã, que é realmente deficiente.

21 de junho
A Excêntrica Família de Gaspard
Direção: Antony Cordier
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Comédia – 1h43
Sinopse: Depois de ficar afastado durante anos, Gaspard, com 25 anos, se reencontra com a família após o anúncio do casamento do pai. Acompanhado de Laura, uma moça extravagante, que aceita fingir ser sua namorada durante o casamento, ele se sente pronto para pisar, novamente, no zoológico familiar e rever os animais que o viram crescer… Mas entre um pai mulherengo, um irmão sensato demais e uma bela irmã, ele não tem consciência de que está prestes a viver os últimos dias de sua infância.

28 de junho
Gauguin – Viagem ao Taiti
Direção: Edouard Deluc
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Biografia/Drama – 1h41
Sinopse: No ano de 1891, Gauguin se exila no Taiti. Ele quer reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Ele se infiltra na selva, encarando a solidão, a pobreza, a doença. Lá, Gauguin conhece Tehura, que se tornará sua esposa e tema das suas telas mais importantes.

03 de julho
Marvin
Direção: Anne Fontaine
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Drama – 1h53
Sinopse: Marvin Bijou está em fuga: Primeiro de seu vilarejo em Vosges, depois da família, da tirania do pai, da renúncia da mãe e por último da intolerância, rejeição, humilhações as quais era exposto por tudo que faziam dele um rapaz ”diferente”. Fora de lá, ele descobre o teatro e aliados que, finalmente, vão permitir que sua história seja contada por ele mesmo.

05 de julho
Nos Vemos no Paraíso
Direção: Albert Dupontel
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Drama – 1h57
Sinopse: Em novembro de 1918, alguns dias antes do Armistício, Édouard Péricourt salva a vida de Albert Maillard. Ambos não têm nada em comum, a não ser a guerra, e são obrigados a se unir para sobreviver. Anos depois, Albert e Édouard decidem montar uma fraude nos monumentos aos mortos. Também planejam uma farsa para desmascarar o Tenente Pradelle, que tenta fazer fortuna com corpos das vítimas da guerra. Adaptação do romance de Pierre Lemaître, premiado pelo Prix Goncourt em 2013.

10 de julho
O Orgulho
Direção: Yvan Attal
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Comédia dramática – 1h35
Sinopse: Neila Salah cresceu na periferia e sonha em se tornar advogada. Inscrita na grande universidade parisiense de Assas, ela confronta, desde o primeiro dia, Pierre Mazard, professor conhecido por suas provocações e deslizes. Para se desculpar por sua conduta desrespeitosa, Pierre aceita preparar Neila para o prestigioso concurso de eloquência. Cínico e exigente, Pierre pode se tornar o mentor que Neila precisa. Mas é necessário que ambos superem seus preconceitos.

12 de julho
O Poder de Diane
Direção: Fabien Gorgeart
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Comédia – 1h27
Sinopse: Sem hesitação, Diane aceitou carregar o filho de Thomas e Jacques, seus melhores amigos. É nessas circunstâncias, não muito ideais, que ela se apaixona por Fabrizio.

17 de julho
Primavera em Casablanca
Direção: Nabil Ayouch
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Drama – 1h59
Sinopse: Em Casablanca, entre o passado e o presente, cinco destinos estão inconscientemente interligados. Diferentes rostos, diferentes trajetórias, diferentes lutas, mas a mesma busca pela liberdade. E o som de uma revolta que cresce.

19 de julho
Promessa ao Amanhecer
Direção: Eric Barbier
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Biografia/Drama – 2h10
Sinopse: De sua infância difícil na Polônia, passando por sua adolescência sob o sol de Nice, até suas proezas como aviador durante a Segunda Guerra Mundial, Romain Gary viveu uma vida extraordinária. Mas essa ânsia por viver mil vidas e se tornar um grande homem, ele deve a Nina, sua mãe. É o amor louco dessa mãe cativante e excêntrica que fará dele um dos maiores romancistas do século XX. Mas esse amor materno, sem limites, também será seu fardo por toda vida.

24 de julho
A Raposa Má
Direção: Benjamin Renner e Patrick Imbert
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Animação – 1h20
Sinopse: Aqueles que pensam que o campo é um lugar calmo e tranquilo estão muito enganados. Lá, vivem animais especialmente agitados: uma raposa que pensa que é galinha, um coelho que se faz de cegonha e um pato que quer tomar o lugar de Papai Noel. Se você quiser passar férias em um lugar sossegado, não pegue esse caminho!

26 de julho
O Retorno do Herói
Direção: Laurent Tirard
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Comédia – 1h30
Sinopse: Elisabeth é alinhada, séria e honesta. O capitão Neuville é covarde, desleal e sem escrúpulos. Ela o detesta. Ele a despreza. Mas fazendo dele um herói de opereta, ela se torna, sem querer, responsável por uma farsa que logo a arrebatará…

31 de julho
O Último Suspiro
Direção: Daniel Roby
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Ficção científica/Ação – 1h29
Sinopse: No dia em que um nevoeiro misterioso e mortal envolve Paris, sobreviventes se refugiam nos últimos andares e nos telhados dos prédios da capital. Sem eletricidade, comida ou água, uma pequena família tenta sobreviver a essa catástrofe…, mas as horas passam e fica evidente que eles não receberão nenhum tipo de ajuda e para sobreviver será necessário deixar o local e enfrentar a terrível névoa.

urlFonte: Niágara Braga​Usina de Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*