Workshop de Formatação e Gestão de Projetos Culturais em Pelotas


Com o objetivo de qualificar os produtores culturais para participarem do Procultura – 2012 , o escritório do Theatro Sete de Abril promove nos dias 28 e 29 de junho o Workshop de Formatação e Gestão de Projetos Culturais.

Partindo de um panorama do mercado cultural atual, o workshop enfoca diversos temas abordando as principais técnicas de formatação e gestão de projetos culturais e as Leis de Incentivo à Cultura. Ensina de forma prática a concepção estratégica, a escolha dos projetos, o preenchimento de formulários, a elaboração de orçamentos e plano de mídia, a redação e concepção dos projetos de venda, o acompanhamento dos trâmites e as prestações de contas.

Os ministrantes serão Dedé Ribeiro, jornalista, com pós-graduação em produção cultural pela Universidade de Paris I / Sorbonne, na França. Desde 1977, atua como produtora cultural, tendo se responsabilizado por shows e discos de Nei Lisboa, Nelson Coelho e Castro, Totonho Villeroy, entre outros. Foi produtora da Unisinos, diretora da Usina do Gasômetro e Coordenadora Geral do Santander Cultural. Atualmente é mestranda em Artes Visuais na UFRGS, professora na UNISINOS e no Studio Clio e diretora da Liga.

Luiza Pires é bacharel em História pela UFRGS. Foi coordenadora administrativa de importantes projetos e centros culturais, como a Casa de Cultura Mario Quintana e o Santander Cultural. Como diretora da Cult Assessoria e Projetos Culturais e, posteriormente, da Liga, Luiza se responsabilizou por mais de 20 projetos realizados integralmente a partir de leis de incentivo à cultura, municipais, estaduais e federais.

A inscrição para o workshop será gratuita e poderá ser realizada no escritório do Procultura, situado na administração do Theatro Sete de Abril, à rua XV de novembro, 560, no período das 13h às 18h, a partir do dia 18 até 26 de junho. As vagas são limitadas e haverá certificação. O workshop acontecerá dias 28 e 29 de junho, das 09h às 12h e das 14h às 18h no Casarão nº 6, localizado na Praça Coronel Pedro Osório. Sob responsabilidade da SECULT / PROCULTURA.