Eventos de Carnaval começam no próximo sábado em Pelotas

Confira a programação dos Eventos de Carnaval que serão realizados de 03 a 13 de fevereiro de 2018 em Pelotas.

Sábado (3), a Confraria do Samba abre os eventos de Carnaval com apoio da Prefeitura. A concentração está marcada para às 11h, na rua Doutor Cassiano, 313, entre Andrade Neves e 15 de Novembro. O desfile será no Centro, até as 16h.

Ainda no sábado, o tradicional evento Perret Folia garantirá a alegria dos foliões dos bairros Ambrósio Perret , Navegantes, Fátima, Balsa e vizinhança, das 17 às 19h, com concentração na avenida Cidade de Rio Grande, esquina rua Pedro Machado Filho.

Arquivo Ascom
Arquivo Ascom

Dez eventos de Carnaval contam com apoio do Poder Público através de projetos selecionados pelo Edital 014/2017. Até próxima quarta-feira (31), a Secretaria de Cultura (Secult) vai divulgar os trajetos por onde passarão os blocos. A festa popular segue no domingo (4), com a 2ª Muamba dos Amigos do Sereno, no Areal, em frente à empresa Biscoitos Zezé, das 16 às 20h.

Os eventos recomeçam na sexta-feira (9), com Os Bons Tempos de Carnavais, das 17 às 20h, no Mercado Central, Pátio 4. No sábado (10), o Cordão do Ponto Chic, faz a festa das 11 às 14h, na rua Sete de Setembro, com concentração em frente ao Ponto Chic.

No domingo (11), os eventos continuam com o Bloco do Mapa, mostrando o “Resgate aos Antigos Carnavais Ano III”, das 11 às 20h, com concentração na rua 15 de Novembro, esquina Sete de Setembro. O Baile do Bloco Carnavalesco dos Lunáticos será das 11 às 20h, na rua Três de Maio entre Anchieta e Félix da Cunha, e o Bloco Sexta Black, das 12 às 14h, no Largo Edmar Fetter.

A terça-feira (13), o Bonde da Várzea faz a “Volta na Praça”, das 11h às 14h15min, com concentração no Mercado Central pela rua 15 de Novembro. No Areal, a Banda Carnavalesca e Cultural Explosão do Futuro, das 18h às 21h, garante a alegria da comunidade, com o tema Crianças no Areal levando Paz através da Cultura Popular. A concentração é na avenida Domingos de Almeida, esquina rua Comendador Rafael Mazza. A programação dos eventos foi divulgada pela gerente de Manifestações Populares da Secult, Helenira Brasil.

Leia também: Carnaval 2018 já tem programação definida em Pelotas

Passarela da Doce Folia
A Doce Folia 2018 começa na tarde de sábado (10), com o desfile da Banda Empolgação, às 17h, na passarela do Porto. A programação prossegue com a Banda Cruzmaltense (19h); Bloco Integração, Saúde e Educação (21h); Banda Carnavalesca Jacaré da Lagoa (22h); Bloco Burlesco Mafa do Colono (23h20min); Bloco Burlesco Bafo da Onça (00h30min); Bloco Burlesco Tesoura da Tiradentes (1h40min); Bloco Burlesco Bruxa da Várzea (2h50min); e Bloco Burlesco Candinhas da Cerquinha (4h).

Domingo (11), a passarela contará com a Banda Cultural e Comunitária Explosão (18h30min); Bloco Infantil Super Pateta (19h30min); Escola de Samba Mirim Águia de Ouro (20h30min); Escola de Samba Mirim Ramirinho (21h30min); Banda Carnavalesca Leocádia (22h40min); Banda Carnavalesca Dona da Noite (23h50min); e Banda Carnavalesca Xavabanda (1h).

Segunda-feira (12), encerra-se o Carnaval na passarela, com desfile da Banda Lobos da Cerca (21h); Bloco da Paz e Clubes Sociais (22h10min); Banda Carnavalesca Entre a Cruz e a Espada (23h20min); Escola de Samba Academia do Samba (00h40min); Banda Carnavalesca Ki-Bandaço (1h50min); Banda Carnavalesca Família (3h); e Banda Carnavalesca Meta (4h10min).

Venda de ingressos
Os ingressos para a Doce Folia 2018 podem ser adquiridos na Banca 56 do Mercado Central, onde a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) está estabelecida para contato com o público, diariamente, das 14h às 18h.

A Banca é o ponto de vendas de cadeiras, mesas e camarotes para 15 pessoas, parcelados em até quatro vezes nos cartões de crédito, ao preço de R$ 1 mil.

Fonte: pelotas.com.br
Por Tânia Magalhães

Confira os 10 eventos que integram o Carnaval 2018 em Pelotas

Bloco do Mapa, Bloco Carnavalesco dos Lunáticos e Bloco Sexta Black estão entre os dez projetos inscritos no processo seletivo do Edital 014/2017 que receberão apoio financeiro.

Com interesse em apoiar financeiramente projetos na área de Manifestações Populares, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), realizou processo seletivo para eventos de Carnaval e divulga os dez eventos selecionados para receber o apoio. O edital 014/2017 regula a iniciativa, que tem objetivo de fomentar a festa popular e seus agentes culturais, de forma democrática e acessível aos interessados.

Foto: Rafa Marin - Ascom
Foto: Rafa Marin – Ascom

Os eventos aprovados no processo seletivo são: Oerret Folia 2018; 2ª Muamba dos Amigos do Sereno; Os Bons Tempor de Carnavais; Cordão do Ponto Chic; Bloco do Mapa – Resgate aos Antigos Carnavais Ano III; Baile do Bloco Carnavalesco dos Lunáticos; A Volta na Praça do Bonde da Várzea; Banda Carnavalesca e Cultural Explosão do Futuro – desfile infantil pela Paz; Confraria do Samba – Carnaval do Rio; Bloco Sexta Black.

Cada evento receberá R$ 3 mil, de acordo com o Programa Economia da Cultura e Diversidade. A seleção objetiva, de acordo com o edital, financiar projetos que tenham como território qualquer logradouro de Pelotas e que o evento seja entre os dias 1º e 13 de fevereiro de 2018 e se realizem entre as 10h e as 20h.

Leia também: Carnaval 2018 já tem programação definida em Pelotas

Os eventos serão realizados nos seguintes locais:

* Perret Folia 2018: nas principais ruas do bairro Ambrósio Perret;
* 2ª Muamba dos Amigos do Sereno: final da avenida Domingos de Almeida (Areal);
* Os Bons Tempos de Carnavais: baile da terceira idade no interior do Mercado Central:
* Cordão do Ponto Chic: desfile no Centro da cidade;
* Bloco do Mapa: desfile na rua 15 de Novembro;
* Baile do Bloco Carnavalesco dos Lunáticos: Praça da Faculdade de Direito UFPel (rua Três de Maio);
* Bonde da Várzea: Volta na praça Coronel Pedro Osório;
* Banda Carnavalesca e Cultural Explosão do Futuro: desfile no Areal;
* Confraria do Samba: desfile do bloco no Centro da cidade;
* Bloco Sexta Black: saída do Largo do Mercado e volta na praça Coronel Pedro Osório.

A Secult organiza o mapa individual de cada evento, com locais e horários. A divulgação é esperada para esta semana.

Fonte: pelotas.com.br