Comida de Rua será realizado dias 26 e 27 de maio no Parque Una

Comida de Rua, adiado devido à instabilidade climática, o evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio, no Parque Una em Pelotas.

Quem planejava aproveitar o feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio) no Comida de Rua Pelotas, vai precisar esperar um pouco mais. Em função da instabilidade climática e previsão de chuva para esta semana, a organização do evento decidiu transferir a sua realização para os dias 26 e 27 de maio, no Parque Una.

O Comida de Rua Pelotas, que ocorrerá das 12h às 22h, terá a participação de 13 estabelecimentos gastronômicos de Pelotas. Saiba quais são eles:

– Bar da Lua
– Javali Beer
– Mira Cafeteria
– Madre Mia
– Yba Açaí Posto XV
– Brownie do Bira
– Trip Burger
– Confraria do Espetinho
– Goordas Chiviteria
– Pub372
– Madalena Cocktail Bar
– Casa Recuerdos Eventos
– Doçaria Fran’s

O evento é promovido pela Associação dos Serviços de Alimentação da Costa Doce. Mais informações sobre o cancelamento podem ser verificadas na página do evento.

Fonte: pelotas.com.br

2ª edição da Rota Gastronômica acontece em Pelotas

De 3 a 14 de abril de 2018 Pelotas recebe a 2ª edição da Rota Gastronômica, onde os visitantes poderão participar de cursos de culinária gratuitos e degustar produtos típicos do outono em bancas distribuídas no interior da loja do Supermercado Guanabara.

29597623_1508718882572257_6519869274042098359_nO evento contará com estantes de 12 fornecedores, que terão a disposição vinhos, cervejas, chocolates, cafés, queijos, pães e aperitivos. Junto à programação da Rota acontecerão cursos de culinária gratuitos para os clientes, ministrados por chefs locais. Os profissionais irão apresentar receitas fáceis que podem ser levadas para o dia-a-dia dos clientes e dicas de harmonização de bebidas.

As atividades iniciam nesta sexta-feira (6) com o chef do Bistrô Pelotense, Marcio Ávila, e no sábado (7), é a vez do Juliano Krüger, da Aromata Gourmeteria e Bistro. Dia 13, o curso será ministrado pelo professor do curso de gastronomia do Senac, Bryan Chaplin, e dia 14 pela chef Aline Dias, do Madalena Cocktail Bar. As inscrições podem ser feitas 30 minutos antes de cada curso, diretamente na loja localizada na rua Dom Pedro II, 1155.

2ª edição da Rota Gastronômica – Supermercado Guanabara
Data: de 3 a 14 de abril de 2018
Horário: Segunda a sábado das 8h às 21h30 e domingo das 8h às 19h
Local: Supermercado Guanabara – Rua Dom Pedro II, 1155 – Pelotas RS
Atividade Gratuita

Posto São José investe em ações que incentivam uma melhor qualidade de vida

O Posto São José, filial da Félix da Cunha, iniciou 2018 passando a ser o primeiro Posto de Gasolina do Rio Grande do Sul a abrir mão da venda de cigarros.

psj ecultNa quinta-feira, 21 de dezembro de 2017, a filial da Félix da Cunha do PSJ recebeu a visita da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, junto com representantes da Câmara Pelotense de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas – UCPel. Paula cumprimentou o proprietário Marcelo Riemke pela adesão à proposta.

Iniciado 2018 o estabelecimento adere definitivamente à campanha Fumo Zero – um dos ramos do Programa UCPel Mais Saudável, desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas e coordenado pelo médico homeopata e professor Roni Quevedo. O vereador Daniel Trzeciak esteve presente e é um dos apoiadores da campanha Fumo Zero.

“O Brasil precisa de bons exemplos. Renunciar a receita em prol da saúde é um exemplo positivo que privilegia a qualidade de vida”, afirmou a prefeita Paula.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

FumoZero – Relembre
No dia 29 de agosto de 2017, o PSJ aderiu ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, abrindo sua loja de conveniências sem nenhuma carteira de cigarros em seus expositores, consecutivamente, não efetuando vendas de fumo durante todo o dia. A ação foi uma parceria com a Universidade Católica, através do Programa Ucpel Mais Saudável, incentivando o Dia Nacional de Combate do Fumo.

Cardápio Mais Saudável
O posto conta com padaria própria, diversos produtos de qualidade, espaço lounge e recentemente vem investindo em opções gastronômicas que proporcionem praticidade e alimentos saudáveis para seus clientes. Entre os pratos que já estão sendo oferecidos, estão: sanduíche natural, ovos mexidos, tapioca, crepioca, suco natural de laranja, açaí na tigela, tortas e empanadas integrais e veganas.

vc + bike
Reinaugurado a pouco mais de um ano após uma reforma completa, o PSJ da Félix da Cunha oferece um sistema de calibração para os ciclistas da cidade e um serviço de empréstimo de bicicletas, que devido ao sucesso, deverá ser ampliado em breve.

Beerfest movimenta a Colônia de Pelotas em outubro

Festival de cerveja artesanal promete diversão, confraternização e entretenimento para toda a família na Colônia de Pelotas.

FJ-0001-16_LOGOTIPO FESTIVAL CERVEJA-COR PELE-2-01Dia 29 de outubro de 2017 será um dia especial para a Colônia de Pelotas. Mais especificamente, para a Casa Gruppelli, que recebe a 1ª edição do Beerfest, festival de cerveja artesanal que promete movimentar a região com diversidade de chopes, música, entretenimento, artesanato e muito mais.

Organizado pela Yes Multicomunicação, o principal objetivo do Beerfest é apresentar uma proposta diferente, em um local repleto de natureza e com programação para a família toda. Alheio às quase 15 cervejarias gaúchas já confirmadas, o festival promete variedade de foodtrucks, almoço colonial, artesanato, bandas alemãs e de pop rock, produtos regionais e tours para apreciar a beleza natural do lugar.

Os ingressos já estão à disposição, no 1º lote a R$ 10 na Studio CDs e no Bazar da Cerveja. O evento ocorre dia 29 de outubro, das 10 às 22h, na Casa Grupelli, na Colônia de Pelotas, e contará com transporte próprio para ida e retorno. O Beerfest tem apoio cultural do Sicredi e da Emater.

Para mais informações, acesse o evento oficial no Facebook.

Música, Food Trucks e Ofertas num único evento em Pelotas

Budweiser Curtisom une Música ao Vivo, Food Trucks e descontos especiais em Pelotas, nesta sexta-feira (07/07), pós 19h. O evento é alusivo a abertura das comemorações de 50 anos do PSJ.

Todo esse movimento acontece no Posto São José – filial da rua Félix da Cunha (esquina General Telles até a esquina Anchieta) e já é a sexta edição de evento de rua promovido pelo posto. A data, 7 de julho, é aniversário de 205 anos da cidade de Pelotas e também aniversário de 1 ano do PSJ da Félix.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

As atrações musicais são os músicos Pablo Itturriet, Henry Oppelt e DJ Anderson Lisboa. Já nas opções gastronômicas o evento conta com: Delícias da Peña, Pokochurros, La Chiviteria, Black Box, Bistrô da Estação, Dom Bom, Sushi M e o Chopp Brahma.
Saiba mais através do evento no facebook.

Desconto na Gasolina

Nesta sexta-feira (07/07), das 8h às 19h, a gasolina comum será oferecida num valor que é um presente para os clientes, curta a página do PSJ no facebook e saiba primeiro sobre a promoção. O evento conta também com descontos especiais na loja AmPm, o já reconhecido café expresso solidário (onde todo o valor arrecadado vai integralmente para a ONG SOS Animais), além dos já mencionados Food Trucks e música ao vivo.

PSJ Filial Félix da Cunha
Reinaugurado no dia 7 de julho de 2016, após ser totalmente reformado, o posto conta com uma estrutura moderna e ecoeficiente, contando com aproveitamento da água da chuva, energia solar e estímulo a meios de transporte sustentáveis.

Localizado na zona central da cidade (apenas duas quadras da praça Coronel Pedro Osório e três quadras do Mercado Central) e costeado pela ciclofaixa da rua Felix da Cunha, o posto oferece um sistema sistema de calibração para os ciclistas da cidade.

19693603_1472593239470465_196036237444780363_o

Roteiro noturno de turismo e gastronomia será elaborado em Pelotas

Serão criadas estratégias de promoção, adesivos de fachada, divulgação em mídias digitais e impressas, entre outras ações, para promover o futuro Roteiro noturno de turismo e gastronomia em Pelotas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) estão elaborando um roteiro noturno de turismo e gastronomia para promover o turismo de experiência, com serviços qualificados ao turista e morador. Representantes da Sdet e da Câmara Técnica de Promoção e Comercialização do Comtur já receberam os proprietários de dez estabelecimentos noturnos para iniciar o projeto.

Serão criadas estratégias de promoção, adesivos de fachada, divulgação em mídias digitais e impressas, rota no aplicativo Pelotas Tem, comercialização de pacotes pelas agências de turismo e capacitação do Sebrae. A ação faz parte do Plano Municipal de Turismo, lançado em 19 de abril.

O próximo passo é a construção do nome e da identidade visual do roteiro, em reuniões técnicas que se iniciam na próxima semana.

Os empreendimentos participantes são: Bazar da Cerveja, Bem Brasil, Confraria do Espetinho, Johnnie Jack, Madre Mia!, Praça 7, Pub 372, Recuerdos Restaurante e Eventos, The Kraken Pub e Yba Açaí. Outros bares interessados podem buscar mais informações junto à Sdet, no Pelotas Parque Tecnológico (avenida Domingos de Almeira, 1.785), ou pelo telefone (53) 3225-7755.

Mais opções gastronômicas, menos presença online
O projeto vai ao encontro de um estudo, realizado pela Sdet no início do ano, para compreender o nível de representatividade da divulgação e da comercialização de Pelotas no ambiente online. Foram realizadas comparações com o conteúdo disponível de outros destinos, como Gramado, case de sucesso no Estado, e outros municípios que possuem porte semelhante, como Caxias do Sul e Rio Grande.

Baseado nos números de 2016, o resultado surpreendeu a equipe: enquanto Gramado possuía 178 estabelecimentos, Caxias 147 e Rio Grande 52, Pelotas apresentava mais oferta de opções gastronômicas (253). No entanto, o município tinha a terceira menor presença online em sites de avaliação, por exemplo. A partir daí surgiu a necessidade de organizar um produto para fomentar a comercialização e o fortalecimento do setor de gastronomia.

Fonte: pelotas.com.br

Um daqueles armazéns de época em Pelotas

Aberta há dois anos, a Casa surgiu como fruto da paixão pela gastronomia e pelas antiguidades.

Por Calvin Cousin

As antigas vendas e armazéns tinham um interessante papel na dinâmica social da localidade em que estavam inseridas. Nelas, além de obterem produtos para seu cotidiano, os clientes interagiam uns com os outros, colorindo aqueles espaços com histórias e lembranças que podem despertar uma nostalgia desmedida. Pontos com tal finalidade talvez tenham entrado em extinção no cenário urbano, mas eis que existe, na esquina das ruas General Osório com Pinto Bandeira, a Casa Bender, que invoca a ideia de um armazém antigo.

Um espaço pequeno, de fachada rústica, a venda é repleta de objetos vintage que reforçam a aura nostálgica: rádios, geladeiras, balanças e baleiros antigos, uma máquina registradora que já foi de um armazém e um balcão que já foi de uma chapelaria. As prateleiras exibem azeites, cervejas (muitas artesanais), sucos em garrafas de vidro, vinhos, temperos, potes de conservas e queijos, enquanto salames e carnes pendem do teto. Aberta há dois anos, a Casa surgiu como fruto da paixão pela gastronomia e pelas antiguidades que seu proprietário, Fabrício Bender, nutre.

Um espaço de convivência que remete ao passado (foto: Divulgação)
Um espaço de convivência que remete ao passado (foto: Divulgação)

Originalmente um espaço para a venda de produtos gastronômicos de qualidade, o estabelecimento se tornou um local aonde os clientes iam para consumir dentro da própria Casa, fossem bebidas, sanduíches, tábuas de frios ou outros alimentos. Graças ao espaço enxuto, se fez necessária uma ampliação para atender a demanda e, dessa forma, recentemente o armazém abriu um espaço de convivência no outro lado da rua. “Surgiu a oportunidade de, na casa da frente, abrirmos um segundo espaço, então conseguimos dar essa separada. Aqui ficou a venda dos produtos e lá, o consumo” conta Fabrício. O espaço de convivência, consideravelmente maior que o armazém, conta com diversas torneiras de chope e mesas dispostas na calçada em frente, com a ideia de resgatar sentimentos e tradições que ficaram no passado, além de fazer com que os clientes tenham maior contato com os funcionários e que se sintam satisfatoriamente atendidos. “Estamos abrindo um leque muito grande para aqueles que querem fazer algo diferenciado, que amam gastronomia, que gostam de cervejas artesanais e de vinhos de qualidade.”

Além do serviço de restaurante e venda, a Casa já realizou três edições de cursos de cerveja artesanal e participou de feiras de comida de rua, individuais e com parceiros em eventos maiores – como foi o caso das três edições que participou do Beer&Food. A Casa também já abriu suas portas para um evento da Harley-Davidson, empresa de motocicletas, e eventualmente conta com música ao vivo em seu espaço de convivência, dando preferência para o blues e artistas da região.

Abusando de recortes do passado que despertam familiaridade em qualquer visitante que tenha frequentado legítimas vendas antigas ou não, a Casa Bender tem a proposta, assim como suas antecessoras, de ser um espaço aconchegante e de interação entre os clientes: “A ideia é que as pessoas venham e se sintam acolhidas. Têm que chegar, curtir e se sentir em casa.”

Casa Bender – armazém de secos e molhados
Endereço: Rua General Osório, 1250
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h ao meio dia e das 15h às 21h. Fecha aos domingos.
Contato: Pelo site casabender.com.br

__________

14264149_830693777030502_5101510297978826840_nCalvin Cousin é estudante no sexto semestre de Jornalismo na UFPel. Não acredita em horóscopo, mas é aquariano com Vênus em Peixes.

 

Sorvete Probiótico de Butiá é desenvolvido em Pelotas

Um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveu uma formulação de sorvete probiótico de Butiá.

Os estudos iniciaram em 2015 com a otimização de formulações de sorvete de butiá. A pesquisa tinha o propósito de desenvolver uma sobremesa que agregasse o sabor e os fitoquímicos presentes no butiá, além da suplementação com bactéria probiótica.

Foto: Ilustração/Internet
Foto: Ilustração/Internet

“Essa proposta promove integração social, econômica e ambiental, à medida que estamos propondo uma sobremesa com características funcionais a partir de um fruto nativo da região”, destaca Claudio Cruxen, um dos pós-graduandos envolvidos no projeto.

O butiá é um fruto rico em vitamina C, carotenóides e compostos fenólicos que apresentam diferentes efeitos biológicos, como atividade antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e vasodilatadora. Bactérias probióticas são micro-organismos que, após colonizar o intestino humano, podem propiciar vários benefícios dentre eles: atividade antimicrobiana, redução da intolerância a lactose, prevenção e redução no desenvolvimento de diarreias, prevenção de doença inflamatória no intestino e efeito hipocolesterolêmico.

De acordo com o professor Fábio Chaves, o grupo conseguiu alcançar os objetivos propostos. “O produto foi altamente aceito do ponto de vista sensorial e, além disso, apresentou potencial probiótico confirmado pela viabilidade de B. lactis (Bl-04) e manutenção dos compostos bioativos, mas principalmente de flavonoides e carotenoides durante os 90 dias de armazenamento a -18 °C”.

O grupo de pesquisadores que desenvolveu a formulação de sorvete probiótico de butiá é formado pelos pós-graduandos Claudio Cruxen, Jéssica Hoffmann, Giovana Zandoná e pelos professores Ângela Maria Fiorentini, Fábio Chaves e Cesar Rombaldi. Eles ainda publicaram o trabalho “Probiotic butiá (Butia odorata) ice cream: development, characterization, stability of bioactive compounds, and viability of Bifidobacterium lactis during storage” no periódico LWT – Food Science and Technology.

O artigo pode ser acessado neste link.

Mais informações estão no site do PPG em Alimentos.

Bossa in Chu apresenta projeto musical Musaic em Pelotas

Em seu aniversário de 5 anos, o Chu Restaurante abrirá na terça-feira, dia 29 de novembro, para comemorar a data com uma noite muito especial com a presença da banda Musaic interpretando canções bossa nova e MPB.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O projeto musical Musaic é composto por Rafaela Grazziotin, Miro Machado e Renato Popó e possui um repertório amplo que reúne músicas do clássico ao jazz e instrumentações musicais diversas, vocal ou instrumental. Na noite de apresentação do aniversário do Chu, se juntam a eles o baixista convidado Carlos de Césaro para um setlist eclético de bossa nova e MPB.

Com um menu com entrada, dois pratos e sobremesa que reflete o requinte e sabores do local ao longo desses anos a n O evento tem como entrada o custo de R$ 95 dando direito ao menu especial da noite completo (bebidas não estão inclusas). Reservas podem ser feitas pelo fone (53) 32.250.250.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Aniversário Chu 5 Anos: Bossa in CHU
Com apresentação da banda Musaic
Quando? 29/11 – a partir das 20h
Onde? Restaurante Chu – Andrade Neves, 3800 – Pelotas/RS
Valores: R$ 95 por pessoa (bebidas não incluídas)

Confira o cardápio da noite
Entrada:
Salada de folhas verdes, pêssegos tostados, queijo colonial e crocante de copa.
Pratos:
1. Pescada amarela, espinafre, shitake e alho poró, regados ao molho de coco.
2. Ojo de bife, purê de ervilhas orgânicas, batata doce, cebola assada e picles de repolho roxo.
Sobremesa:
Bolo de castanha do Brasil, espuma de chocolate amargo, origoni e sorvete cítrico.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Chu
Criado pelo casal empreendedor Fernando e Cláudia Manta, o Chu foi inaugurado em Pelotas em novembro de 2011 com projeto arquitetônico de Rudelger Leitzke. No conceito, o equilíbrio entre o passado e presente. O prédio, um antigo curtume construído no século XIX, renasce para o nosso século com a preservação da estrutura de madeira das tesouras do telhado, dos tijolos originais e das linhas principais da fachada e nele são acrescidos inusitados elementos, como uma velha estrutura de zinco de um silo de armazenagem de grãos que marca o acesso principal e no interior, o revestimento de tetos e paredes de algumas salas são lonas de caminhão reaproveitadas. Esta mistura traz a contemporaneidade com a utilização de objetos e móveis de reconhecidos e premiados desenhos como as cadeiras italianas Holly, de plástico injetado para as mesas menores e para a mesa central de dez lugares, as cadeiras Navy, de alumínio, criadas para a marinha americana em 1944. Outros objetos foram desenhados pelo próprio arquiteto, como as mesas de pés de ferro com tampo de pinho de araucária – fazendo referência às antigas távolas, biombos de madeira ripada, permitindo concomitantemente transparência e privacidade e os aparadores para as louças, de madeira com pintura em listras em preto e branco como as paredes do salão principal e o teto da cozinha central.

Pelotas reúne Música, Food Trucks e Ofertas num único evento

O Posto São José realizará evento especial nesta sexta-feira (25), na filial da rua Félix da Cunha (esquina General Telles até a esquina Anchieta), com Food Trucks e Música ao Vivo a partir das 19h e super oferta na gasolina comum das 6h30min até 0h.

Foto: Deco Rodrigues
Foto: Deco Rodrigues

A música ao vivo ficará por conta de Mateus Almeida, no melhor estilo voz e violão. Nos Food Truks as opções gastronômicas serão, La Chiviteria, República Burgers, Gourmetto, Brownie do Bira e Chopp 35.

O evento faz parte da Double Friday PSJ, ação que na sexta-feira passada (18/11) ofertou gasolina comum no valor de R$3,799 o litro, e nesta sexta (25/11) promete um valor ainda menor. O evento conta também com café expresso cortesia, descontos especiais na loja AmPm, além dos já mencionados Encontro de Food Trucks e música ao vivo.

Saiba mais através do evento no facebook.

14054253_1150855794977546_8112646438658064257_nPSJ Filial Félix da Cunha
Reinaugurado no dia 7 de julho, data do aniversário de Pelotas, após um reforma total, o posto conta com uma estrutura moderna e ecoeficiente, contando com aproveitamento da água da chuva, energia solar e estímulo a meios de transporte sustentáveis, como empréstimo de bikes.

Localizado na zona central da cidade (apenas duas quadras da praça Coronel Pedro Osório e três quadras do Mercado Central) e costeado pela ciclofaixa da rua Felix da Cunha, o posto oferece um sistema de empréstimo de bicicletas (saiba mais clicando aqui) e sistema de calibração para os ciclistas da cidade.