Posto São José investe em ações que incentivam uma melhor qualidade de vida

O Posto São José, filial da Félix da Cunha, iniciou 2018 passando a ser o primeiro Posto de Gasolina do Rio Grande do Sul a abrir mão da venda de cigarros.

psj ecultNa quinta-feira, 21 de dezembro de 2017, a filial da Félix da Cunha do PSJ recebeu a visita da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, junto com representantes da Câmara Pelotense de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas – UCPel. Paula cumprimentou o proprietário Marcelo Riemke pela adesão à proposta.

Iniciado 2018 o estabelecimento adere definitivamente à campanha Fumo Zero – um dos ramos do Programa UCPel Mais Saudável, desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas e coordenado pelo médico homeopata e professor Roni Quevedo. O vereador Daniel Trzeciak esteve presente e é um dos apoiadores da campanha Fumo Zero.

“O Brasil precisa de bons exemplos. Renunciar a receita em prol da saúde é um exemplo positivo que privilegia a qualidade de vida”, afirmou a prefeita Paula.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

FumoZero – Relembre
No dia 29 de agosto de 2017, o PSJ aderiu ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, abrindo sua loja de conveniências sem nenhuma carteira de cigarros em seus expositores, consecutivamente, não efetuando vendas de fumo durante todo o dia. A ação foi uma parceria com a Universidade Católica, através do Programa Ucpel Mais Saudável, incentivando o Dia Nacional de Combate do Fumo.

Cardápio Mais Saudável
O posto conta com padaria própria, diversos produtos de qualidade, espaço lounge e recentemente vem investindo em opções gastronômicas que proporcionem praticidade e alimentos saudáveis para seus clientes. Entre os pratos que já estão sendo oferecidos, estão: sanduíche natural, ovos mexidos, tapioca, crepioca, suco natural de laranja, açaí na tigela, tortas e empanadas integrais e veganas.

vc + bike
Reinaugurado a pouco mais de um ano após uma reforma completa, o PSJ da Félix da Cunha oferece um sistema de calibração para os ciclistas da cidade e um serviço de empréstimo de bicicletas, que devido ao sucesso, deverá ser ampliado em breve.

Consciência psíquica, física e espiritual são temas de Jornada em Pelotas

Jornada Ativando o Corpo Energético no espaço de convivência Seu Quintal e Jornada Heart Expansion no Sitio Amoreza

Foto: Virada Zen
Foto: Virada Zen

No dia 26 de Janeiro, às 19h30 no espaço de convivência Seu Quintal, vai acontecer a Jornada Ativando o Corpo Energético com a instrutora e psicóloga Patricia Camelatto. A Jornada vai compreender uma abordagem múltipla do corpo, despertando e conscientizando-o de suas potências. As práticas corporais são movimentos energéticos do conhecimento da tradição Tolteca do México antigo, passados através do xamã D.Juan de Matus para o antropólogo, pesquisador e escritor Carlos Castaneda e a jornada xamânica com buffalo drum (tambor) que é uma prática de origem dos nativos americanos e siberianos que dão acesso a força vital através de seu ritmo produzindo níveis de relaxamento profundo conectando principalmente com o coração que segundo a Medicina Chinesa é a expressão do shen (mente/espírito).

O objetivo da jornada é para a liberdade da expansão da nossa percepção e o alinhamento dos centros vitais energéticos que são técnicas de respiração e visualização guiada que nos dão acesso ao silêncio interior e a conexão com nosso propósito. Segundo Patricia Camelatto “o nosso corpo é uma floresta e nele habitam montanhas, cachoeiras, micróbios, paisagens infinitas que ecoam nossos percursos de vida. O corpo é como a natureza, experimenta erupções, tsunamis, sublevações. O terremoto está no corpo e pouco sabemos dos seus ritmos e ignoramos suas paisagens.”
O propósito da Jornada Ativando o Corpo Energético é reconectar a consciência psíquica, física e espiritual.

Todas as faculdades, possibilidades e realizações do xamanismo, das mais simples às mais espantosas, estão no próprio corpo humano.” Carlos Castaneda

Foto: Daniela Pinheiro
Foto: Daniela Pinheiro

Patricia Camelatto que irá conduzir a jornada é natural de Pelotas e atualmente vive em São Paulo. Mestre em Psicologia Clinica pela PUC-SP e Pós Graduada em Medicina Chinesa pela ETOSP. Instrutora credenciada dos movimentos energéticos pela Being Energy (EUA) e instrutora de Tensegridade do grupo de práticas TAO do Nagual. Trabalha com atendimento clínico e pesquisa em São Paulo, privilegiando os espaços relacionais entre a clínica, o corpo, a arte, a filosofia, a Medicina Chinesa e o conhecimento do xamanismo Tolteca. Ministrou as jornadas no evento internacional NeoTribes, na escola Perestroika de SP, na Virada Zen de SP, na Virada Sustentável de SP, no Museu da Casa Brasileira SP, entre outros. É sócio-fundadora junto com Daniela Pinheiro do coletivo de arte Kinguio CasaArtStudio em SP. Entre os lugares que os trabalhos foram expostos destacam-se:  8° Bienal do Mercosul de Porto Alegre; no Projeto Curta MIS  (Museu da Imagem e do Som de SP), FEIA (Festival do Instituto de Artes da Unicamp), Expofau (Faculdade de Arquitetura da USP), Virada Sustentável de SP; Exposição Internacional Multitude no Sesc Pompéia; Virada Cultural de São Paulo no Sesc Pompéia; entre outros.

“Recomendo a jornada para todos os corpos e idades; são práticas que dão vitalidade, propósito e consciência para o silêncio interior”, comenta a psicóloga.

Para quem quiser se aprofundar mais no conhecimento da cosmovisão do México Antigo da Linhagem Tolteca, haverá no dia 05 de Fevereiro no Sitio Amoreza (Morro Redondo) a Jornada Heart Expansion com os movimentos corporais energéticos e jornada com o Buffalo Drum com ensinamentos e práticas na natureza com o propósito da expansão da percepção do coração.

Jornada Ativando o Corpo Energético
Dia: 26 de janeiro
Horário: 19h30 às 21h30
Onde: Seu Quintal
Endereço: R. Simon Bolivar, 1233, Residencial Las Acácias, Bairro Laranjal
Vagas limitadas
Mais informações e inscrições: seuquintaldecoracao@gmail.com

Jornada Heart Expansion
Dia: 05 de fevereiro
Onde: Sitio Amoreza
Vagas Limitadas
Mais informações e inscrições: sitioamoreza@gmail.com

Foto: Ihateflash
Foto: Ihateflash

Canal Manual do Homem Moderno lança série “Novembro Azul”

Manual do Homem Moderno lança série-documentário “Novembro Azul” e discute a importância do cuidado com a saúde masculina.

Dividida em seis episódios, série aborda o tema de forma descomplicada e incisiva, e conta com a participação de especialistas como o médico Jairo Bouer.

Embora se arrisquem mais em acidentes de trabalho, sejam maioria entre viciados em álcool, cigarro e entorpecentes, além de mais propensos a problemas de coração e casos de suicídio por consequência de problemas psicológicos – como a depressão –, os homens no Brasil e no mundo continuam sem dar a devida importância aos cuidados com a própria saúde, o que comprova uma expectativa de vida 7,3 anos menor do que a das mulheres, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essa disparidade fez com que, em 2010, o governo federal criasse o Movimento pela Saúde Masculina, que circulou o Brasil atendendo e conscientizando homens para aumentarem seus cuidados com a saúde. Ganharam força temas como andropausa, disfunção erétil e câncer de próstata. Esse último, mais relevante em função de ser uma das principais causas de morte entre os homens no Brasil e no mundo. Esse é a partida para a série-documentário “Novembro Azul”, que estreia no canal dia 31 de outubro e é idealizada e produzida pela equipe do Manual do Homem Moderno, maior canal do Youtube especializado 100% no universo masculino.


Com sete episódios de seis minutos cada, o documentário é inspirado na campanha Novembro Azul – criada na Austrália em 2003 e realizada por diversas entidades para conscientização com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Como um canal que conversa diretamente com o público masculino, já apoiamos o Novembro Azul há algum tempo e por mais que nossa pegada seja o humor, percebemos que existem assuntos que precisam ser trazidos à tona e serem abordados com mais seriedade. Daí surgiu a ideia da série”, conta Eddie Castro, apresentador e um dos fundadores do canal MHM. “Conversamos muito para alinhar o conceito e os temas que seriam abordados, não era para ser vlog nem dicas divertidas, mas um conteúdo denso e informativo, até para que o alcance seja maior”, completa.

Com conteúdo original, identidade visual e editorial próprios, a série “Novembro Azul” terá a participação de especialistas na área como urologistas e sexólogos, além de contar com depoimentos de homens afetados, seja por doenças ou acidentes ocasionados pela negligência com a saúde. “A intenção é fazer com que os espectadores se conscientizem da necessidade dos exames regulares e ajuda profissional”, explica Ed.

De acordo com Leonardo Filomeno, também apresentador e fundador do canal, foram dois meses entre pesquisa, produção e finalização dos vídeos do projeto. “Estudamos muito o assunto e buscamos profissionais que são referência na área, como o Dr. Jairo Bouer, que já havia participado com a gente no canal e foi muito receptivo a ideia do documentário. Queremos que o Novembro Azul cresça e realmente contribua para a essa conscientização”.

Os seis vídeos do projeto “Novembro Azul” serão postados no canal do dia 31 de outubro até o dia 5 de novembro, sempre um por dia. Para acompanhar, acesse: www.youtube.com/user/ManualHomemModerno.

FICHA TÉCNICA:
Novembro Azul – Manual Do Homem Moderno
Apresentação: Edson Castro e Leonardo Filomeno
Direção: Gustavo Cruz
Roteiro: Edson Castro
Direção fotográfica: Wallison Felicio
Assistente de direção: Júlia Ramia
Montagem: Gustavo Cruz
Apoio: Youtube Space SP

Mobilizados pela necessidade de falar diretamente com o público masculino, livres de machismos ou preconceitos, os jornalistas Eddie Castro e Leo Filomeno decidiram criar seu próprio conteúdo. Desde 2012, a dupla promove uma conversa franca e sincera com seu público, abordando assuntos que variam de saúde masculina a lifestyle.

Fonte| Manual do Homem Moderno