Renã Burkert, o primeiro Pelotense a integrar o Cirque du Soleil

De Pelotas para o Mundo, Renã Burkert embarcou para a Alemanha no último dia 23 de junho, para integrar o espetáculo Sonor, onde passou pela montagem do novo número de Roda Cyr criado a partir de suas técnicas.

Iniciando em 2004 no grupo de Capoeira Filhos da Roda. Na sequencia Renã integrou o Grupo Tholl, fundou o grupo Conexão, entrou para o time de artistas do Beto Carrero Word e conquistou o 5º lugar no World Championships 2016 in Wheel Gymnastics.

Foto Arquivo Pessoal
Foto Arquivo Pessoal

Trajetória
Renã fez parte do grupo de capoeira Filhos da Roda durante 4 anos, saindo em 2007 quando entrou para o Grupo Tholl onde teve o primeiro contato com a Roda Cyr, e a partir daí começou a treinar e se dedicar a esta técnica, tendo suas primeiras lições através de vídeos da internet, pois na época era uma modalidade pouquíssimo conhecida no Brasil.

Beto Carrero - Arquivo Pessoal
Beto Carrero – Arquivo Pessoal

Em 2010 criou o Grupo Sincronia, que em seguida passou a se chamar Conexão, e ganhar espaço na cidade e região com animações a apresentações do espetáculo Eletro Cirque. Já em 2013, foi chamado para integrar os shows do Parque Beto Carrero Word onde ganhou visibilidade e intensificou sua rotina de treinamentos sempre buscando evoluir e aprimorar seu número solo.

5º lugar no World Championships 2016 in Wheel Gymnastics
5º lugar no World Championships 2016 in Wheel Gymnastics

No ano de 2016 com muita determinação e dificuldade conseguiu representar o Brasil no Campeonato Mundial de Rodas, em Cincinnati, EUA, conquistando o 5º lugar na modalidade Cyr Whee e colocando o Brasil como referência no topo da ginastica de Rodas.

Após o título do campeonato mundial Renã redobrou sua rotina de treinos pois queria ainda mais, sempre acreditou que precisava ser o melhor naquilo que se propôs desenvolver, foi quando em março de 2018 resolveu participar do teste para o Cirque du Soleil, sendo selecionado para integrar o núcleo de Casting.

Ranã - Cirque du Soleil
Ranã – Cirque du Soleil

No dia 19 de junho de 2018 recebeu um e-mail com instruções para assinatura de contrato e confirmação de dados de passagens, vindo a embarcar para a Alemanha do último dia 23 de junho para integrar o espetáculo Sonor, onde passou pela montagem do novo número de Roda Cyr criado a partir de suas técnicas, para ser apresentado em um cruzeiro pela Europa a bordo do navio na MSC Meraviglia em parceria com o Cirque du Soleil.

Renã sempre acreditou no seu sonho e mesmo achando que ele estava muito distante jamais deixou de dar o seu melhor e de valorizar cada passo dado para seu crescimento. Sempre soube agradecer os amigos e familiares que estiveram por perto nos momentos de desanimo e dificuldade, pois, sem o apoio destes nada seria possível.

Cirque du Soleil 3Hoje, realizado por esta conquista ele declara: “Acredito que Pelotas está no cenário mundial em muita coisa, mas no circo é a primeira vez. Tenho muito orgulho de entrar na história da cidade com um feito que sempre foi meu sonho. Obrigado Pelotas!”

Mesmo sabendo do seu alto grau de evolução nestes últimos anos sempre manteve os pés no chão e muita humildade para agradecer a todos aqueles que lhe ajudaram a subir cada degrau desde o seu início, e toda a vez que visita Pelotas aproveita para ver sua família e arruma um jeito de visitar seus velhos amigos.

É com muito orgulho que comprovamos o quão qualificado é este Pelotense e o quanto vale a pena lutar pelo que acreditamos. A realização deste sonho não é só do Renã, mas de todos que sempre acompanharam sua trajetória, acreditaram e torceram por ele.

Foto Arquivo Pessoal
Foto Arquivo Pessoal

Fonte: Débora Pinheiro

Otroporto presenteia Tholl com material audiovisual de Cirquin

Uma apaixonante história de amor retratada pelo Grupo Tholl no espetáculo Cirquin ganhou um portfólio audiovisual à altura da incrível trupe. A apresentação do filme aconteceu quarta-feira (24).

Foto: Nauro Junior
Foto: Nauro Junior

O material produzido através do OTROPORTO foi entregue ao diretor do Tholl, João Bachilli, durante sessão de cinema exclusiva para os integrantes do grupo. “Estamos encantados com o material, um grande presente que nos possibilitará apresentar aos contratantes dos espetáculos uma mostra das nossas produções”, destaca o diretor. A apresentação do filme aconteceu quarta-feira (24), na sala de Cinema Digital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) gentilmente cedida para a mostra, com a presença de todos os artistas que integram a montagem.

Divulgação Grupo Tholl
Divulgação Grupo Tholl

Cirquin apresenta uma nova linha de interpretação e inova também na estética visual com figurinos rústicos e românticos, remetendo o público a um tempo de paixão e de alegria. “São danças, acrobacias, técnicas circenses e muitos romances numa montagem inspirada no teatro mambembe, onde quatro personagens apaixonam-se pela bailarina do circo”, ressalta Bachilli. Para traduzir tamanha magia e encantamento em vídeo o OTROPORTO contratou a equipe da LO Moviemakers, uma empresa genuinamente pelotense, que conta com experientes profissionais. A gravação aconteceu durante a apresentação do espetáculo Cirquin no dia 11 de março, no palco do Theatro Guarany. O vídeo contempla 80 minutos e conta com a direção de Marcelo Gafanha, produção de Alexandre Mattos e direção de fotografia de Alberto Alda. “Tivemos uma grande equipe envolvida, com muitas câmeras, recursos audiovisuais de primeira, além de vários ensaios e estudos para melhor traduzir um espetáculo com a grandeza de uma instituição nacional como o Tholl”, destaca Gafanha. Para ele, o orgulho em assinar o trabalho vai além de uma satisfação pessoal. O fato de contar com profissionais da terra, integrantes de uma produtora exclusivamente pelotense, está alinhado com a essência da trupe que ganhou as plateias do país com os talentos locais.

OTROPORTO – O Grupo Tholl é um dos coletivos que integram o OTROPORTO nas ações de revitalização da orla portuária – capitaneadas pela Sagres e CMPC Celulose Riograndense. Segundo Bachilli, a partir da iniciativa das empresas de financiarem um material audiovisual profissional, outras oportunidades começam a surgir. “Além de usarmos esta gama de imagens para ilustrar entrevistas em redes de televisão, o material é primordial para seleções de festivais, como o Festival Nacional de Circo de Recife, que ocorre em novembro”, observa Bachilli. Os espetáculos Tholl, Imagem e Sonho e Exotique ainda carecem de material audiovisual para portfólio. “Estamos otimistas que outras empresas se identifiquem com o nosso trabalho e tenham interesse em colaborar para produção deste material, tão significativo para o Tholl”, finaliza.

Divulgação Grupo Tholl
Divulgação Grupo Tholl

Fonte: Gabriela Mazza
Jornalista – MtB: 9838
Satolep Press – Comunicação e fotografia

Grupo Tholl recebe doação de containers para reestruturação do Centro de Treinamento

Chegada de equipamentos doados pela Sagres e CMPC dá início à reformulação do CT com criação de biblioteca e miniteatro.

Foto: Nauro Junior
Foto: Nauro Junior

O Centro de Treinamento (CT) do Grupo Tholl contará em breve com um miniteatro para apresentações e uma biblioteca. A mudança começou na manhã desta sexta-feira(27) com a chegada de dois contêineres doados pela Sagres Agenciamentos Marítimos e CMPC Celulose Riograndense – empresas parceiras do grupo no projeto Porto das Artes. Os equipamentos serão transformados em camarim, miniteatro e também em uma biblioteca para os artistas e a comunidade. A ideia é que até 2018 o grupo possa fazer apresentações no próprio CT, com as melhorias que estão se consolidando. Para o diretor do Grupo Tholl, João Bachilli, os contêineres chegam em boa hora, e ampliam as possibilidades de funcionamento do CT. “Com esta novidade conseguiremos criar dois espaços muito importantes para a logística dos artistas e também de interatividade com o público”, destaca.

Foto: Nauro Junior
Foto: Nauro Junior

A capacidade do local será de aproximadamente 150 pessoas. Com o novo palco, a trupe pretende criar uma espécie de miniteatro para os treinamentos e apresentações. O diretor anuncia que a biblioteca será denominada de “Minha rua”, já que tem como objetivo trazer a literatura aos vizinhos do Tholl. Após a organização do local, uma campanha será feita para a arrecadação de livros do mundo circense e da literatura em geral. “As pessoas poderão se encontrar com a literatura e as artes aqui dentro”, resume. João credita à parceria com as empresas, a possibilidade de realizar este antigo desejo, que contou com o empenho da arquiteta Fernanda Pereira, responsável pela estruturação do projeto. “Estamos contentes de termos aqui no CT esta forma contemporânea de construção, em sintonia com a proposta de potencializar, reutilizar e de se reinventar, que o Grupo Tholl mostra nos palcos”, finaliza.

Fonte: Gabriela Mazza
Jornalista – MtB: 9838
Satolep Press – Comunicação e fotografia

Crianças tiveram tarde circense com o Grupo Tholl em Pelotas

A tarde desta terça-feira (17) foi de novidades para 81 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Ignácio de Freitas Rolim em Pelotas.

Foto: Ígor Islabão/Satolep Press
Foto: Ígor Islabão/Satolep Press

Os pequenos entre quatro e cinco anos foram até o Centro de Treinamento do Grupo Tholl onde realizaram exercícios e observaram uma apresentação do grupo pelotense. A atividade faz parte do projeto Porto das Artes.

Segundo o produtor cultural, Duda Keiber, essa é a segunda vez que trupe e escola se encontram. Na primeira oportunidade o Tholl foi até o ambiente escolar e mostrou a importância das águas. “Eles fizeram túnel de águas e mostraram toda essa temática. Neste segundo momento estamos trazendo eles até aqui”. A ideia é que ao menos uma vez ao mês uma escola da região do Porto visite o centro de treinamento. “A criançada brinca muito aqui, desfruta dos equipamentos e vive um pouco do mundo circense”, complementou.

Para a diretora da escola, Flávia Vaz, a iniciativa é uma boa oportunidade para as crianças conhecerem uma arte que não é acessível a eles “É de extrema importância para formação deles o contato com as mais diversas artes, ainda mais a circense que dificilmente eles teriam contato”.

Foto: Ígor Islabão/Satolep Press
Foto: Ígor Islabão/Satolep Press

A professora Maria Inês Silva acompanhou os alunos nas atividades e ficou encantada com o envolvimento dos pequenos, “Eles precisam de mais atitudes como essa. A brincadeira e os exercícios ajudam na coordenação motora e em outras áreas da vida. Espero que tenhamos mais encontros com esse”, declarou.

A proposta tem apoio da CMPC Celulose Rio-grandense e da Sagres. O transporte dos alunos é feito pelo Expresso Quindim e a organização é da 222produtora. O próximo encontro do Tholl com alunos da região do Porto ocorre amanhã às 14h. Os alunos da Escola Municipal Professor Marilia Poliesti vão desfrutar dos conhecimentos do grupo.

Fotos e texto: Ígor Islabão/Satolep Press

Espetáculo do Grupo Tholl reúne mais de 10 mil pessoas em Rio Grande

No último sábado, 26 de novembro, mais de 10 mil pessoas estiveram no Partage Shopping Rio Grande para prestigiar o lançamento do espetáculo “No Natal daquele ano”, do Grupo Tholl.

Foto: Jorgito Santos
Foto: Jorgito Santos

A apresentação lotou a Praça de Alimentação do empreendimento e emocionou o público com a história de um menino que teve um sonho especial de natal, no qual todos os personagens se tornam realidade e realizam os desejos natalinos do pequeno sonhador. A apresentação durou cerca de 1h30 e contou com efeitos de iluminação e sonorização, além, é claro, das acrobacias com base nas técnicas circenses dos integrantes do grupo.

Trechos do espetáculo (imagens: Rodrigo de Aguiar)

Foto: Jorgito Santos
Foto: Jorgito Santos

Para o superintendente do empreendimento, Celso Couto, o encerramento da programação especial de um ano de Shopping, com a participação do Grupo do Tholl, cumpre o slogan do grupo Partage, “Transformando cidades e pessoas”. “Neste primeiro ano de atividades, tivemos muitas conquistas e desafios, promovemos diversos eventos e tivemos a certeza de que, por meio de tudo que fizemos, transformamos a cidade, levando até o público rio-grandino e da região Sul um centro de lazer com um mix completo, além de cultura e muito entretenimento”, comenta Couto. O superintendente também conta que, para 2017, a ideia é ampliar a programação de eventos gratuitos e oferecer ainda mais opções de compra no empreendimento.

Foto: Jorgito Santos
Foto: Jorgito Santos

Para o diretor do Grupo, João Bachilli, o Tholl tem uma conexão muito grande com o Partage Shopping Rio Grande. “Estivemos presentes na inauguração do empreendimento e hoje viemos celebrar o primeiro ano de operação deste Shopping tão bonito e com tantas operações. É uma grande satisfação lançar aqui o nosso novo espetáculo. Mostramos muito trabalho, sinergia e ousadia ao trazer a atração para o Shopping, focado no que Tholl tem como uma de suas metas: encantar o público com profissionalismo e dedicação de todo o grupo” enfatiza Bachilli.

Fonte: Camila Ramm

No Natal daquele ano – Espetáculo Tholl com entrada franca em Rio Grande

Espetáculo do Grupo Tholl será apresentado gratuitamente no Partage Shopping Rio Grande, dia 26 de novembro (sábado), às 19h, com entrada franca.

Divulgação Grupo Tholl
Divulgação Grupo Tholl

Em comemoração ao seu primeiro aniversário, o Partage Shopping Rio Grande presenteia o público com a apresentação do espetáculo “No Natal daquele ano” do Grupo Tholl, no dia 26 de novembro, às 19h, com entrada franca. De acordo com o diretor do Grupo, João Bachilli, o espetáculo será lançado em Rio Grande e passará por mais de 15 cidades no Estado até dezembro. “O público assistirá um trabalho rico em detalhes e que foi idealizado para resgatar a verdadeira magia do natal”, afirmou Bachilli. A parceria com o grupo surgiu na inauguração do empreendimento, em novembro de 2015, quando o Shopping foi tomado por integrantes animando o público e desenvolvendo oficinas circenses.

O espetáculo conta a história de uma criança que adorava decorar a árvore de natal e imaginar diversas surpresas com esse feito. Na hora de dormir e esperar a chegada do Papai Noel, a criança tem um sonho especial e tudo que imaginava se tornou realidade. Os personagens deste sonho sempre traziam uma mensagem para fazer o bem e ajudar aos que mais precisam. Quando a criança acorda ela tem uma surpresa e fica com a lembrança daquela noite mágica.

Divulgação Grupo Tholl
Divulgação Grupo Tholl

Segundo a gerente de Marketing do Shopping, Michelle Rossettini, a ideia de trazer o espetáculo de forma gratuita vem ao encontro do tema da apresentação. “Esse é o papel do Shopping neste natal: fazer o bem e espalhar amor. Temos certeza que a apresentação será um grande presente para muitas famílias neste natal. O Shopping está comemorando um ano e nada melhor que compartilhar momentos especiais com o público que sempre nos prestigia”, ressalta Michelle.

Espetáculo “No natal daquele ano”
Quando: 26 de novembro de 2016 (sábado)
Horário: 19h
Local: Partage Shopping Rio Grande – av. Eng. Lucia Maria Balbela Chiesa, 2842, Parque Residencial São Pedro, Rio Grande/RS.
Entrada Franca

Grupo Tholl prepara turnê “No Natal Daquele Ano”

O Grupo Tholl, Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, definiu as datas das primeiras apresentações de “No Natal Daquele Ano”, sua mais nova produção, em dezessete cidades do Rio Grande do Sul.

Foto: Juliano Kirinus
Foto: Juliano Kirinus

Livre para todos os públicos, a montagem estará em Rio Grande dia 26 de novembro, Jaguarão, dia 1º de dezembro; Bento Gonçalves, 3; Flores da Cunha, 4; Pelotas, dia 6; Santa Vitória, 7; Cachoeira, 8; Canguçu, 9; Erechim, 10; Aratiba, 11; São Lourenço do Sul, dia 15; Camaquã, 16, Caxias, 17, Farroupilha, 18, Ijuí, 21; Passo Fundo dia 22 e Costão do Santinho-SC no dia 24 de dezembro, sob a direção de João Bachilli, roteiro e produção musical de Bachilli e João Schmidt.

Acompanhe a turnê via facebook.com/grupotholl.

No Natal Daquele Ano (Sinopse)
Uma árvore de Natal na vida de uma criança pode se tornar uma verdadeira caixinha de surpresas.
“Quando eu era pequeno, em um certo ano, minha família e eu montávamos a árvore com grande alegria e festa. Cada enfeite que eu pendurava minha imaginação brincava com situações de pura fantasia. Meus pensamentos viajavam e eu brincava com eles.
– Pendura, pendura… Só falta o toque final, a estrela no ponto mais alto, carregando toda a luz dos nossos sonhos!
Pronto! Estava montada. Linda!
Luzes piscantes, enfeites diferentes, bonecos, duendes, bolas, estrelas e guirlandas, faziam uma composição com total harmonia.
Trabalho feito! Missão cumprida!
Hora de dormir e esperar a vinda do Bom Velhinho. Nem pensava em presentes, só ficava fixado na beleza da minha árvore, projetava como ele iria achar ela linda, talvez desta vez eu surpreenderia o Papai Noel, seria eu quem daria um presente a ele!
Comecei a adormecer, não sei se estava dormindo ou ainda acordado!
Acho que minhas emoções me levaram a acreditar que aquele mundo era real!
Minha árvore se transformou, criou vida. De dentro dela surgiu um grande cortinado de Circo. Cada vez que as cortinas abriam surgia uma surpresa nova… foram muitas! Coloridas, engraçadas, mágicas e emocionantes!
Aqueles personagens que ali se apresentavam com graça e agilidade sempre traziam uma mensagem importante pra mim: de que devemos sempre acreditar nos nossos sonhos e desejos, que nossa felicidade está em nossas mãos, que devemos ser generosos e cultivar a PAZ.
Parece que escutamos tanto estas palavras… Colocamos elas em prática?
Pois então, aquele seria um ponto de partida. …A noite de NATAL!
E todos os outros dias do ano como consequência desta noite símbolo!
Fazer o bem sempre e ajudar a quem precisa!
Num pulo me acordei e senti que tudo aquilo tinha sido um sonho!
Será?…
Olhei minha árvore e vi que ali estavam colocados vários presentes para todos da minha família. Nunca esqueci daquela noite.
“O NATAL DAQUELE ANO” ficou sempre na minha memória e sempre lembro dele, sempre questiono se foi sonho ou não! “

O mais importante é que o verdadeiro sentido que o Natal traz aos nossos corações ficou dentro de mim e tento preservá-lo sempre: AMOR! PAZ! FELICIDADE! FELIZ NATAL!
14898416_1235995339828197_8958658897998917562_n

Ex-Tholl coloca o Brasil entre os cinco melhores do mundo em Cyr Wheel

O Pelotense Renã Burkert foi um dos primeiros Brasileiros a ser convidado a participar do World Championships 2016 in Wheel Gymnastics, que é o Campeonato Mundial de Cyr Wheel (roda cyr), número este que ele aprendeu há sete anos atrás no grupo de circo Tholl onde trabalhou até 2010.

Foto: Jameson Peligro
Foto: Jameson Peligro

O Campeonato encerrou ontem (23 de junho), e o jovem artista conquistou o quinto lugar, competindo com ginastas do mundo todo. Desde que aprendeu a modalidade Cyr Wheel, Renã vem treinando e evoluindo sempre em busca da melhor execução e de truques com o grau de dificuldade cada vez maior.

Rena
Foto: International Wheel Gymnastics Federation

Atualmente Renã trabalha no Beto Carrero World e integra os espetáculos Madagascar Circus Show e Blum desempenhando a 2 anos a função de acrobata e apresentando seu número de Cyr Wheel.

Assista aqui ao vídeo da apresentação do brasileiro que conquistou o 5º lugar no World Championships 2016 in Wheel Gymnastics.

 

Tri Produções e Grupo Tholl realiza entrega de alimentos ao Banco Madre Tereza de Calcutá

A Tri Produções, em parceria com o Grupo Tholl e a dupla Kleiton e Kledir, arrecadou mais de trezentos quilos de alimentos com a venda dos ingressos solidários para o show Par ou Ímpar, realizado no último domingo, 13 de março.

“É muito significativo poder unir cultura e solidariedade, o público aderiu a campanha e muitos doaram mais do que o 1kg de alimento solicitado” informou o produtor Cauê Fuhro Souto, da Tri Produções.

Cauê Fuhro Souto (Tri Produções), Maria Eulalie Fernandes (Coordenadora Geral do Banco Madre Tereza) e Douglas Paiva (Presidente do Grupo Tholl) Foto: Rogério Santos
Cauê Fuhro Souto (Tri Produções), Maria Eulalie Fernandes (Coordenadora Geral do Banco Madre Tereza) e Douglas Paiva (Presidente do Grupo Tholl)
Foto: Rogério Santos

A entrega da arrecadação foi realizada no Theatro Guarany, nesta segunda-feira, 14 de março, e contou com a presença da Coordenadora Geral do Banco Madre Tereza de Calcutá, Maria Eulalie Fernandes, do Produtor da Tri Produções, Cauê Fuhro Souto, e com o Presidente do Grupo Tholl, Douglas Paiva.

A contagem da arrecadação foi feita na sede do Banco Madre Tereza de Calcutá, que informou o total de 337 quilos de alimentos, em sua maioria foram doados sacos de arroz, feijão, farinha e caixas de leite integral.

O Banco Madre Tereza de Calcutá existe desde 2003 e hoje graças a ajuda de parceiros e de pessoas comprometidas com a instituição auxilia mensalmente mais de mil famílias. Uma fundação sem fins lucrativos que visa promover o bem ao próximo, trabalhando por um futuro melhor com maior qualidade de vida.

Par ou Ímpar com Kleiton e Kledir e Grupo Tholl em Pelotas

Depois de vários anos fazendo sucesso entre os adultos, os músicos gaúchos Kleiton & Kledir resolveram compor para a gurizada. Uniram-se ao Grupo Tholl e montaram um show “pra lá de especial”.

Nas canções de “Par ou Ímpar”, os bichos falam, os objetos ganham vida e as crianças fazem rimas até pra brigar, mérito do Grupo Tholl, através das criações do diretor João Bachilli, que abrilhanta as canções do início ao fim do espetáculo.

cd-kleiton-kledir-grupo-tholl-par-ou-impar-ao-vivo-240301-MLB20289983875_042015-FAlém das canções originalmente compostas, o álbum traz uma música inspirada no livro Pé de Pilão, do também gaúcho Mario Quintana, além de versões para o português de duas músicas da genial compositora argentina Maria Elena Walsh, que encantou gerações de crianças latinoamericanas.

Um espetáculo musical, teatral e circense para crianças de todas as idades! Imagine uma Maria Fumaça enorme e colorida entrando pelo palco, levando Kleiton & Kledir até a Estação de Par ou Ímpar – um lugar encantado, cheio de bichos, magia e diversão.

37301072014115516O pretexto da viagem é uma festa que vai acontecer e eles não podem chegar atrasados. Agora, imagine esse lugar mágico construído pela exuberância cênica do Grupo Tholl. Malabares, trapezistas, bailarinos, clowns, pernas de pau, rodas, patins, monociclos, pirofagia, personagens exóticos, figurinos deslumbrantes e muita alegria.

“PAR OU ÍMPAR”, COM KLEITON & KLEDIR E GRUPO THOLL
Domingo, dia 13 de março de 2016, às 20 horas
Theatro Guarany – Rua Lobo da Costa, 849 – Centro Histórico – Pelotas/RS.
Classificação: Livre

INGRESSOS
Plateia
Inteira – R$ 140,00
Solidário – R$ 70,00
Diário Popular – R$ 70,00
Meia Entrada – R$ 70,00

Camarote – Primeira Ordem: R$ 350,00
Camarote – Segunda Ordem: R$ 350,00

VENDA ONLINE: www.blueticket.com.br

MEIA ENTRADA
Estudantes; Pessoa com deficiência e um acompanhante; Idosos (pessoas com mais de 60 anos); Jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos; Professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino; Jovens menores de 15 anos; e Doadores regulares de sangue.

DESCONTOS
– 50% de desconto para quem doar 1kg de alimento não perecível;
– 50% de desconto para titular e acompanhante do clube do assinante Diário Popular.