BikePel completa 4 meses de atuação com mais de 500 assinantes mensais ativos

Subestações do BikePel no Laranjal atenderam demanda dos usuários. Fotos: Michel Corvello

Sistema de compartilhamento de bikes por aplicativo aos poucos se consolida como mais uma alternativa de mobilidade urbana. Quase 16 mil viagens foram feitas.

Em 4 de outubro de 2019 era lançado oficialmente o BikePel, primeiro sistema de compartilhamento de bicicletas por aplicativo de Pelotas, serviço gerenciado pela empresa Serttel e fiscalizado pela Prefeitura. No dia 7 de outubro, uma segunda-feira, começavam as primeiras viagens em duas rodas. Passados 4 meses, o sistema conta com 501 assinantes mensais ativos (dados de janeiro/fevereiro de 2020), e completou quase 16 mil viagens (no dia 31 de janeiro, 15.577), com uma média de 2 viagens realizadas em cada bike, por dia.

“A Serttel avalia como muito positivo estes primeiros quatro meses de operação do BikePel, tendo em vista os atuais números do projeto. É importante destacar a aceitação da população ao serviço, principalmente no que se refere ao cuidado com a organização das bikes, e também à preservação delas. É comum registrarmos as pessoas levantando as bikes, recolocando elas nas estações e não permitindo ações de vandalismo”, conta o representante da Serttel, Vitor Barbosa.

Um dos pedidos da população, logo que o BikePel entrou em funcionamento, era a presença de estações no Laranjal. A demanda foi atendida no final de dezembro, com o deslocamento de 15 bicicletas para o balneário, distribuídas em três subestações ao longo da orla da praia, na avenida Dr. Antônio Augusto Assumpção Jr.: próximo ao trapiche; na esquina com a avenida Rio Grande do Sul e próximo ao chafariz do Shopping Mar de Dentro, na rótula com a avenida José Maria da Fontoura.

“O BikePel é uma ação de mobilidade urbana muito interessante, que traz uma alternativa de deslocamento para os pelotenses. Pelotas é uma das poucas cidades do interior que possuem esse tipo de serviço de compartilhamento de bicicletas por aplicativo”, destaca o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam.

Campeão de viagens
Dentre os perfis de usuário do Bikepel há os que usam as bicicletas esporadicamente; os que as utilizam ao final de tarde, para realizar um exercício físico; outros, como forma de lazer, aos finais de semana; e ainda há aqueles que fizeram das bikes seu principal meio de transporte.

O uso diário é o caso de Michel Alan Freitas Ribeiro, morador do Fragata e recém-formado no curso técnico de Mecânica Industrial, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Campeão de viagens pelo aplicativo — foram 115 até o início de fevereiro, Michel usa o BikePel tanto para os compromissos do dia-a-dia quanto para o lazer.

“O BikePel para mim foi uma opção de deslocamento prática, rápida e de baixo custo. Economizei bastante, além de chegar mais rápido nos lugares. Acabou se tornando meu principal meio de transporte dentro da cidade”, conta.

Confira onde ficam as 14 estações para retirada e devolução das bicicletas:

1 – Praça Coronel Pedro Osório

2 – Praça 20 de Setembro, próximo ao IFSul

3 – Avenida Duque de Caxias, próximo ao 9º Batalhão de Infantaria Motorizado

4 – Parque Dom Antônio Zattera, pela avenida Bento Gonçalves

5 – Parque da Baronesa, na esquina com a avenida São Francisco de Paula

6 – Avenida Dom Joaquim, na esquina com a rua Andrade Neves

7 – Praça do Colono, na avenida Fernando Osório com rua Marcílio Dias

8 – Rótula da avenida Bento Gonçalves com avenida Ferreira Viana

9 – Saúde Maior, na Beneficência Portuguesa

10 – Parque Una

11 – Rótula da avenida Fernando Osório com a avenida Salgado Filho

12 – Rótula da Avenida Domingos de Almeida, na esquina com rua Comendador Rafael Mazza

13 – Shopping Pelotas

14 – Avenida República do Líbano, próximo à avenida São Francisco de Paula.

Texto: Paulo Ienczak
Fonte: pelotas.com.br

Sobre Deco Rodrigues 6346 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*