Cara a Tapa estreia dia 15 de julho no Teatro Renascença em Porto Alegre

Foto: João Pedro Madureira

Cara a Tapa é a nova peça da vai!ciadeteatro, com estreia marcada para o dia 15 de julho no Teatro Renascença. Depois de encenar um texto de dramaturgia própria – ”Agora Eu Era” (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2009), e outro do autor alemão contemporâneo Marius Von Mayenburg – “Parasitas” (Concurso Novos Diretores de Teatro do Instituto Goethe e da Prefeitura de Porto Alegre em 2010), a companhia volta aos palcos para dar continuidade ao trabalho sobre os conflitos nas relações humanas.

Escrito por Tarcísio Lara Puiati, “Cara a Tapa” foi reconhecido pelo Concurso Nacional de Dramaturgia – Prêmio Carlos Carvalho em 2006 e escolhido pelo grupo para concorrer ao Prêmio Carlos Carvalho Auxílio-Montagem. A proposta foi contemplada e o espetáculo terá seis apresentações com entrada franca no Teatro Renascença. A direção é de João Pedro Madureira e no elenco estão Cassiano Ranzolin, Frederico Vasques, Laura Leão, Patrícia Soso, Sofia Ferreira e Vinícius Meneguzzi.

Foto: João Pedro Madureira

O que o grupo apresenta nesta montagem é um verão fora de hora: com o mar projetado ao fundo, elenco em trajes de banho, esportes praianos e plataformas de areia, “Cara a Tapa” tem como ponto de partida um casal em crise tentando reconstituir fatos do passado. Em cena, outros atores ora representam o alter-ego do casal, ora representam policiais, amantes, personagens de filme noir e de musicais dos anos 50. A dificuldade de relacionamento entre as pessoas é um tema já abordado pela companhia nas peças anteriores. “O desafio desse processo é fazer o espectador entrar no teatro e se sentir em outro lugar, brincar com as suas percepções”, observa o diretor.

A narrativa não-linear e não conectada abre possibilidades de experimentações imagéticas – um dos alicerces na pesquisa da vai!. Assim, novos elementos foram agregados ao texto, ampliando significados e multiplicando efeitos na dramaturgia. Os problemas que se estabelecem durante o espetáculo, expostos em narrações e em ações, revelam que o casal está envolvido em um crime e conduzem o público na tentativa de desvendar esse mistério.

Cara a Tapa
De 15 a 24 de julho (sextas, sábados e domingos às 21h)
Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307) Porto Alegre RS
Entrada Franca

Sobre Deco Rodrigues 6229 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*