Conheça o álbum que valoriza a memória da cidade: “Figurinhas de Pelotas Nº 1”

Foto: Giovane Correa

Imagine perpetuar a história e curiosidades de uma cidade através de figurinhas autocolantes em um álbum de figurinhas. Com essa proposta lúdica nasceu o “Figurinhas de Pelotas Nº 1”, idealizado pelo produtor cultural Duda Keiber.

O projeto foi concebido de forma educativa, simbólica e popular para falar dos encantos de Pelotas, seus personagens, temas e lugares. “Um presente feito com carinho, feito para aproximar os pelotenses de nascimento ou de coração”, resume Duda.

Foto: Giovane Correa

A história da cidade está imortalizada em 90 figurinhas, distribuídas nas 24 páginas do álbum, que apresenta 13 temas. Ele conta que a ideia surgiu de forma inusitada, em julho de 2018, enquanto folheava um dos volumes do livro Almanaque do Bicentenário de Pelotas – projeto que integrou.

“Ao observar meus filhos colando figurinhas no álbum da Copa do Mundo, enxerguei o quanto seria incrível se pudéssemos reverberar a memória de Pelotas dessa forma leve e divertida”, recorda Duda.

Para estabelecer uma compreensão ampla dos encantos da cidade, Duda dividiu o álbum em temáticas, onde passeia por suas potencialidades e peculiaridades desses 262 anos de história. Pelota: a embarcação que nomeou a cidade; Laranjal, nossa praia e Hidrovia, conexão com o mundo; Viajantes: o olhar estrangeiro sobre Pelotas; Bondes; Escravidão: a vil exploração humana; Progresso?; Uma praça, um universo; Mercado Público de Pelotas; Arte, a essência; Lugares identitários, a cidade compartilhada; Figuraças de Pelotas; Cotidiano, o respirar; Cidade Pandêmica, a chegada do COVID-19. E como todo álbum que se preze o projeto acompanha 15 figurinhas extras.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

INSPIRAÇÃO

Foto: Giovane Correa

Pelotas, a Princesa do Sul, ocupa lugar de destaque entre as cidades do Rio Grande do Sul, conhecida pela grandeza de seu patrimônio cultural. Foi esse ambiente cultural que encantou o produtor cultural, que é natural de Santa Rosa e há mais de duas décadas se considera um pelotense de coração. Essa relação de pertencimento não acontece só na sensação, já que Duda é um dos personagens mais atuantes da valorização da cultura local. Seu amor por Pelotas frutificou o Festival de Cinema Manoel Padeiro, o Almanaque do Bicentenário de Pelotas, o Projeto OTROPORTO, entre outras realizações, sempre marcadas pelo propósito de democratização do acesso à cultura.

Nesse mesmo ritmo o “Figurinhas de Pelotas Nº 1” passou da imaginação à ação ao longo do final de 2019 e durante o ano de 2020. Sob a Coordenação Geral de Duda Keiber, uma equipe convidada, composta de dois designers – Valder Valeirão e Geovani Corrêa – e dois pesquisadores – Eduardo Arriada e Guilherme Almeida -, prontamente abraçou a proposta. O projeto é financiado pelo Procultura Pelotas, com apoio da Sagres Agenciamentos Marítimos Ltda. e da Associação OTROPORTO Indústria Criativa.

COMO ADQUIRIR?

Para conhecer mais acompanhe o Facebook/FigurinhasDePelotas e o Instagram @figurinhasdepelotas. O álbum pode ser adquirido diretamente na sede do OTROPORTO, na Rua Benjamin Constant, 215, em Pelotas, ou através do site www.figurinhasdepelotas.com.br.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Foto: Giovane Correa

Fonte: Satolep Press

Sobre Deco Rodrigues 6535 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*