Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Mineira em Porto Alegre

Consolidado em diversas regiões do país, chega a Porto Alegre o Festival de Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Mineira, um rico mosaico composto de espetáculos cênicos, oficinas de qualificação de atores e de formação de platéia concebidas por experientes e consagrados atores, companhias e grupos de Minas Gerais, além de ações de estímulo ao intercâmbio entre grupos. Por aqui passarão grupos renomados como oGalpão, o Giramundo e o Luna Lunera (confira a programação em destaque abaixo). O público poderá conferir os espetáculos a partir de 30 de junho até 17 de julho, em diversas salas e parques da cidade, todos com ingressos a 5 e 10 reais. Os espetáculos de teatro de rua tem entrada franca e os que acontecem no Theatro São Pedro já tem ingressos à venda. Os demais podem ser adquiridos nas respectivas salas duas horas antes de cada apresentação.

Em sua décima primeira edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB) está acontecendo em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, nas cidades de Campinas, Paulínia, Sorocaba, Curitiba, Araucária, Ponta Grossa, Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, e leva para essas platéias um diversificado painel da produção cênica de Minas Gerais com o patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Caixa e incentivo do Ministério da Cultura / Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.Ao longo dos 54 dias de realização desta etapa do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira, serão apresentadas 84 sessões de 17 espetáculos, realizadas 12 oficinas gratuitas de qualificação profissional, bate-papos com o público após apresentações, convites a convivência e troca de experiências profissional entre grupos de Minas e dos Estados que recebem o Festival, além de um bem estruturado programa educativo para alunos da rede pública.

Na programação dos espetáculos do FTB – Cena Mineira destaca-se a influência da cultura de grupo, semeada pelo Galpão Cine Horto (núcleo de estudos e formação do Grupo Galpão). Uma série de coletivos produz trabalhos criados com base no sistema colaborativo. Há ainda trabalhos em estéticas experimentais e híbridas, associando-se a linguagens como cinema, performance, vídeo, dança, e outros com potente discurso político e estético, como é o caso de BarbAzul. Em teatro-performance, a intervenção de rua com Baby dolls, formado por um coletivo de mulheres, faz ponte com o teatro contemporâneo de Minas.

“A diversidade de propostas estéticas é o que mais chama atenção na significativa mostra de trabalhos que compõem a programação do Festival Brasileiro de Teatro – Cena Mineira. Nos espetáculos a serem apresentados há a evidência de um mercado teatral pulsante.” Destaca Sergio Maggio, um dos curadores do Festival.

As 12 oficinas gratuitas distribuídas entre SP, PR e RS abordarão desde a preparação corporal e criação de vocabulário físico à criação e apresentação de cenas, no teatro e em espaços públicos, e improvisos; passando por aulas práticas de construção e manipulação de bonecos, bem como técnicas de interpretação a partir de trabalhos de corpo e voz. Com aproximadamente 220 horas de oficinas oferecidas a um público diversificado, que inclui estudantes e profissionais de dança e teatro, produtores culturais e comunidade em geral, distribuído em mais de 230 vagas, os mineiros certamente deixarão sua marca pelos 3 estados por onde o FTB irá passar.

Outra ação, proposta pelo Festival, que vale ser destacada é o intercâmbio entre grupos e coletivos de artistas. Cada companhia de teatro mineira entrará em contato com uma companhia do Estado por onde passará para convidar os integrantes a participarem da montagem, dos ensaios ou até mesmo para conversas sobre processos criativos, com a propósito de estreitar elos e trocar experiências.

Com a realização de todas as ações propostas pela 11ª Edição do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira estima-se um público direto superior a 30.000 pessoas dentre os quais 9.000 são alunos da rede pública de ensino e a criação de cerca de 260 empregos temporários diretos.

A cada etapa do Festival, dois ou mais estados têm a chance de conhecer o produto cultural de outro estado brasileiro. Ao longo das 10 Edições anteriores, já foram apresentadas as Cenas Baiana, Cearense, Pernambucana e Mineira nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão e Pernambuco e no Distrito Federal. A Petrobras é patrocinadora do FTB desde 2008.

Os 72 espetáculos apresentados nas 10 edições do FTB foram apreciados por um público superior a 102 mil espectadores em mais de 260 apresentações. Como as ações de acessibilidade, chegam-se ao número de mais 13.500 pessoas que assistiram a apresentações de rua; e 55.000 pessoas que freqüentaram os teatros, a preços simbólicos de R$ 5,00 a meia-entrada ou com entrada gratuita. Ainda, mais de 19.000 crianças e jovens, da rede pública de ensino ou em situação de risco, assistiram gratuitamente a espetáculos diversos.

Sobre Deco Rodrigues 6223 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*