O Espetáculo “Maria, Marias…” da Cia de Dança Afro Daniel Amaro estará em cartaz nos dias 18 e 19 de novembro de 2009 no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (Teatro Angel Vianna) na cidade do Rio de Janeiro.
A montagem pretende revelar os muitos atributos contidos no universo feminino acumulados na palavra Maria, tendo a força, a fé, a vitalidade, as muitas vidas e muitas mulheres que esta única denominação carrega consigo.
É a partir da referência de Maria da Conceição Pereira Amaro, mãe de muitos filhos, 3 biológicos, 2 adotivos e espirituais pelo menos 70. A avó de 4 netos, madrinha de mais ou menos 30 afilhados, a figura mais lembrada e respeitada dentro da comunidade onde mora, é aquela que vive para amparar o próximo até mesmo quando isso requer sofrimento próprio. A Cia. de Dança Afro Daniel Amaro se baseia em três ganchos, para pesquisa desta mulher que são à religiosidade com referência na umbanda, na dona de casa e na infância quando essa trançava os cabelos das vizinhas, para traduzir em movimento o significado da palavra MARIA: “senhora soberana”, nome que indica serenidade, força vital e pessoa que tem vontade de viver, mulher de muita fé e que carrega consigo a força e peso deste nome.
Interpretes: Janaina Gutierres, Michael Duarte, Karina Azevedo e Fernanda Chagas.
Iluminação: Marcelo Leal.
Figurino: Ana Claudia Santos.
Contra regra: Elves Belis.
Imagens: Arquivo pessoal e Carlos Queiroz.
Trilha: Lambarena Bach to Africa, Yo-Yo Ma e Bobby Mc Ferrin.
Coreógrafos convidados: Carol Pinto e Márcia Loureiro.
Assistente de direção: Fabiana dos Santos.
Coreógrafo e Direção Artística: Daniel Amaro.
Deco Rodrigues – Equipe e-Cult
Fonte: ciadanielamaro.blogspot.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.