Janete Flores e Caio Lopes no “Mulheres que dizem Som”


A cantora, compositora , artista plástica e escritora portoalegrense, radicada em Pelotas, Janete Flores, foi convidada para participar do projeto “Mulheres que dizem Som” em Curitiba, evento que acontecerá na Caixa Cultural nos dias 21, 22 e 23 de outubro próximo.

O convite foi feito pela cantora e compositora mineira Déa Trancoso.

Déa é um dos principais nomes da musica popular mineira com uma trajetória oriunda da cultura popular da cidade de Almenara, Vale do Jequitinhonha. Déa gravou TUM TUM TUM seu primeiro disco solo, onde registra o resultado de uma pesquisa de 12 anos sobre a cultura popular brasileira, especialmente a cultura do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

A religiosidade é o recorte principal do CD, composto por nove peças folclóricas e a releitura de três músicas sobre a temática, o texto de abertura do disco foi escrito por Egberto Gismonti, um dos maiores músicos brasileiros que chamou Déa pra abrir seus shows.

Janete Flores está lançando o disco “Retina” gravado em 2010/11 com a participação de aproximadamente 30 músicos pelotenses, apresentou-se no palco principal da FENADOCE recentemente e recebeu o convite de Déa com muita alegria para poder levar o seu trabalho para outros estados.

O convite de Déa se deu de forma inusitada a partir de um vídeo de Janete com a música “Tempo” enviado pelo produtor cultural Caio Lopes através da rede social Facebook , Déa ao ter acesso ao vídeo teve a ideia de incluir Janete no projeto , para surpresa do produtor e de Janete.

O projeto “Mulheres que Dizem Som” é um festival internacional itinerante de vozes femininas e reúne 7 mulheres no palco.

O show em Curitiba contará com a participação de:
Déa Trancoso(MG) (voz e violão)
Ana Cristina (MG)(voz e violão)
Juliana Perdigão (MG)(voz, clarinete, clarone)
Elisa Paraíso(MG) (voz e xequerê)
Alcione Alves (MG)(percussão)
Janete Flores (RS)(voz e violão)
Paula Pi Ferrão(SP) (rabeca, violino, dança)

Do blog http://mulheresquedizemsom.blogspot.com/ segue o texto que fala sobre o projeto:

“Vem de tempos imemoriais o fascínio pela voz feminina. Ela é artefato – dos mais poéticos e encantadores – do balaio que traz as coisas que contam a história da humanidade sobre a face da terra. A voz feminina ajudou escrever particularmente a história da Música ao redor do mundo. Se, por um lado, os instrumentistas são, na sua grande maioria, homens, por outro, o canto parece ser natureza da mulher.

Em agosto, Janete viaja para Minas Gerais, onde acontecerão os primeiros ensaios.

Mas as surpresas boas não se resumem a esse convite, Caio Lopes foi chamado para ser o produtor do projeto e também recebeu o convite com muita alegria.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*