Já está montada na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel) a exposição “Mosaico e Vida”, de Janice Doerr. São 18 obras feitas a partir da técnica de mosaico que ilustram de animais a motivos florais em quadros e utilitários.
De acordo com a artista, o nome da mostra foi escolhido para abranger ao máximo todos os sentimentos e experiências que almejava passar ao público. “Foi a única forma de dizer tudo o que eu faço. É a minha vida”, disse ela, que trabalha na UCPel pela manhã e, à tarde, dedica-se às artes em seu atelier.
Ao todo, Janice estima ter feito mais de 600 peças, inclusive algumas releituras de quadros de pintores consagrados, como Van Gogh e Monet, e o mosaico afixado na fachada da Católica pela rua Dom Pedro II, feito em homenagem ao cinquentenário da Instituição. “Cada trabalho marca uma etapa da minha vida. Além dos que vendo, gosto de guardar alguns para observar minha própria evolução”.
Embora já tenha trabalhado com reaproveitamento de materiais, Janice diz preferir comprar peças especialmente para compor cada um de seus mosaicos. Obras com pastilhas de vidro, granito e mármore podem ser apreciadas entre as selecionadas para a exposição na Garte.
A Garte está localizada no saguão do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373)
Visitação gratuita: 18 de julho a 12 de agosto e está aberta das 8h às 22h.
Visite: www.janicemosaicos.com.br
Fonte: ucpel.tche.br
Fotos: Manuela Doerr
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário