O projeto Abraçando a Biblioteca Escolar, da Secretaria da Educação, realizou um novo encontro para avaliação e planejamento das ações para o próximo semestre, nesta terça-feira (19), no auditório da Secretaria. Coordenado pela professora Roberta Flores Pedroso o projeto visa a valorização da leitura e o incentivo ao letramento dos alunos: “Precisamos ter alunos que tenham a leitura cultural e não apenas a funcional, que compreendam o enredo e saibam reinventar”, salienta.
A bibliotecária da escola Osvaldo Aranha, Ana Maria Cunha Ribeiro, destaca a importância do trabalho realizado pelo grupo. “Este trabalho é vivencial, partilhamos dos mesmos objetivos, e visível como evoluímos e aprendemos com as experiências de cada um”.
O grupo enfatiza que nestes três anos de trabalho teve muitas conquistas, com o encantamento dos alunos pelos livros e a valorização dentro de cada escola dos espaço da biblioteca como um espaço de aprendizado pelos colegas professores. Na reunião, Roberta agradeceu ao comprometimento de cada um nas atividades como os encontros com escritores e as oficinas: “Tivemos uma excelente repercussão, com a ampla participação das crianças e o reconhecimento dos educadores de modo geral”. Para o segundo semestre, o projeto terá visitas de intercâmbio entre as escolas além da realização de trabalhos com os alunos com foco principal na leitura a aprtir de outras formas de arte como o teatro.
Ao final, cada participante recebeu cerca de dez livros novos para incrementar o acervo da biblioteca. Entre eles, livros infantis, e infanto-juvenis com a releitura dos clássicos da literatura brasileira como “Iracema”, “Os Crimes do Padre Amaro” e “Policarpo Quaresma” escritos por grandes nomes como Moacyr Scliar e Walcyr Carrasco.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Camaquã
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário