Festival Internacional de Música terá segunda edição em Pelotas


Foto: Rafa Marin
Foto: Rafa Marin

Pelotas irá sediar o 2º Festival Internacional de Música, que tem o Sesc como entidade promotora. Em função do sucesso da primeira edição realizada no mês de fevereiro deste ano, a segunda edição do evento será realizada entre os dias 9 e 21 de janeiro de 2012. O gerente estadual de Cultura do Sesc, Silvio Bento, esteve reunido com o prefeito Adolfo Antonio Fetter, na tarde desta quarta-feira (20), para solicitar o apoio institucional do executivo.

O primeiro festival reuniu os gêneros música de concerto, jazz, ópera, tango e coral, com a realização de oficinas e recitais. O evento de 2012 irá incorporar os gêneros: musical instrumental brasileiro, choro e música antiga – destaque para o período Barroco.

A reunião também contou com a participação do maestro Evandro Matté, do gerente do Sesc local, Luiz Fernando Parada, do secretário de Cultura, Ulisses Nornberg, e do superintendente de Cultura, Mogar Pagana Xavier.

Segundo o maestro Evandro Matté, diretor artístico do Festival, o gênero choro foi uma demanda da comunidade local, já que a cidade conta com grupos organizados. Ele ainda sugeriu que o encerramento do Festival seja realizado em um grande palco, comemorativo aos 200 Anos de Pelotas, incluindo a obra 1812, do compositor russo Tchaikovsky, famosa pelo final impactante com 16 tiros de canhão.

Ao todo, 43 espetáculos estão previstos para segunda edição, que só será possível, segundo Silvio Bento, graças à aceitação da comunidade pelotense e o apoio da Prefeitura, que tornou o evento de 2011 um grande sucesso.

O lançamento oficial do 2º Festival Internacional de Música será realizado no mês de agosto, no Teatro do SESC, em Porto Alegre, e a data será agendada posteriormente, conforme a disponibilidade na agenda do prefeito Fetter.

O chefe do executivo salientou a importância de eventos culturais. “É uma honra termos a cidade de Pelotas escolhida para a primeira edição e uma alegria saber que em 2012 teremos a segunda”, disse.

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) dará todo apoio necessário à realização do evento, que deverá reunir mais de 200 alunos e professores de outras cidades do país e exterior, durante as oficinas. A previsão inicial é de 408 vagas para participação nas oficinas. As ações serão concentradas na área central da cidade, utilizando as dependências do Conservatório de Música, Theatro Guarany, UCPel, SENAC, Colégio São José, entre outros prédios centrais para realização das oficinas e espetáculos.

Fonte: pelotas.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*