O final de semana de sol foi marcado pelo sucesso da 28a Festa do Colono e Festa da Colonização Pomerana, na Santa Auta 5º Distrito de Camaquã. O evento que teve por objetivo homenagear os Colonos do município, e neste ano trouxe como novidade o resgate da cultura pomerana da qual a maioria dos moradores da Santa Auta são descendentes, registrou nos dois dias de festa a presença de mais de 8 mil pessoas. O evento é uma realização da Sociedade Agrícola Feliz de Santa Auta, com o apoio da Prefeitura de Camaquã.
A Festa teve início na manhã de sábado, dia 23 e seguiu até o final da noite de domingo, dia 24 de julho, nas dependências da Sociedade Agrícola Feliz de Santa Auta. O grande público que lotou o parque pôde se divertir com as diversas atrações que marcaram o evento, como apresentações artísticas, os tradicionais concursos de choppscop, chopp em metro, traçador e vaca mecânica, além dos shows com banda Gurias do Tchê e Baila Baila, o desfile típico do colono acompanhado da banda Taifk e a domingueira com música mecânica.
Também foi ponto alto da festa a participação do Projeto da Colonização Pomerana, que levou a história através de panfletos, informativos, apresentações folclóricas, exposição fotográfica, utensílios, vestimentas típicas, bandeira dos colonizadores pomeranos, gastronomia típica para degustação como peito de ganso defumado, bolinhos de batata ralada além de artigos coloniais como pão de milho, cucas, entre outros. Tudo para reviver o passado e frisar a importância da cultura Pomerana no desenvolvimento do município, tanto no setor econômico como cultural. Destaque também para a Sopa no Tacho e as delícias no Café Colonial e o Culto Festivo em Pomerano com abertura do Coral Sociedade Feliz e apresentação do filme “Pomerano a trajetória de um povo”.
Na avaliação da Comissão Organizadora, esta foi uma das melhores festas dos últimos anos, na questão de organização, diversidade de atrações e resgate da história do povo Pomerano. Eles salientam o envolvimento dos funcionários de todas as secretarias que ajudaram na organização como um dos pontos fortes do evento.
Durante a abertura oficial, realizada no domingo à tarde, participaram diversas autoridades e convidados. O vice-prefeito de Camaquã, Nelson Devantier, agradeceu a Deus pelo belíssimo dia e parabenizou a todos os colonos: “A fibra e a coragem desta comunidade é que fazem esse lugar maravilhoso”, comenta.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Camaquã
Fotos: Mayara Farias
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário