A Secretaria de Cultura local (Secult), por meio de sua chefia de Gabinete, anunciou, na tarde de hoje (03), que a Secult será parceira durante a realização do I Encontro sobre Ações de Resgate de Acervos Culturais e a Implantação do Comitê Regional do Escudo Azul, organizado pelos cursos de Museologia e Conservação e Restauro da UFPel. A programação ocorre nesta quinta-feira (04), a partir das 9h, tendo por local o auditório D. Antônio Záttera da UCPel (Félix da Cunha, esquina Três de Maio) e contará com a presença da equipe diretiva da Secult.
O Escudo Azul caracteriza-se por ser uma organização internacional que se ocupa da proteção e conservação de bens culturais e Pelotas sediará seu terceiro Comitê Regional. A ideia da organização de um evento deste porte surgiu da identificação de situações de risco que instituições culturais e seus acervos se encontram em decorrência de desastres naturais. Estas ações em prol do patrimônio exigem planejamento e treinamento específico, pois um resgate descuidado ou errado pode causar um prejuízo ainda maior para um acervo que já se encontra em situação precária.
Dentre as presenças esperadas para a programação estão representantes mundiais do Escudo Azul e da Unesco, bem como a representante do Escudo Azul no Brasil, Gina Machado.
Fonte: pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário