Como já vem ocorrendo, sempre no terceiro domingo do mês de outubro, o dia 16, assinala a realização da XI edição da Parada do Orgulho LGBT, cujo tema deste ano será “Pelotas nos seus 200 anos, as cores e seus amores”.
Segundo o presidente da Associação LGBT Pelotas, José Ricardo dos Santos de Souza, são esperadas mais de 70 mil pessoas na avenida Bento Gonçalves, por ocasião da realização da Parada, que tem por principal objetivo discutir diversidade na busca pelo respeito à dignidade da pessoa humana, bem como discutir todas as formas de amores. A Parada LGBT busca ainda conscientizar a comunidade acerca das formas de discriminação sofridas por homossexuais, como a homofobia, possibilitar a integração entre comunidade e todos os tipos de estereótipos de homossexuais enfatizando as diferenças e desenvolver os valores familiares entre os homossexuais, bem como mostrar para a sociedade que também existem famílias constituídas entre dois homens e/ou duas mulheres.
Desde o dia 10 de outubro, uma série de ações estarão ocorrendo no Município. No dia 10, a programação paralela assinala a realização da Escolha da Corte e o lançamento oficial da XI Parada LGBT, no DC Eventos; nos dias 13 e 14, no auditório do IFSul ocorre seminário aberto à comunidade para abrir espaço ao debate e encaminhamento de políticas públicas para a comunidade LGBT. Na ocasião serão discutidos ainda temas como bullying, evasão escolar e o posicionamento dos educadores frente ao aluno LGBT. No dia 16, a partir das 10h, no Parque D. Antônio Záttera, ocorre a III Feira Cultural da Diversidade Humana com campanha de arrecadação de alimentos, que posteriormente serão doados a entidades de cunho social, como é o caso da Santa Casa de Pelotas, Lar Espírita da Criança D. Conceição, moradores carentes da Ceval e Dunas, Aapecan e outros. A organização do evento informa que na edição do ano passado foram arrecadadas três toneladas de gêneros não-perecíveis e a expectativa para esta edição é de que a arrecadação ultrapasse a marca das cinco mil toneladas.
O titular da Associação LBGT do Município conta ainda que os doadores de alimentos não-perecíveis, ao entregar sua doação, preenchem um cupom que os habilita ao sorteio de diversos prêmios, dentre eles: geladeira, fogão, conjunto estofado para sala, cama box, televisão, microondas, cafeteira, batedeira e outros. A entrega dos prêmios ocorre no dia 17 e pegará o contemplado de surpresa, já que seu nome não será divulgado ao final da Parada.
Durante a realização da Parada, no dia 16, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se fará presente na avenida Bento Gonçalves por meio de sua equipe do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (DST/AIDS), quando estarão distribuindo material informativo e preservativos, além de realizar a testagem de HIV e sífilis.
A Parada LGBT é realizada pela Associação e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Pelotas, sendo parte integrante da programação alusiva aos 200 anos do Município.
Redator: ASCOM
pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário