O grupo “Downdança”, do Projeto Carinho, iniciativa da Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel), promove o espetáculo “Projeto Carinho: Doze anos de oportunidades e realizações”.
Atividades aquáticas, educativas e culturais, para estimular o desenvolvimento e ampliar a socialização de crianças portadoras da Síndrome de Down. Essa é a razão de existência do “Projeto Carinho”, uma ação social gratuita da Esef O projeto atende crianças até 16 anos e tem a ajuda voluntária de alunos da universidade.
Segundo o coordenador do projeto, professor Alexandre Marques, a iniciativa surgiu em 1997, após sua participação em outra ação social com deficientes visuais. “Percebi que poderia ajudar crianças com Síndrome de Down e resolvi elaborar um projeto e apresentar à direção da universidade”, conta. Com o apoio da UFPel foi iniciada a ação. “O objetivo é desenvolver a potencialidade das crianças com atividades e melhorar sua sociabilidade”, afirma.
Talento revelado – Em 1998, o projeto foi além e montou um grupo de dança com crianças, que se revelou ao se apresentar no III Congresso de Síndrome de Down, realizado em Curitiba, em 2000.
O quê: Espetáculo “Projeto Carinho: Doze anos de oportunidades e realizações”.
Quando: Dia 05 de novembro (sábado), às 19h30min
Onde: Theatro Sete de Abril
Ingresos: À venda na Esef (rua Luis de Camões) e na Firenze Informática (galeria Firenze).
Fonte: Universidade Federal de Pelotas
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.