Dia 15 de outubro nasceu o criador do afrobeat. Em 1938, o músico e ativista Fela Kuti, vinha ao mundo predestinado a fazer história através de sua obra artística e política. Depois de seu falecimento, em 02 de agosto de 1997, internacionalmente celebra-se sua memória e a atualidade de seu legado em eventos conhecidos como Fela Day.
A VooDoo, neste ano de 2011, com o intuito de seguir difundindo o tão pouco conhecido ritmo afrobeat e os princípios libertários pregados e vividos por Fela, tem o prazer de organizar o primeiro evento do tipo em Porto Alegre.
Para capitanear esta noite de africanidades, o palco do Opinião recebe – pela primeira vez em Porto Alegre – a Abayomy Afrobeat Orquestra, a primeira banda de afrobeat formada em nosso país, diretamente do Rio de Janeiro. A Abayomy foi criada para fazer o FELA DAY RJ, reúne 13 músicos do cenário nacional e apresenta um repertório onde clássicos do afrobeat misturam-se a composições próprias e onde as raízes da música africana misturam-se às suas derivações latinas nos ramos originalmente brasileiros.
Abayomy – que, em yorubá, significa encontro feliz –, Fela e toda a nova linhagem do afrobeat encontram Tins e Bens e tais. Com pouco mais de um ano de existência, já pisou em palcos respeitados do sudeste e prepara um primeiro disco com composições autorais.
Nos toca-discos, o convidado da vez é um antigo frequentador da casa: Dr. Caiaffo – um dos membros originais da equipe VooDoo – atualmente residente dos projetos Futuráfrica (Santos/SP) e Caixa Preta (São Paulo/SP), volta a Porto Alegre para dividir a noite com o residente Oster. Pesquisador musical e colecionador de discos de vinil, editor do portal Feijão com Farofa e locutor do programa homônimo na minima.fm, ele promete voltar à VooDoo com a mala cheia de novidades e raridades do afrobeat em vinil. E também com toda aquela velha sede de tocar para a pista VooDoo até todo mundo perder as estribeiras.
Para completar o astral da festa, ainda estarão expostas pinturas afro a cargo da maquiadora Bianca Duarte. Residente em Porto Alegre, ela trabalha para editoriais e marcas de moda, já participou de algumas edições do Fashion Rio e SPFW, assim como em projetos de arte como a Exposição “Telas Vivas” do Grafiteiro Fernando “True”, ministra aulas de maquiagem e automaquiagem, e, desta vez, presta contribuição inestimável à africanização da pista VooDoo.
Sobre a banda:
Abayomy é uma palavra de origem Iorubá, que significa “encontro feliz”. De fato, não haveria expressão conseguisse traduzir melhor a essência da Abayomy Afrobeat Orquestra. O grupo foi criado em 2009, no Rio de Janeiro, especialmente para a primeira edição do FELA DAY – evento internacional que celebra o nascimento do Fela Kuti.
Do encontro feliz desses grandes amigos, músicos e admiradores da obra do Fela surgiu necessidade de continuar com o projeto para dar mais visibilidade a esse gênero que está presente no trabalho de diversos artistas brasileiros e ao mesmo tempo ainda é pouco conhecido do grande público.
A Abayomy é formada por 13 músicos que movimentam a cena carioca e abusam de suas referências brasileiras em arranjos vivos, calcados na força do afrobeat. No momento, a Orquestra se prepara para as gravações do seu primeiro disco com lançamento previsto para o segundo semestre de 2010. Traz em suas letras um discurso afinado com o pensamento e as propostas do criador do afrobeat: apontam através da música, as desigualdades sociais e raciais, bem como, dá o devido destaque ao sincretismo religioso brasileiro através das versões para cânticos do Candomblé, Umbanda e da Jurema.
Também não faltam em seu repertório covers de clássicos do afrobeat e versões para composições de artistas como Jorge Ben, Marku Ribas, Tim Maia, Antônio Carlos & Jocafi e outros diretamente inspirados nas raízes rítmicas africanas. Mesmo com pouco tempo de formação, a Abayomy Afrobeat Orquestra, tocou em alguns dos mais importantes palcos do Rio, tais como: Circo Voador, Teatro Odisséia e Oi Futuro. Em diferentes ocasiões dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Orquestra Contemporânea de Olinda, Nina Becker, Marku Ribas e Bnegão. O Show é um verdadeiro passeio por essas sonoridades marcantes. Passeio em que tanto o público quanto os integrantes da Abayomy Afrobeat Orquestra criam, através da música, e com muita brasilidade, um caminho que os conduz diretamente à África.
Serviço:
FELA DAY RS – Noite VooDoo com show da banda Abayomy Afrobeat Orquestra
Discotecagem: J. Oster & Dr. Caiaffo
Data: 21/10, sexta-feira
Horário: a partir das 23h
Local: Bar Opinião, José do Patrocínio nº 834 – Cidade Baixa
Ingressos
1º lote: $25
2º lote: $30
na hora: $35
Pontos de venda (antecipados)
Lancheria do Parque (Osvaldo Aranha, 1086 – Bom Fim)
DonutsShop (Lopo Gonçalves, 108 – Cidade Baixa)
Complex ((Av. Protásio Alves, 3.839 – esq. c/ Rua Gutemberg)
Lojas Trópico (Shoppings Iguatemi, Praia de Belas, Total, Moinhos, BarraShoppingSul, Bourbon Ipiranga, Canoas Shopping e Bourbon São Leopoldo)
Apoio:
BD Divulgação (http://www.bddivulgacao.com.br/)
Catraca Filmes (http://www.catracafilmes.com/)
Cozinha de Afrodite (http://www.cozinhadeafrodite.com/)
DonutsShop (http://www.flickr.com/donutsshop)
Núcleo Urbanóide (http://www.nucleourbanoide.com/)
PressXpress (http://www.pressxpress.com.br/)
Tesch Transportes (http://teschtransportes.com.br/)
Promoção: Ipanema FM
Realização: VooDoo (http://festavoodoo.com/)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário