É de conhecimento que já é passado os tempos de crise do cinema nacional. Atualmente, nossas produções cativam cada vez mais o público e aos poucos estão ganhando mais espaço nas telas. Porém, grande parte das produções brasileiras acabam não chegando ao espectador, já que o nosso cinema carece não mais de produção, mas de distribuição.
As produções selecionadas para festivais nacionais e internacionais e ditas alternativas e que muitas vezes chegam às telas, estão centralizadas nas capitais. Com isso, o público do interior dos estados acaba não tendo oportunidade de assisti-las, ficando à mercê de produções nacionais de grande escala. Com o objetivo de descentralizar a exibição das capitais dessas produções está a Vitrine Filmes, que desenvolve projetos de distribuição de filmes independentes brasileiros em diversas cidades do país e que coloca agora à disposição do Zero 3 Cineclube, seu catálogo diversificado.
Contando com produções como a trilogia Coração no Fogo (um dos filmes já será exibido no próximo dia 29: Desassossego – Filme das Maravilhas), a co-produção uruguaia Além da Estrada e os elogiadíssimos documentários, Pacific, Chantal Akerman, de Cá e Morro do Céu (exibido recentemente no cineclube), a Vitrine e o cineclube pelotense preparam para dezembro exibições especiais na cidade e diversas outras para o próximo ano de atividades do projeto que acontece regularmente aos sábados no auditório do Centro de Artes, sempre com entrada gratuita.
Para saber mais sobre ambos os projetos, é só acessar: http://iad.ufpel.edu.br/cineclube e http://www.vitrinefilmes.com.br .
Texto:Renato Cabral
ZERO3 Cineclube
http://iad.ufpel.edu.br/cineclube
http://twitter.com/zero3cineclube
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário