Equipe de organização liderada pela diretora do Theatro Sete de Abril, Annie Fernandes, e representantes dos grupos Cem Caras, Oficina e Cia Pelotense de Repertório, participantes do 5º Encontro de Teatro de Pelotas, estiveram, na tarde desta quinta-feira (3) visitando as dependências do Casarão 6, local em que será sediado o evento, a fim de definir o espaço das apresentações e tratar de detalhes técnicos.
A 5ª edição do Encontro de Teatro, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), tem por tema “50 anos do Teatro em Pelotas – A trajetória de Valter Sobreiro Jr”, e presta uma homenagem ao encenador que já fez 64 montagens e recebeu 23 prêmios teatrais em festivais de todo o País. O evento será realizado de 24 a 26 de novembro e, todas as noites, terá apresentações do mais novo trabalho de Sobreiro: “Entremez da rainha Dona Maria, a Louca, e seu fiel criado Belisário”. Escrita e dirigida por ele, a peça se encontra em processo de montagem, com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas.
Durante os três dias do Encontro, à tarde, serão feitas homenagens por outros grupos de teatro locais. O Cem Caras e o Oficina, sob a direção de Flávio Dornelles, apresentarão leituras dramáticas encenadas de trechos de Fuenteovejuna e Em nome de Francisco, dois dos espetáculos mais conhecidos do homenageado. A Cia Pelotense apresentará o esquete A Ceia, de Lygia Fagundes Telles, que foi dirigida por Sobreiro duas vezes – a última em 2008, com Joice Lima, Rafael Velasco e João Monteiro. Para o Encontro de Teatro, o elenco será formado por Laerte Pedroso, Joice Lima e Miguel d’Ávila. Tanto Flávio Dornelles quanto Laerte Pedroso e também Joice Lima são “discípulos” de Sobreiro, começaram a fazer teatro sob sua direção, e não querem perder a oportunidade de homenagear o mestre.
A intenção da equipe da Secult é, durante o 5º Encontro de Teatro, ocupar todos os espaços do Casarão 6, cuja reforma completa foi concluída em outubro do ano passado. Além das apresentações teatrais, haverá também exposição fotográfica de imagens dos espetáculos de Sobreiro e exibição de um vídeo com trechos de suas peças mais importantes, sob a curadoria de Barthira Franco, atual diretora do Teatro Escola de Pelotas, também discípula de Sobreiro.
Redator: ASCOM
Fonte: pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário