Inscrições abertas para o 3º Salão de Arte Afrobrasileira do RS


O 3º Salão de Arte Afrobrasileira do RS está em sua terceira edição, é uma promoção da ONG XAMA DE DUAS FACES e conta com o patrocínio para sua realização do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural – FUMPROARTE, e será realizado no Usina do Gasômetro, na Galeria dos Cristais, em Porto Alegre, do dia 22 de Novembro a 26 de Dezembro de 2011. Saiba mais no www.xama.org.br/salaodearteafro.

Inscricão
As inscrições encerram dia 16 de novembro de 2011. É aberta a artistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil há mais de cinco anos.
Inscrição Online http://www.xama.org.br/salaodearteafro/inscricao.

A Cultura Afro na Arte de todas as cores
É inegável a presença constante da cultura, história e tradições africanas nos diversos tipos de manifestações artísticas no Brasil. As cores, os ritmos, os sons e a religiosidade negra, por sua expressividade e proximidade cotidiana, acabam por influenciar de maneira muito significativa, não só o modo de vida dos brasileiros, mas servem como fonte de inspiração e criação para artistas em diversas áreas.

A estética de influência negra celebra e identifica a profundidade de sua presença na cultura brasileira. A arte negra é resgatada no Rio Grande do Sul, acompanhada de um apanhado da Memória Cultural de nosso estado na pesquisa histórica. Conectamos então, educação e cultura, tendo a arte como mediação.

De fato, essa miscigenação criativa, que se intensifica no país há quase 500 anos, e que muitas vezes atua de forma inconsciente, mistura-se com manifestações culturais diversas, sem o devido mapeamento do papel da cultura negra no Brasil.

A linguagem da arte só ganha em caráter universal se conhecemos o contexto histórico e sócio-cultural no qual cada obra de arte foi realizada ou, pelo menos, se estiverem dispostos a esquecer por alguns instantes os critérios herdados por nossos antepassados.

Este resgate inédito pretende fazer um levantamento da influência da cultura afro na produção artística do Brasil, enquanto celebra a diversidade étnica através da arte.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*