A Secretaria de Cultura/Theatro Sete de Abril realiza no período compreendido entre os dias 24 a 26 de novembro a quinta edição do Encontro de Teatro de Pelotas, nesta edição, homenageando Valter Sobreiro Junior por seus 50 anos de atividades na área teatral em Pelotas. O projeto do evento prevê espaço para leituras dramáticas, oficina e encenação de uma peça escrita e dirigida por Sobreiro.
A programação cultural será realizada na Casa nº 6, situada à Praça Coronel Pedro Osório, no centro histórico de Pelotas, fortalecendo o elo entre vários elementos como arte-cultura-história-arquitetura da nossa identidade cultural.
Durante os três dias do Encontro de Teatro, o público poderá conferir a exposição “Reencontros” – com curadoria de Barthira Franco. A exposição tem por tema a vasta e rica obra do consagrado diretor Valter Sobreiro Junior. O espectador conhecerá um pouco mais de espetáculos amplamente premiados como “Maragato” e “Don Leandro”, além de outros tantos desta carreira de 50 anos dedicados ao teatro.
A oficina ofertada nesta edição do Encontro de Teatro será “O jogo da máscara teatral”, com o ator e professor de teatro Rodrigo Scalari. Esta oficina pretende propiciar ao participante um contato com o universo da máscara teatral através das técnicas e estilos presentes no trabalho da Máscara Neutra, Máscara Larvária e Commedia Dell’Arte.
Por meio de exercícios físicos e improvisações serão abordadas na prática, noções de atuação presentes na máscara: frontalidade, ponto fixo, corporeidade da máscara, jogo com o parceiro de cena, entre outras. O território das práticas propostas é fruto de especialização teatral realizada na Ecole Philippe Gaulier em Paris (FR), entre 2010 e 2011, por Rodrigo Scalari. Mais do que um aprofundamento em uma ou outra técnica, ele pretende gerar um contato entre os estudantes e a “magia da máscara” que, ao esconder o rosto, solicita que o estudante lance mão de seu corpo para se expressar e busque agir de formas diferentes daquelas presentes em seu cotidiano ao encarnar e criar os personagens sugeridos por cada diferente máscara proposta. As inscrições para a oficina de máscara teatral são limitadas e devem ser feitas no escritório do Theatro Sete de Abril, a partir do dia 11 de novembro.
Durante o Encontro de Teatro serão feitas leituras dramáticas encenadas de textos originais de Valter Sobreiro, ou por ele montados. A Companhia Pelotense de Repertório fará a encenação do texto “A Ceia”, no dia 24 e a Cia. Cem Caras de Teatro fará a leitura dramática dos textos “FuenteOvejuna”, dia 25 e “Em nome de Francisco” no dia 26.
Nos três dias do evento o público poderá conferir o mais recente trabalho de Valter Sobreiro Junior, feito especialmente para esta ocasião, e que tem como título: “Entremez da Rainha D. Maria I, A Louca, e seu fiel criado Belisário”.
O espetáculo se passa num lixão isolado, à beira de um rio poluído, onde uma mulher vive, em sua loucura, a fantasia de ser a Rainha D. Maria I de Portugal. Um adolescente que ela mantém a seu serviço, chamado Belisário, compartilha a vida bizarra da Rainha, que procura imitar impossivelmente o século XVIII. O mundo real chega até eles através de um bebê abandonado no lixo e logo procurado pela mãe, Catarina, uma jovem prostituta. Das relações conflituosas que se estabelecem entre os três personagens alimenta-se a trama da peça. Texto e músicas originais, cenografia, design de luz e direção de Valter Sobreiro Junior. Figurinos, adereços, maquiagem e caracterizações de Barthira Franco.
Todas as atividades do Encontro de Teatro são gratuitas e acontecerão no Casarão nº 6, na Praça Coronel Pedro Osório. Para assistir a peça “Entremez da Rainha…”, o público deverá retirar senha específica, também no escritório do Theatro, localizado à rua XV de Novembro, 560. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 53.3225.5777 ou e-mail theatro.setedeabril@gmail.com.
24/11 – Quinta-feira
14h – 18h Oficina Máscara Teatral
18h30 – Encenação “A Ceia” Cia. Pelotense de Repertório
19h30– Coquetel. Abertura exposição “Reencontros”.
20h30 – Espetáculo: Entremez da rainha D. Maria I, A Louca, e seu fiel criado Belisário
25/11 – Sexta-feira
14h – 18h Oficina Máscara Teatral
18h30h – Leitura dramática “FuenteOvejuna” Cia Cem Caras
20h30 – Espetáculo: Entremez da rainha D. Maria I, A Louca, e seu fiel criado Belisário
26/11 – Sábado
18h30h – Leitura dramática “Em nome de Francisco” Cia Cem Caras
20h30 – Espetáculo: Entremez da rainha D. Maria I, A Louca, e seu fiel criado Belisário
Redator: Sandra Lima
Fonte: pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário