“Essa é a nossa história! Isso faz parte das nossas vidas!”
Frases como essas são comuns entre os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Alfredo Simon, localizado nas Três Vendas.
Desde o início do ano letivo, diversos projetos permeiam as atividades escolares destes alunos. Um deles é o Projeto História da Minha Vida que, além de diversas outras atividades, foi finalizado com a gravação de um CD de músicas genuinamente pelotenses, sendo uma faixa produzida pela turma. A gravação aconteceu na semana passada nas dependências da Instituição.
O trabalho começou com pequenas pesquisas familiares, investigações, oficinas, palestras e debates onde o objetivo era contar a história da cidade a partir do eixo familiar.
A primeira pesquisa foi sobre brincadeiras, brinquedos e cantigas de roda que fizeram parte das vidas dos avós dos alunos.
Em seguida, passou-se para a história de vida dos pais, que tiveram a oportunidade de visitar a sala de aula para contar sobre sua trajetória de vida e falar de sua profissão.
Depois foi a vez de uma pequena biografia e, paralelo a isso tudo, as crianças tiveram oficinas de música com a acadêmica do Curso de Bacharelado em Violão pela UFPEL – Parla Macedo e com a cantora e compositora Janete Flores, onde foram trabalhados estilos e ritmos que fazem parte da nossa cultura.
Junto a este aparato de vivências e informações, veio a pesquisa musical, onde cada aluno, com o auxílio de suas famílias, trouxe uma música pelotense, ou seja, que aborde Pelotas ou que tenha sido composta por artistas que fazem sua arte na cidade.
Permeando todas estas atividades, construiu-se a “História das Nossas Vidas” passando de um contexto micro a outro macro, e nele é ´possível que todos encontrem-se e façam parte da construção e preservação da história e cultura local.
Como culminância do projeto, alunos e professores compuseram “Linda Princesa” que também fará parte do CD. A canção foi produzida coletivamente pela turma e musicada pelo professor de português e literatura Thiago Schmidt e pela professora titular da turma Maisa Adriane Leal.
O lançamento será no dia 08 de Dezembro no Concerto de Natal da Escola.
Para Maisa “A memória histórica e social de um povo deve primeiramente ser contada e construída pelo seu povo, pois só assim este povo terá identidade.”
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário