Pianista, atualmente morando no Canadá, está em turnê pelo Brasil. Recital mescla obras consagradas e obras recentes de compositores italianos e brasileiros
A pianista brasileira Luciane Cardassi volta a Pelotas para o recital O Piano do Desassossego. A última vez que se apresentou em Pelotas foi em 1997. Luciane mora no Canadá desde 2008 e está fazendo uma turnê pelo Brasil (Curitiba, Porto Alegre, Pelotas, São Paulo e Belo Horizonte). Em Pelotas, o recital acontecerá dia 17 de novembro às 19h30min no Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel. Entrada franca. O Piano do Desassossego mostra a versatilidade da pianista ao executar peças de três compositores italianos reconhecidos internacionalmente (Luciano Berio, Luigi Nono e Salvatore Sciarrino), peças recentes de compositores brasileiros (Felipe de Almeida Ribeiro e Rafael de Oliveira), e uma peça de Armando Albuquerque, patriarca da música portoalegrense.
O recital é uma oportunidade imperdível para os entusiastas da música contemporânea, pois as obras dos mestres italianos são raramente executadas ao vivo. O programa também oferece uma diversidade de meios: peças para piano solo, uma peça para piano e recitação, em que a pianista se encarrega das duas tarefas, e peças para piano e sons eletroacústicos, que contarão com a participação do compositor Dr. Rogério Constante (Prof. da UFPel), que fará a difusão sonora.
3º CONCERTO DA SÉRIE INTÉRPRETES EM FOCO
Recital Multimídia “O Piano do Desassossego”
17/11/11 (quinta-feira) às 19h30min
Auditorium Milton de Lemos
(R. Félix da Cunha 651, esq. R. Sete de Setembro – Pelotas)
LUCIANE CARDASSI (piano e voz)
ROGÉRIO CONSTANTE (difusão de sons eletroacústicos)
As peças dos compositores brasileiros Felipe de Almeida Ribeiro e Rafael de Oliveira foram especialmente encomendadas por Luciane Cardassi para o projeto multimídia Going North, que tem obras de compositores canadenses e brasileiros. O projeto já conta com 15 obras, recebeu o apoio financeiro do Conselho de Artes do Canadá, e vem sendo apresentado em diversos concertos no Canadá, Brasil e Inglaterra. Going North enfoca a trajetória da pianista, do Brasil ao Canadá, através do qual Luciane busca expandir suas colaborações com compositores dos dois países.
É importante ressaltar a peça que vai encerrar o recital, Construção II, do compositor portoalegrense Rafael de Oliveira. A obra, para piano e sons eletroacústicos, foi criada com base na paisagem sonora presente no interior de um edifício em construção, localizado em Vila Nova de Gaia, em Portugal. Rafael de Oliveira atualmente realiza estudos de Doutorado em Composição em Portugal. Já a peça do compositor curitibano Felipe de Almeida Ribeiro – desassossego latente – é uma obra em que a voz da pianista faz parte do material sonoro. O texto usado não segue uma narrativa tradicional: uma influência do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa.
Luciane é Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998): foi aluna de Celso Loureiro Chaves, Antonio Carlos Borges Cunha e Ney Fialkow – e Doutora em Performance da Música Contemporânea pela Universidade da California, San Diego (2004). Em 1998 Luciane lançou seu primeiro CD – Prelúdios em Porto Alegre, com peças de 8 compositores de Porto Alegre: Armando Albuquerque, Bruno Kiefer, Antonio Carlos Borges Cunha, Celso Loureiro Chaves, Flavio Oliveira, Fernando Mattos, Lourdes Saraiva e James Correa. O CD foi financiado pelo FUMPROARTE e recebeu o prêmio Açorianos de Melhor CD de Música Erudita.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário