Idosos de Pelotas participam da 8ª Convenção Estadual dos Clubes Sesc Maturidade Ativa em Torres


O tema deste ano é “Maturidade Ativa – Pensando em Sustentabilidade”.

A promoção de ações em prol de um envelhecimento mais saudável é o principal objetivo do Sesc/RS para realizar mais uma edição da Convenção Estadual dos Clubes Maturidade Ativa, entre os dias 21 e 24 de novembro, em Torres. Durante os quatro dias, esta 8ª edição do encontro vai reunir mais de 1,7 mil idosos representantes dos 45 grupos existentes no Estado – dentre os quais, o Clube Sesc Maturidade Ativa Pelotas, em uma programação que visa à integração, troca de experiências e, sobretudo, a valorização do envelhecimento humano. O tema deste ano é “Maturidade Ativa – Pensando em Sustentabilidade”.

A abertura acontece na segunda-feira (21/11), a partir das 21h, no Ginásio de Esportes da Ulbra Torres, com a entrega do Prêmio Excelência Clube Sesc Maturidade Ativa, que visa a estimular, valorizar e reconhecer os clubes pelo desempenho dos objetivos do Programa Maturidade Ativa no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, nos eixos: Ação Social, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer. Após a solenidade de abertura da Convenção, os “Demônios da Garoa” sobem ao palco para animar o público com sucessos como: Saudosa Maloca, Trem das Onze, Iracema e Malvina, entre outros.

De 22 a 24, a programação destaca o Festival Cultural com apresentações de peças teatrais, de dança e canto. Além disso, durante todo o período, os idosos vão participar de palestras e oficinas de dança, dança circular, liderança, hidroginástica, caminhada na praia, cidadania, trabalhos manuais, pintura em cerâmica e MDF, culinária, surf, dança do ventre, fotografia e fitness da memória.

As atividades com a terceira idade começaram no Sesc em 1964, quando o primeiro grupo foi implantado no Brasil. Em São Paulo, um grupo de aposentados do comércio passou a se reunir no Sesc para desenvolverem atividades físicas e recreativas. Hoje os grupos já constituem um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual.

Sobre o Sesc – No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Outras informações pelo site www.sesc-rs.com.br.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*