Aditivo de Contrato prorroga obras de Mercado Central


Um Termo Aditivo ao contrato firmado entre a Prefeitura, por meio da Secult, e a empresa Marsou Engenharia, prorroga para o mês de abril de 2012 o final das obras de requalificação do Mercado Central. A informação foi repassada na tarde desta terça-feira (29) pelo coordenador da Unidade Executora de Projetos (UEP) do Monumenta, Ricardo Silveira. Segundo ele a necessidade de se formatar um Termo Aditivo surgiu em função do tempo em que as obras estiveram paralisadas e cuja causa principal foi a interrupção do repasse de recursos oriundos do governo federal, via Ministério da Cultura. “Com a paralisação da obra ficou inviável para a empresa executora cumprir os prazos anteriormente acordados”, explica Silveira.

Ele conta ainda que, com relação a esta etapa da requalificação, estão sendo refeitas as lajes e os rebocos dos quatro torreões do prédio, muito danificadas pela ação do tempo. A parte interna da edificação está sendo pintada e logo após, será colocado o piso de ladrilhos hidráulicos. “Tomamos o cuidado de programar a execução de maneira que a pintura ocorresse antes da colocação do piso para não corrermos o risco de termos os pisos manchados de tinta”, explica ele. Com relação às lojas externas, estas já estão recebendo novo reboco, piso e pintura.

Findo este processo terá início a etapa da reforma da área onde hoje se localizam as peixarias. Para tanto, está em processo licitatório, por parte da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), da cobertura que protegerá as bancas. Estas deverão funcionar, no período de reforma, no local que hoje abriga o estacionamento do Mercado, pela Rua Tiradentes. A última fase da obra se constitui na instalação da rede elétrica e lógica. O restauro do Mercado Central é parte integrante do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura.

Theatro Sete de Abril
Está em Pelotas nesta terça-feira (29) a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Cândice Ballester, que se dirigiu ao Município com o objetivo de dirimir dúvidas pontuais no que diz respeito ao projeto de restauro do Theatro Sete de Abril. Desde o início da manhã a arquiteta está reunida com o coordenador do projeto de restauro, Fábio Caetano, para obter informações adicionais sobre o projeto de requalificação que já começou a ser analisado pelo Iphan, e conhecer “in loco” a estrutura do prédio.

Redator: Sandra Lima
Fotógrafo: Rafa Marin

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*