Recital de violão com Cristiano Araldi no Centro de Artes da UFPel


O Centro de Artes (antigo Instituto de Artes e Design) da UFPel convida para o Recital de Violão, com o violonista com Cristiano Araldi, no dia 01 de dezembro.

No programa constam obras de Giuliani, Narváez, Mudarra, Villa-Lobos, Britten, Joaquín Rodrigo e Roland Dyens.

Natural de Bento Gonçalves-RS, Cristiano Araldi estudou Harmonia e Violão Erudito na escola Teclas e Corda Caxias do Sul-RS em 2005. Ingressou em 2007 no Bacharelado em Violão da Universidade Federal de Santa Maria-RS, onde estudou com Marcos Kröning Correa e atualmente cursa o último semestre sob a orientação do professor Krishna Salinas.

Em 2010 ganhou uma bolsa de intercâmbio de um semestre para estudar na Universidad Nacional Del Litoral sob a orientação de Nestor Ausqui.

É professor do curso de extensão em Música da UFSM e foi monitor da disciplina de teoria e percepção musical no ano de 2009 sob orientação do professor Dr. Alexandre Eisenberg.

Participou de festivais como Vale Vêneto (2009, com Henrique Pinto e 2011 com Edelton Gloeden), Femusc (2010, com Mario Ulloa e Eduardo Isaac), Primer Festival Santa Fe de La guitarra (2010, com Eduardo Fernandez, Eduardo Isaac e Alvaro Pierri), Simposio guitarristico Del Litoral (2010, com Eduardo Isaac, Luiz Medina, Pablo Ascua e Silvina López) e X Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros (2011, com Rafael Aguirre, Alesio Nebiolo, Paulo Inda, entre outros).

Como concertista realizou concertos solo e de música de câmara em teatros como o Caixa Preta, teatro da Associação Italiana de Santa Maria e sala de exposições Claudio Carriconde, Atualmente integra o Duo Araldi-Bottega, com o flautista Tiago Bottega, tendo realizado em maio de 2010, no Teatro da Casa das Artes (Bento Gonçalves), o espetáculo “Tangos para Violão e Flauta”, com obras de Astor Piazzolla e Maximo Diego Pujol. Em maio de 2011 apresentou no SESC de Bento Gonçalves e no Cine (Carlos Barbosa-RS), um espetáculo de Música Latino-Americana pra violão com obras de Villa Lobos, Agustín Barrios, Leo Brouwer e Marlos Nobre.

Em sua passagem pela Argentina, na segunda metade de 2010, Cristiano integrou o duo Zarza-Araldi, com o violonista Lucas Zarza, o qual apresentou-se no teatro El Retablo, no Centro Cultural de La Ciudad de Santa Fé, no Auditório do Instituto Superior de Música da UNL, no Museu de Bellas Artes (cidade de Paraná, Capital da Província de Entre Rios), e na província de Córdoba, nas Igrejas Matrizes das cidades de Cosquín e La Falda.

O recital é às 20h, no auditório do Centro de Artes, com entrada franca, e conta com a coordenação dos professores Guilherme Tavares (UFPel) e Maurício Mendonça (UFSM).

Texto: Ana Lucia Azambuja – @anazambs
Bacharel em Piano/UFPel; Acadêmica do Curso de Música – Licenciatura/UFPel


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*