Completando a exibição de 40 obras cinematográficas, o Ciclo “A Filosofia e o Cinema Religioso” chega ao seu final na próxima sexta-feira (dia 16 de dezembro), com a apresentação do documentário “Baraka”, de Ron Fricke. Cineasta norte-americano, Fricke é autor de documentários pouco conhecidos no Brasil e diretor de Fotografia do clássico “Koyaanisqatsi” (1982). O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é FRANCA. Após a exibição do documentário, haverá um Coquetel de confraternização.
A programação completa do CICLO está disponível na página da UFPel:
http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/03/24/programacao-do-ciclo-a-filosofia-e-o-cinema-religioso/
Sinopse: 16/12 – Baraka
Baraka, 1992, EUA. Direção: Ron Fricke. Os fenômenos naturais, os rituais religiosos, as sociedades, a passagem do tempo, a busca espiritual. Documentário filmado ao longo de 11 anos em 24 países, cujo nome remete a uma antiga palavra Sufi, que pode significar “benção”, “respirar” ou “essência da vida”. Jornada cinematográfica em imagens, sons e música sobre a relação do homem com o sagrado, o cosmos e a eternidade. 96min.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.